Abertura de caixas


Em nosso sistema é possível abrir um caixa e utilizá-lo como se fosse uma registradora física. Você tem duas opções para abrir o caixa: ao iniciar vendas balcão (PDV) ou através do procedimento que vamos aprender nesse tutorial. Acompanhe o passo a passo para abertura de caixa:

Obs.: Lembramos que após o caixa estar aberto todas as movimentações realizadas pelo usuário irão constar no salto do caixa, desde que sejam realizadas em dinheiro ou cheque, as demais formas de pagamento também irão constar na descrição do caixa, porém não irão somar no saldo.

Acesse Menu Principal> Financeiro> Opções financeiras> Caixas:

280.jpg

O sistema exibirá a tela "Caixas", clique em Abrir caixa:

281.jpg

O próximo passo é preencher os dados solicitados pelo sistema:

282.jpg

Detalhamento dos campos:

Funcionário: Neste campo você vai informar o funcionário responsável pela abertura do caixa. O caixa, não necessariamente, precisa ser aberto em nome do usuário que está utilizando o sistema no momento. O usuário logado no sistema, se tiver permissão, poderá escolher entre qual funcionário o caixa será aberto. Frisamos que o caixa é individual por usuário, se o caixa for aberto por Maria, por exemplo, apenas as movimentações realizadas por Maria irão constar no caixa.

Valor da abertura: Você pode abrir um caixa zerado ou informar algum valor para abertura do caixa, o valor informado será lançado no caixa como saldo.

Gerar recebimento no financeiro: Neste campo você informa se deseja que o valor informado no campo Valor da abertura seja lançado como recebimento no financeiro.

Descrição do pagamento: Neste campo você informa descrição do recebimento no financeiro, sugerimos Abertura de Caixa.

Forma de pagamento: Neste campo você informa a forma de pagamento, o sistema preenche o campo automaticamente com a opção Dinheiro à vista, mas você pode editar e alterar a informação. Clique aqui para ver o tutorial de cadastro de formas de pagamento.

Plano de contas: Neste campo você informa o plano de contas, o sistema preenche esse campo automaticamente com a opção Ajuste de caixa, mas você pode editar e alterar a informações. Clique aqui para ver o tutorial de cadastro de planos de contas.

Vencimento: O sistema preenche esse campo automaticamente com a data atual, mas você pode editar e alterar a informação.

Após preencher os campos, clique em Abrir caixa.

285.jpg

O sistema exibirá a mensagem: "Caixa aberto com sucesso". Veja na imagem abaixo:

283.jpg

Observe na imagem acima que o caixa é listado em nome do funcionário escolhido, com os campos Data de abertura, Horário de abertura e Saldo preenchidos.

Pronto! Caixa aberto no sistema.

Com o caixa aberto é possível realizar outras ações. Na coluna Ações você tem algumas opções para aplicar no caixa, observe a imagem abaixo:

283.jpg


Para visualizar o caixa e ver as movimentação já executadas, clique na opção Visualizar (v.jpg), o sistema exibirá a tela com todas as informações do caixa. Veja na imagem abaixo:

286.jpg

Para imprimir as informações do caixa clique na opção Imprimir (i.jpg), o sistema exibirá o caixa com todos os detalhes para impressão. Veja o exemplo na imagem abaixo:

287.jpg

Para fechar o caixa clique em Fechar o caixa (f.jpg), o sistema exibirá a tela "Fechar caixa". No campo Valor do fechamento o sistema vai exibir o valor total que entrou no caixa, conforme as movimentações realizadas pelo usuário responsável pelo caixa. Os outros campos também já estarão preenchidos, basta verificar as informações e clicar em Fechar:

288.jpg

O sistema exibirá a mensagem: "Caixa fechado com sucesso!". Veja na imagem abaixo:

289.jpg

Observe na imagem acima que os campos Data do Fechamento e Hora do fechamento foram preenchidos, e o botão (290.jpg) para fechamento de caixa será desativado. Obs.: A ação de fechar o caixa é irreversível.

Clicando no botão Mais Ações (252.jpg) você terá mais opções para aplicar no caixa, vamos selecionar a opção Ver no financeiro, veja na imagem abaixo:

291.jpg

Na tela "Fluxo de caixa" o sistema vai mostrar o seu caixa no financeiro. Acessando outras abas da tela você tem mais opções, como estatísticas, DRE, exportar o fluxo de caixa e etc...

292.jpg

Veja também:

Vídeo tutorial: como controlar caixas no sistema?

Tutorial: como realizar sangria em um caixa?

Tutorial: como adicionar valor de reforço em um caixa?