Gerar assinaturas no sistema

Assinaturas é um gerador automático de vendas de serviço, com ele é possível definir o intervalo em que as vendas serão geradas no sistema. É possível utilizar para controlar suas vendas de serviços, que são realizadas mensalmente para o mesmo cliente. Deste modo você pode controlar o pagamento das mensalidades dos seus clientes, enviando boletos automaticamente via e-mail, com isso você ganha tempo com a geração automática de vendas de serviços e faturas. Acompanhe o passo a passo abaixo:

Acesse Menu Principal> Contratos> Assinaturas:

228.jpg

O sistema exibirá a tela "Listar assinaturas", clique em Adicionar assinatura:

229.jpg

O próximo passo é preencher os dados da assinatura. Na imagem abaixo é possível visualizar que o preenchimento de dados é dividido por módulos, vamos entender cada um deles separadamente. Observe a imagem abaixo:

230.jpg

Módulo Dados Gerais

2301.jpg

Cliente: Selecione o cliente para qual a venda será realizada, conforme a sua lista de clientes cadastrados no sistema

Próximo vencimento: Neste campo você vai informar uma data para o próximo recebimento, os outros vencimentos serão gerados com base na data escolhida.

Gerar fatura: Neste campo você informa quando será gerado a fatura, a fatura é gerada antes do vencimento. Por exemplo: Fatura pode ser gerada 5 dias antes do vencimento.

Repetir esta venda: Neste campo você vai informar de quanto em quanto tempo essa venda será repetida. Por exemplo: Mensalmente, semanalmente ou anualmente.

Quantas vezes: Neste campo você informa por quanto tempo essa assinatura será gerada.

Gerar venda: Neste campo você informa se a assinatura vai gerar, automaticamente, uma venda de serviço.

Forma de pagamento: Neste campo você informa qual será a forma de pagamento da venda, conforme a lista cadastrada no sistema. Clique aqui para ver o tutorial de como cadastrar forma de pagamento.

Enviar por email: Neste campo você define se o cliente deve receber email com lembrete do pagamento e o boleto para pagamento. 

Vendedor: Neste campo você informa qual vendedor realizou a venda, conforme seu cadastro de funcionários e usuários. Clique aqui para ver o tutorial de cadastro de funcionários ou clique aqui para ver tutorial de cadastro de usuários.

Canal de venda: Neste campo você informa por qual canal sua venda de serviço foi realizada, se foi venda presencial, pela internet ou por telefone. O sistema oferece a opção de alterar, excluir e criar novos canais de venda, clique aqui para ver o tutorial.

Centro de custo: Centros de custo são unidades dentro de uma organização, podem ser projetos ou departamentos de uma empresa. É uma maneira eficiente de agrupar despesas e receitas, para uma melhor análise de partes do negócio. Exemplo: Administração, Operacional, Logística, Frota etc., clique aqui para ver o tutorial.

Plano de contas: Neste campo você escolhe em qual plano de contas será incluído a assinatura. Clique aqui para ver tutorial de como cadastrar plano de contas

Módulo Serviços

2302.jpg

Serviço: Neste campo você informa os serviços que serão adicionados a assinatura, conforme sua lista de serviços já cadastrados no sistema, clique aqui e veja o tutorial de cadastro de serviços.

Módulo total

2303.jpg

Total: Neste campo o sistema exibirá o total da soma de todos os serviços adicionados a assinatura.
Frete: Neste campo você informa o valor do frete, se for o caso.
Desconto: Neste campo você informa algum desconto por valor (R$) ou porcentagem (%), se for o caso.
Total do contrato: Este campo é preenchido pelo sistema, conforme o valor total, frete e descontos.

Módulo Observações

2304.jpg

Observações: Neste campo você tem liberdade para adicionar informações complementares.

Após preencher todos os módulos acima, informe se deseja gerar a próxima fatura no estante da concretização do cadastro da assinatura, basta marcar a Caixa de Seleção, veja na imagem abaixo:

2305.jpg

Verificação os dados informados e clique em Cadastrar.

102.jpg

O sistema exibirá a mensagem: "Assinatura cadastrada com sucesso!".
Observe na imagem abaixo:

231.jpg

Pronto! Assinatura cadastrada!

Obs.: Uma vez cadastrada a assinatura o sistema exibe novas opções, observe a imagem abaixo:

232.jpg

Na coluna Ações, ao final da linha da assinatura cadastrada, tem o botão Mais Ações (6.jpg), ao selecioná-lo o sistema exibirá as seguintes opções:

233.jpg

Pausar recorrência: Você tem a opção de pausar a assinatura para que ela não gere mais faturas.
Gerar próxima fatura: Você tem a opção de solicitar que o sistema gere a próxima fatura da assinatura, o mês seguinte por exemplo, não é nessário esperar que o sistema gere automaticamente no período determinado.
Visualizar vendas: Se você escolheu a opção da assinatura gerar venda, quando a venda for gerada você tem a opção de visualizá-la.
Ver no financeiro: Você tem a opção de ver a faturas geradas pela assinatura no financeiro. Quando você seleciona essa opção o sistema te encaminha para "Listar contas a receber".

Veja também:

Vídeo tutorial: como gerar assinaturas?