Emitir nota fiscal eletrônica a partir de uma venda de produto

A nota fiscal eletrônica (NF-e) é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o objetivo de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes. Visando praticidade e agilidade, o sistema oferece a opção de emitir nota fiscal eletrônica a partir de uma venda de produtos concretizada. Acompanhe o passo a passo:

Obs.: Se ainda não possui vendas cadastradas, acesse esse link para ver o tutorial para gerar venda de produtos.

Antes de seguirmos para emissão de nota, verifique se os dados da empresa estão atualizados, acesse Menu Principal> Configurações> Dados da Empresa:

379.jpg

Na tela "Dados Gerais" verifique se todos os dados da empresa estão devidamente preenchidos, as informações são de extrema importância para emissão da nota fiscal. Após verificar todas as informações e preencher os dados conforme a demanda da sua empresa, clique em Atualizar para salvar alterações.

Também é necessário vincular o seu Certificado Digital ao sistema, o certificado é imprescindível para emissão de notas eletrônicas. O certificado digital funciona como uma assinatura eletrônica da sua empresa, é indispensável para emissão de notas fiscais eletrônicas, ele garante proteção para os dados da sua empresa e transações eletrônicas. Nosso sistema aceita os certificados A1A3. Caso você ainda não possua o certificado digital, você pode adquirir no site dos Correios, Serasa, Caixa Econômica Federal entre outros.

Para realizar a vinculação do certificado digital ao sistema, acesse Menu Principal> Notas Fiscais> Opções auxiliares> Certificado Digital:

certificado.jpg

Nos links abaixo veja os tutoriais com o passo a passo para vinculação dos certificados:

Acesse este link para ver o tutorial de vinculação do Certificado A1
Acesse este link para ver o tutorial de vinculação do Certificado A3

Agora sim, vamos para emissão da nota fiscal a partir de uma venda.
Acesse Menu Principal> Vendas> Produtos:

189.jpg

O sistema exibirá a tela "Listar vendas de produtos" com todas as suas vendas já cadastradas. 
Obs.: Para que seja possível emitir a NF-e, a venda precisa estar com a situação Concretizada.
Localize a venda para qual você deseja emitir NF-e, você pode usar o botão de Busca avançada, observe na imagem abaixo:

200.jpg

Após localizar a venda, observe que ao final de cada uma existe a coluna Ações, o sistema oferece algumas opções, clique no botão Mais Ações (200.jpg) e uma lista de funções será exibida. Observe a imagem abaixo:

201.jpg

Clique na opção Emitir NF-e e o sistema irá redirecioná-lo para a tela "Adicionar nota fiscal".
Nesta tela a maioria dos campos já estarão preenchidos, conforme dados informados na venda e nas tributações dos produtos. Clique aqui para ver o passo a passo de cadastrar tributações em massa. 

Após Verificar as informações, clique em Cadastrar. Observe a imagem abaixo:

202.jpg

Algumas observações sobre os campos da nota:

Natureza de Operação:
Este campo está vinculado ao CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações, das entradas e saídas de mercadorias, intermunicipal e interestadual.), o sistema vai listar todos cadastrados no sistema. Clique aqui e veja como cadastrar um CFOP.

O sistema vai exibir a tela "Listar NF-e" e a mensagem:"Nota fiscal cadastrada com sucesso!". Observe a imagem abaixo:

203.jpg

A nota será exibida com a situação Em aberto, para completar a emissão da nota é necessário enviá-la para Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda).
Clique no botão Mais Ações (200.jpg) e selecione Emitir NF-e. Observe a imagem abaixo:

204.jpg

O sistema abrirá uma nova caixa de diálogo com a mensagem: "Deseja realmente enviar esta NF-e?". Clique em Sim:

 205.jpg

O sistema exibirá a mensagem "Nota fiscal emitida com sucesso.", e a situação da nota será alterada de Em aberto para Aprovada. Veja na imagem abaixo:

206.jpg

Obs.: Quando uma nota é emitida e Aprovada, não é mais possível alterá-la ou excluí-la, essas opções serão bloqueadas.

Pronto! Nota fiscal emitida.

Também é possível emitir uma nota fiscal avulsa, sem a necessidade de realizar uma venda antes. Acesse esse link e veja o tutorial.

Obs.: Lembrando que para emissão de qualquer nota fiscal no sistema, é necessário que o seu certificado digital esteja vinculado ao sistema e os dados da sua empresa preenchidos corretamente. Veja os tutoriais clicando nos links abaixo:

Vídeo tutorial: como emitir nota fiscal eletrônica?

Como vincular o Certificado A1 ao sistema?

Como vincular o Certificado A3 ao sistema?