Emissão de boletos bancários

Emita boletos bancários diretamente do sistema e agilize seus processos financeiros. Você pode emitir boletos para os seus clientes e enviá-los por e-mail com rapidez e praticidade. Acompanhe o passo a passo para emitir boletos:

O primeiro passo é criar uma nova Conta Bancária, sugerimos que a conta bancária tenha o nome da sua instituição financeira/banco emissora de boletos, a conta bancária será vinculada a Forma de Pagamento Boleto.
Acesse Menu Principal> Financeiro> Opções financeiras> Contas bancárias:

239.jpg

Veja o passo a passo para cadastrar Conta Bancária.

O próximo passo é cadastrar uma nova Forma de pagamento.
Acesse Menu Principal> Financeiro> Opções financeiras> Formas de pagamento:

236.jpg

O sistema exibirá uma lista com todas as formas de pagamento cadastradas no sistema. Nosso sistema já possui a forma de pagamento Boleto Bancário cadastrada. Observe a imagem abaixo:

235.jpg

Se a sua empresa possui apenas um banco como emissor de boletos, sugerimos que você utilize a forma de pagamento Boleto Bancário já existente, para alterá-la basta clicar em Editar (210.jpg). 
 
Neste tutorial vamos adicionar uma nova forma de pagamento, então clique em Adicionar forma de pagamento. Observe a opção na imagem abaixo:

240.jpg

O sistema exibirá a tela "Adicionar forma de pagamento" com os campos para preenchimento, veja abaixo: 

237.jpg

Detalhamento dos campos para preenchimento:

Nome: Neste campo você define um nome para a forma de pagamento. Ex.: Boleto Caixa.
Conta bancária: Este campo define a qual conta bancária o lançamento da forma de pagamento deve ser vinculado. Vamos informar a conta bancária criada para boletos.
Disponível em: Indica se esta forma de pagamento estará disponível em Contas a receber, Contas a pagar ou em ambas.
Confirmação automática: Neste campo você indica se o pagamento deve ser confirmado automaticamente no financeiro quando lançado através de compra, venda, devolução e etc...
Nº máximo de parcelas: Neste campo você determina o número máximo de parcelas para esse meio de pagamento.
Intervalo parcelas (dias): Neste campo você informa o intervalo entre parcelas lançado nesta forma de pagamento. Obs.: Se o intervalo for igual a 30 dias o sistema considerará 1 mês.
1ª parcela (dias): Este campo indica o início em dias do parcelamento. Obs.: Se o intervalo for igual a 30 dias o sistema considerará 1 mês.
Disponível no PDV: Neste campo você determina se a forma de pagamento ficará disponível nas vendas realizadas no balcão.
Modalidade: Neste campo você determina a Modalidade que a forma de pagamento representa, neste caso Boleto Bancário.
Taxa do banco (R$): Neste campo você informa a taxa cobrada da empresa pelo banco (ex.: taxa boleto emitido). Obs.: Este valor será lançado somente em recebimentos.
Taxa da operadora (%): Neste campo você informa a porcentagem cobrada da empresa normalmente pela operadora de cartão de crédito/débito. Obs.: Este percentual será lançado somente em recebimentos.
Juros de multa (%): Neste campo você informa a multa de valor único cobrado; deve ser aplicado sobre o valor da parcela, uma única vez.
Juros de mora (%): Neste campo você informa a multa em juros ao dia cobrado pelo atraso do pagamento da parcela.
Gerar boleto: Este campo determina se a forma de pagamento irá gerar boletos bancários. Selecione Sim e o sistema exibirá um novo campo: "Instituição Financeira", para que você escolha o vínculo com a instituição financeira que vai gerar o boleto, observe a imagem abaixo:

113.jpg

Cada Instituição Financeira/Banco tem as suas particularidades, então conforme a instituição financeira selecionada o sistema exibirá novos campos. Os dados para preenchimento dos campos você deve verificar com o gerente da sua instituição financeira.

Acesse esse link e veja quais os dados solicitados pelo sistema para configuração de boletos conforme o seu banco/instituição financeira.

Para dar continuidade ao tutorial selecionarei Caixa Econômica como exemplo. Veja na imagem abaixo os novos campos gerados pelo sistema:

238.jpg

Preencha todos os dados conforme a sua demanda e as informações fornecidas pelo banco, e clique em Cadastrar. 

O sistema exibirá a mensagem: "Forma de pagamento cadastrada com sucesso".
Veja na imagem abaixo:

241.jpg

Pronto! Forma de pagamento Boleto Bancário cadastrada.

Agora iremos gerar um boleto teste, como sugerido pelo sistema: "Após configurar uma forma de pagamento para a emissão de boletos bancários, gere um boleto de teste no valor de R$ 5,00 para ter certeza que os dados da conta estão corretamente configurados." (Mensagem exibida pelo sistema)

Acesse Menu Principal> Financeiro> Contas a receber:

244.jpg

O sistema exibirá a tela "Listar contas a receber", clique em Adicionar recebimento:

242.jpg

Preencha os dados solicitados pelo sistema, observando os campos Forma de pagamento e Conta bancária, esses campos devem ser preenchidos conforme cadastramos nos passos anteriores. Observe a imagem abaixo:

245.jpg

Após preencher os dados clique em Cadastrar.
O sistema exibirá a mensagem: "Recebimento cadastrado com sucesso":

246.jpg

Pronto! Recebimento cadastrado.

O próximo passo é gerar uma remessa para ser enviada para o banco.
Acesse Menu Principal> Financeiro> Boletos bancários:

247.jpg

O sistema exibirá a tela "Listar boletos bancários" com a lista de todos os boletos gerados. Clique em Exportar remessa:

248.jpg

Obs.: Remessa é um arquivo enviado pelo cliente para a instituição financeira/banco contendo informações que são interpretadas pelo sistema do banco, o envio de remessa é um processo fundamental para validação do seu boleto bancário.

A tela "Exportar remessa" será exibida, observe:

249.jpg

Preencha todos os dados, verifique as informações e clique em Gerar.

Na próxima tela exibida pelo sistema selecione o(s) item(s) que deseja importar e clique em Gerar remessa, veja na imagem abaixo:

250.jpg

O sistema exibirá a mensagem: "Remessa gerada com sucesso!":

251.jpg

O arquivo da remessa será baixado para o seu computador, um arquivo com o formato .REM, veja na imagem abaixo:

251.jpg

É necessário que você faça upload do arquivo de remessa para a sua instituição financeira/banco, entre em contato com o seu gerente e verifique a melhor forma de enviar o arquivo.

Agora você já pode imprimir o boleto. Acesse novamente a opção Boletos bancários no Menu Financeiro.
Na tela "Listar boletos bancários", localize o boleto que você deseja imprimir. Na coluna "Ações" clique no botão Mais Opções (252.jpg) e selecione a opção Imprimir boleto:

252.jpg
Pronto! Seu boleto foi impresso, veja abaixo:

253.jpg

Após você ter realizado o upload do arquivo de remessa para a sua instituição financeira/banco e o cliente ter pago o boleto, o banco irá gerar um arquivo de retorno, você precisa fazer download desse arquivo para dar baixa no boleto gerado no sistema. Esse arquivo de retorno tem que ser importado para o sistema, acesse Menu Principal> Financeiro> Boletos Bancários, clique na opção Importar retorno. Veja na imagem abaixo:

254.jpg

Obs.: Observe que a situação dos boletos é "Em aberto", a situação se altera após a importação do arquivo de retorno da instituição financeira/banco.

O próximo passo é selecionar o arquivo .RET (arquivo que a instituição finaceira/banco te retornou) em seu computador, basta clicar em Selecionar arquivo:

255.jpg

Após importar o arquivo, selecione os itens que deseja baixar e clique em Baixar itens selecionados. Observe a imagem abaixo:

257.jpg

Pronto! Arquivo de retorno baixado. Agora acesse novamente no Menu Financeiro a opção Boletos bancários. 
O sistema irá exibir a tela "Listrar boletos bancários" com os boletos gerados:

258.jpg

Após importar o arquivo de retorno, o sistema compreende que o boleto foi compensado e a situação do boleto muda para CONFIRMADO, como é possível observar na imagem acima.

Pronto! Finalizamos o processo de emissão de boletos.

Veja também:

Vídeo tutorial: como emitir boletos bancários?