Gere ordem de serviço

A Ordem de Serviço (OS), trata-se de um registro que a empresa prestadora de serviços utiliza em um trabalho a ser realizado para o cliente. Com o sistema de ordens de serviços online é possível controlá-las através das situações, datas, clientes, prazo de entrega e etc. As situações podem ser administradas através de nomes, cores e ações, como também é possível controlar o estoque de equipamentos e realizar o lançamento automático das movimentações financeiras.
Confira o passo a passo a seguir.

Acesse Menu Principal > Ordem de serviço > Gerenciar OS.

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Em seguida, acesse Adicionar OS.

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O próximo passo é preencher os dados para formular a ordem de serviço. 

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Módulo Dados gerais

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Cliente: Selecione o cliente para qual a venda será realizada, conforme a sua lista de clientes cadastrados no sistema
Entrada: Data e horário do início da Ordem de Serviço. Obs.: A data pode ser retroativa.
Saída: Data e horário da finalização da Ordem de Serviço.
Situação: O sistema possui quatro opções pré-cadastradas: Em aberto, Em andamento, Concretizada e Cancelada. É possível alterar e excluir as situações cadastradas, bem como criar novas.
Canal de Venda: O canal que a ordem de serviço foi realizada se, presencial, pela internet ou por telefone por exemplo. O sistema oferece a opção de alterar, excluir e criar novos canais de venda.
Centro de Custo: Centros de custo são unidades dentro de uma organização, podem ser projetos ou departamentos de uma empresa. É uma maneira eficiente de agrupar despesas e receitas, para uma melhor análise de partes do negócio. Exemplo: Administração, Operacional, Logística, Frota etc.

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Responsáveis: Informe o responsável pela realização da ordem de serviço (vendedor) e informe o técnico responsável pelo serviço, conforme seu cadastro de funcionários e usuários. Veja como cadastrar funcionários ou Veja como cadastrar usuários.

Módulo Equipamentos

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Neste módulo você informa o equipamento que será objeto do serviço e suas respectivas características: Marca, modelo e série. Também é possível informar todos os dados complementares sobre o equipamento, como por exemplo Defeitos e Solução.
Para adicionar mais equipamentos clique em Adicionar outro equipamento.

Módulo Produtos/Peças

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Produto: Neste campo você informa os produtos da ordem de serviço, conforme a lista de produtos cadastrados no sistema. Para incluir um produto clique em Adicionar produto.

Módulo Serviços/Mão de obra

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Neste módulo você informa os serviços que serão prestados, conforme a lista de serviços já cadastrados no sistema. Para incluir um serviço clique em Adicionar serviço.

Módulo Total

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Mão de obra: O sistema calcula automaticamente os valores dos serviços incluídos na ordem de serviço e exibe o valor total.
Peças: O sistema calcula automaticamente os valores das peças incluídas na ordem de serviço e informa o total.
Frete: Informe o valor do frete.
Desconto: Informe o valor de desconto na ordem de serviço.
Valor total: O sistema calcula automaticamente os valores informados e exibe o total da ordem de serviço.

Módulo Pagamento

À vista

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Quando você seleciona pagamento à vista o sistema exibe os seguintes campos para preenchimento: 

Vencimento: A data do vencimento do pagamento.
Valor da parcela: O valor a ser pago pelo cliente.
Forma de pagamento: A forma de pagamento da venda, conforme a lista cadastrada no sistema. 
Plano de contas: Qual plano de contas o pagamento será adicionado, conforme sua lista de plano de contas. 

Parcelado

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Quando você seleciona pagamento parcelado o sistema exibe os seguintes campos para preenchimento:
 
Forma de pagamento: Qual a forma de pagamento da venda, conforme a lista cadastrada no sistema. 
Intervalo parcelas (dias): O intervalo entre as parcelas em dias. Por exemplo você informa 15, desta forma serão geradas parcelas de 15 em 15 dias.
Qnt. parcelas: A quantidade de parcelas.
Data 1ª parcela: A data da primeira parcela, a partir dessa data o sistema gera todas as outras parcelas.
Informe a data e clique em Gerar

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Módulo Observações

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Observações: Neste campo as informações adicionadas serão exibidas na impressão do pedido.
Observações internas: Neste campo as informações serão para uso interno, portanto não serão impressas no pedido.

Após preenchimento dos campos solicitados pelo sistema e feito a verificação dos dados informados, clique em Cadastrar.

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O sistema exibe uma notificação.

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Pronto! Cadastro de ordem de serviço realizado com sucesso.

Veja também:
Vídeo tutorial: Como gerar ordem de serviço?