Cadastro de formas de pagamento

As formas de pagamento serão utilizadas em vários módulos do nosso sistema, como vendas, contas a pagar, contas a receber entre outros, você pode editá-las, excluí-las ou adicionar uma nova. Por exemplo, na venda de um produto o sistema solicita que uma forma de pagamento seja selecionada (boleto bancário, cartão de crédito, dinheiro à vista e etc...).

Acesse Menu Principal> Financeiro> Opções financeiras> Formas de pagamento:

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O sistema exibirá a tela "Listar formas de pagamento" com a lista de todas as formas de pagamento já cadastradas, você pode visualizar, alterar ou excluir.
Clique em Adicionar forma de pagamento:

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Na tela "Adicionar forma de pagamento" preencha os campos conforme sua demanda:

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Nome: Neste campo você define um nome para a forma de pagamento. Ex.: Boleto, dinheiro, cartão etc...
Conta bancária: Este campo define a qual conta bancária o lançamento da forma de pagamento deve ser vinculado. Clique para ver o tutorial de cadastro de conta bancária.
Disponível em: Indica se esta forma de pagamento estará disponível em Contas a receber, Contas a pagar ou em ambas.
Confirmação automática: Neste campo você indica se o pagamento deve ser confirmado automaticamente no financeiro quando lançado através de compra, venda, devolução e etc...
Nº máximo de parcelas: Neste campo você determina o número máximo de parcelas para esse meio de pagamento.
Intervalo parcelas (dias): Neste campo você informa o intervalo entre parcelas lançado nesta forma de pagamento. Obs.: Se o intervalo for igual a 30 dias o sistema considerará 1 mês.
1ª parcela (dias): Este campo indica o início em dias do parcelamento. Obs.: Se o intervalo for igual a 30 dias o sistema considerará 1 mês.
Disponível no PDV: Neste campo você determina se a forma de pagamento ficará disponível nas vendas realizadas no balcão.
Modalidade: Neste campo você determina a Modalidade que a forma de pagamento representa.
Taxa do banco (R$): Neste campo você informa a taxa cobrada da empresa pelo banco (ex.: taxa boleto emitido). Obs.: Este valor será lançado somente em recebimentos.
Taxa da operadora (%): Neste campo você informa a porcentagem cobrada da empresa normalmente pela operadora de cartão de crédito/débito. Obs.: Este percentual será lançado somente em recebimentos.
Juros de multa (%): Neste campo você informa a multa de valor único cobrado; deve ser aplicado sobre o valor da parcela, uma única vez.
Juros de mora (%): Neste campo você informa a multa em juros ao dia cobrado pelo atraso do pagamento da parcela.
Gerar boleto: Este campo determina se a forma de pagamento irá gerar boletos bancários. Se Sim o sistema exibirá um campo novo: "Instituição Financeira", para que você escolha o vinculo com a instituição financeira que vai gerar o boleto, observe a imagem abaixo:

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Conforme o banco selecionado o sistema exibirá novos campos para preenchimento com dados fornecidos pelo banco.
Se Não basta verificar os dados fornecidos no cadastro e clicar em Cadastrar:

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O sistema exibirá a mensagem: "Forma de pagamento cadastrada com sucesso".
Veja na imagem abaixo:

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Pronto! Forma de pagamento cadastrada.

Agora você pode gerenciar suas formas de pagamento, o sistema permite que você altere ou exclua uma forma de pagamento cadastrada selecionando uma das opções na coluna "Ações":

Para Editar:
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Para Excluir:
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OBS.: As Formas de Pagamento são vinculadas as Contas Bancárias, assim quando você utilizar uma determinada forma de pagamento para uma venda ou um pagamento, o
sistema irá entender que a forma de pagamento e o valor da transação pertencem a uma determinada conta bancária. Clique aqui e veja o tutorial de cadastro de conta bancária.


Veja também:

Vídeo tutorial: como configurar formas de pagamento?