Materiais ricos
Início » Blog » Vendas » 5 dicas sobre como vender mais em loja de roupa

5 dicas sobre como vender mais em loja de roupa

Vender é o maior objetivo de todas as lojas, por isso, separamos 5 principais dicas para fazer a sua loja de roupas vender ainda mais. Confira!

Por GestãoClick
Atualizado em
5 dicas sobre como vender mais em loja de roupa

Vender um maior número de itens é o objetivo primordial de qualquer tipo de negócio, inclusive, de estabelecimentos comerciais. Afinal, saber como vender mais em loja de roupa é a principal fonte de recursos para que a empresa continue funcionando e se expandir. 

Então se você está pensando em como vender mais em loja de roupa ou quer aumentar a sua conversão de vendas, confira neste artigo as 5 dicas para sua loja de roupas:

  1. Aposte nas campanhas de fidelidade;
  2. Invista no marketing digital;
  3. Mantenha a sua equipe sempre bem treinada;
  4. Ofereça descontos e promoções;
  5. Tenha os recursos tecnológicos necessários.

1 – Aposte nas campanhas de fidelidade

Uma das dicas para saber como vender mais em loja de roupa é criar campanhas de fidelidade, este tipo de ação é bastante eficiente. Ou seja, depois que um cliente já comprou na sua loja, as chances dele voltar a comprar são maiores. Claro, desde que tenha gostado do produto, do atendimento e da experiência de compra como um todo.

A questão é que atrair um cliente para a sua loja a primeira vez é uma tarefa mais difícil, por isso, é importante fazer com que os já clientes se tornem fiéis a sua marca e as campanhas de fidelização possuem essa objetivo. Uma forma simples de fazer isso acontecer é com os cupons de desconto após a sua primeira compra.

Assim, quando comprarem da próxima vez terão um desconto. Existem muitos outros exemplo, como enviar e-mail para os clientes em datas comemorativas. Essa ação faz com que ele se sinta lembrado e valorizado e, mais importante, voltando a sua loja quando precisar.

2 – Invista no marketing digital

Mesmo as lojas que são apenas físicas podem e devem fazer uso de todos os benefícios do marketing digital. Não é preciso saber como vender mais em loja de roupa pela internet, embora essa seja uma estratégia cada vez mais adotada pelas empresas, mas se essa não é a sua ideia, por enquanto, pode somente ter um site que divulgue os seus produtos.

Hoje em dia, mesmo quem compra em lojas físicas costuma pesquisar produtos e preços pela internet. Então, nada melhor do que a sua marca aparecer no resultado de busca do Google, por exemplo. Assim, você tem um consumidor em potencial para se tornar o seu mais novo cliente. Mas o marketing digital oferece muito mais possibilidades, como as redes sociais.

Elas também são bastante usadas na hora de pesquisar por produtos e serviços. E para marcar presença nelas, a dica é fazer um perfil ou mesmo criar uma fanpage, nas principais redes sociais. Você pode pesquisar junto aos seus clientes para saber quais são as redes sociais preferidas por eles e, assim, focar os esforços em apenas duas delas.

Além de divulgar as suas roupas, nas redes sociais é possível ainda interagir com os consumidores em potencial das suas mercadorias. Faça uma comunicação criativa, sorteie prêmios e entregue brindes para chamar a atenção do seu público alvo. Assim, outras ações de marketing digital é o envio de e-mail marketing e newsletter, entre outras.

Para isso, uma boa dica é ter os cadastros de seus clientes com email e telefone sempre atualizados e você pode fazer isso, inclusive, através de simples planilhas.

3 – Mantenha a sua equipe sempre bem treinada

Um atendimento de qualidade é um dos principais aspectos sobre como vender mais em loja de roupa, afinal, se o seu cliente não gostou do atendimento é bem provável que ele não volte não próxima compra. E muitas vezes esse atendimento precário pode ser apenas por falta de um treinamento adequado.

Os vendedores da sua loja de roupas devem dominar todas as informações referentes aos produtos da loja e sobre a loja em si. Também é necessário que eles se mostrem solícitos durante o atendimento, ao ajudar o cliente a encontrar o que deseja.

Nem sempre é fácil lidar com o público, mas é preciso motivar os seus funcionários a oferecer o melhor atendimento possível.

4 – Ofereça descontos e promoções na sua loja de roupas

Outra dica de como vender mais em loja de roupa é desenvolvendo campanhas de descontos e de promoções. Essas duas palavrinhas, descontos e promoções, são mágicas na hora das vendas, uma vez que chama a atenção dos consumidores que, muitas vezes, acabam comprando roupas mesmo quando não precisam, só porque o preço está bom.

Com isso, existem épocas em que as promoções são bem tradicionais no segmento de vestuário, como a chegada do verão, quando você pode vender por preços mais baixos as roupas de inverno e vice-versa.

Essa ação permite ainda que você elimine do estoque os artigos que só vão ocupar espaço nos próximos meses se não forem vendidos.

Os descontos podem ainda aparecerem nas semanas que antecedem as datas especiais. No entanto, já que nessa época os presentes são comprados de qualquer forma, você pode aproveitar para colocar em promoção as peças de roupas que estão paradas no estoque.

5 – Tenha os recursos tecnológicos necessários

Mesmo com uma equipe qualificada de vendas e para gerenciar o seu negócio, é de extrema importância contar com os recursos tecnológicos. As ferramentas de controle de estoque são um dos exemplos, afinal, para fazer promoções e descontos, é necessário que você saiba quais são os produtos com mais saída do seu estoque e quais estão parados.

Esse conhecimento ajuda na administração da sua empresa como um todo também, evitando prejuízos com a aquisição de roupas que não tem saída e evitando até mesmo a perda de vendas por falta de produtos em estoque.

Os recursos tecnológicos ajudam ainda a cadastrar os seus clientes, o que é essencial para as campanhas de fidelização e também para definir quanto dinheiro pode ser investido no marketing digital. Um sistema de gestão empresarial, portanto, pode ser a ferramenta mais útil para o seu negócio. Então qual o melhor sistema para loja de roupas? 

Assim como as funções citadas, o sistema adequado ajuda a administrar o setor financeiro da sua empresa. O GestãoClick é um programa para loja de roupas que oferece todas essas funções e muitas outras, inclusive, destinadas a lojas que possuem um grande fluxo de vendas diárias.

Dica extra!

Para a sua loja de roupas vender mais, é preciso ter a consciência de que ela é constituída por pessoas. Isso significa que a sua equipe de vendas possui desejos, necessidades e obrigações a serem cumpridas.

Identificar esses elementos é essencial se você quiser que eles sejam profissionais de sucesso e que, por consequência, sejam mais eficientes no atendimento aos clientes e na realização das tarefas diárias. Tenha em mente que eles podem se sentir motivados ou desmotivados, dependendo da presença de fatores motivacionais e desmotivacionais no ambiente.

Por isso, investigue! Colete opiniões e descubra se os seus vendedores não estão passando por algum desafio pessoal. Afinal, qualquer sinal negativo, como baixa na produtividade, pode representar um problema para o seu negócio.

Para sua loja de roupas vender mais:

• Conduza pesquisas e colete opiniões dos seus vendedores (anonimamente, se necessário);

• Examine-as minuciosamente;

• Verifique os motivos de reclamações;

• Descubra a possibilidade de sanar as fontes de reclamações/fatores desmotivacionais, e em quanto tempo essas soluções poderão ser aplicadas;

• Crie planos de ação em conjunto com a sua equipe;

• Trabalhe em cima das ações constantemente, visando prolongar a efetividade das mesmas.

Então, converse com seus colaboradores, reduza os fatores desmotivacionais, mantenha os elementos que motivam seus funcionários e obtenha o sucesso!

Essa última foi uma dica do Grupo DPG! 😉

Avatar

gestao.click

2 Comentários
  1. Gostei bastante das explicações

    • Oi, Salete. Tudo bem?

      Ficamos muito felizes com o seu feedback. Que bom que nosso conteúdo ajudou você a esclarecer dúvidas.

      Conta com a gente e fique de olho nos posts do Blog da GestãoClick! 🤝
      Um abraço!

Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo