Emitir nota fiscal eletrônica

A nota fiscal eletrônica (NF-e) é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o objetivo de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes. Com a funcionalidade de Emissão de Nota Fiscal Online do nosso sistema, você pode emitir notas de produtos com rapidez e facilidade. Acompanhe o passo a passo abaixo:

O primeiro passo para emitir uma NF-e é verificar se os dados da empresa estão atualizados. Acesse Menu Principal> Configurações> Dados da Empresa:

379.jpg

Verifique se todos os dados da empresa estão devidamente preenchidos, as informações são de extrema importância para emissão da nota fiscal. Após verificar todas as informações e preencher os dados conforme a demanda da sua empresa, clique em Atualizar para salvar alterações:

atualizar.jpg

O próximo passo é vincular o seu Certificado Digital ao sistema. O certificado digital funciona como uma assinatura eletrônica da sua empresa, é indispensável para emissão de notas fiscais eletrônicas, ele garante proteção para os dados da sua empresa e transações eletrônicas. Nosso sistema aceita os certificados A1 e A3. Caso você ainda não possua o certificado digital, você pode adquirir no site dos Correios, Serasa, Caixa Econômica Federal entre outros.

Para realizar a vinculação do certificado digital ao sistema, acesse Menu Principal> Notas Fiscais> Opções auxiliares> Certificado Digital:

certificado.jpg

Nos links abaixo veja os tutoriais com o passo a passo para vinculação dos certificados:

Acesse este link para ver o tutorial de vinculação do Certificado A1
Acesse este link para ver o tutorial de vinculação do Certificado A3

O próximo passo é verificar as numerações de notas fiscais, essa parte do processo é de suma importância para empresas que já emitiam notas fiscais por outros sistemas.

Acesse Menu Principal> Configurações> Gerais:

Na tela "Configurações gerais" localize a aba Fiscal, observe a imagem abaixo:

310.jpg

Vamos modificar apenas os campos referentes a NF-e, são eles:

Última NF-e:
Neste campo você informa o número da última NF-e que você emitiu no sistema anterior, mas se esta é a primeira vez que você irá emitir NF-e não precisa alterar o preenchimento deste campo.
Série NF-e: Este campo, por padrão, já estará preenchido com o número 1, mas consulte seu contador para que ele lhe informe a série correta da sua nota fiscal.

Após preencher os dois campos referentes ao módulo NF-e, basta clicar em Atualizar.

Pronto! Dados atualizados.

Agora, após executarmos os passos anteriores, vamos emitir a nota fiscal eletrônica.
Acesse Menu Principal> Notas Fiscais> Gerenciar NF-e:

301.jpg

O sistema exibirá a tela "Listar NF-e", observe que ainda não possuímos notas fiscais adicionadas, então nenhuma lista será exibida. Clique na opção Adicionar NF-e, veja na imagem abaixo:302.jpg

O sistema exibirá a tela "Adicionar nota fiscal", com vários módulos para preenchimento, observe abaixo:

303.jpg

Obs.: Esta é uma nota avulsa, não está vinculada a venda, então os campos precisam ser preenchidos manualmente.

Vamos compreender separadamente cada um dos módulos:

Módulo Dados da NF-e

304.jpg

Neste módulo você vai informar os dados principais de criação da nota, como por exemplo se é uma nota de saída ou entrada, qual a finalidade da nota e etc... Obs.: Os campos Número e Série serão preenchidos de forma automática conforme configurações realizadas anteriormente.

Módulo Dados do destinatário

305.jpg

Neste módulo você informa os dados do destinatário, seja cliente ou fornecedor, conforme lista cadastrada no sistema. 

Acesse esse link para ver tutorial de Cadastro de clientes
Acesse esse link para ver tutorial de Cadastro de fornecedores

Módulo Produtos

Neste módulo você vai informar os produtos que serão inclusos na nota. Você tem a opção de adicionar vários produtos/itens, conforme cadastrado no sistema. Após localizar o produto basta clicar em Incluir, observe a imagem abaixo:

319.jpg

Para adicionar mais produtos, basta clicar em Adicionar produto (p.jpg).
Obs.: Se os produtos incluídos na nota não possuem dados tributários cadastrados, neste módulo você pode informar as tributações. Observe a imagem abaixo:

306.jpg

Acesse esse link para ver o tutorial de Cadastro de produtos

Módulo Transporte

307.jpg

Neste módulo você informa dados do transporte da mercadoria, se for o caso.

Acesse este link para ver tutorial de cadastro de transportadoras

Módulo Volumes

308.jpg 

Neste módulo você informa os volumes dos produtos/itens na nota. O campo Quantidade já estará preenchido conforme a quantidade de produtos/itens que você adicionou a nota.

Módulo Forma de pagamento

Para informar a Forma de pagamento é necessário que você marque essa opção, veja na imagem abaixo:

337.jpg

Neste módulo você informa as formas de pagamento do valor total da nota, inclusive em parcelas, informa também o vencimento e valor do pagamento. Se for o caso, você pode adicionar mais pagamentos clicando na opção Adicionar pagamento:

339.jpg

Observe que outro campo para preenchimento será incluído:

338.jpg

Acesse esse link para ver o tutorial de cadastro de formas de pagamento

Módulo Totais da nota

310.jpg

Neste módulo o sistema exibe os totais dos cálculos de tributos, produtos, frete e o valor total da nota.

Módulo Lei da transparência

311.jpg 

Este módulo mostra ao cliente a quantidade de impostos que ele está pagando para o governo ao adquirir a mercadoria.
O módulo também oferece as opções: Informar retenções de impostos e/ou Informar local de embarque, quando as opções são selecionadas o sistema exibe novos campos. Observe a imagem abaixo:

340.jpg

Módulo Informações adicionais

312.jpg

Neste módulo você pode adicionar informações complementares ou informações para o Fisco (O termo fisco refere-se ao Estado como gestor do Tesouro público).

Após preencher os dados necessários para emissão da nota fiscal, conforme as informações da sua empresa, clique em Cadastrar:

cadastrar.jpg

Obs.: Em caso de dúvidas quanto ao preenchimento dos dados fiscais e tributações da sua nota, entre em contato com o seu contator.

O sistema exibirá a mensagem: "Nota fiscal cadastrada com sucesso!". Veja na imagem abaixo:

313.jpg

Observe que a situação da nota é "Em aberto", isso porque só geramos a nota, agora precisamos enviá-la para Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda).

Ainda na tela "Listar NF-e" observe ao final da nota gerada, na coluna "Ações" o botão Mais Ações (252.jpg), selecione essa opção e o sistema exibirá a opção Emitir NF-e, clique nesta opção. Observe a imagem abaixo:

314.jpg
O sistema exibirá uma nova caixa de diálogo com a seguinte mensagem: "Deseja realmente enviar esta NF-e?", clique em Sim. Veja a imagem abaixo:

315.jpg

O sistema exibirá a mensagem: "Nota fiscal emitida com sucesso". Veja na imagem abaixo:

316.jpg

Observe que a situação da nota mudou para Aprovada, significa que a nota estava com todos os dados corretos e foi aceita pela Sefaz.

Pronto! Nota fiscal emitida.

Vídeo tutorial: como emitir nota fiscal eletrônica?

Emitir nota fiscal eletrônica a partir de uma venda de produto