Gerar carnê para pagamento

carnê como forma de pagamento consiste, basicamente, em um conjunto de boletos bancários. Ou seja, é uma modalidade que combina o pagamento por meio de boletos bancários com o parcelamento do valor devido. Isso quer dizer que ao gerar carnê de pagamento, o valor total da compra de um produto ou serviço pode ser parcelado em um determinado número de parcelas. Essa maneira de quitar dívidas é mais adequada para bens e prestações de serviço com valores mais altos, facilitando a aquisição do mesmo pelo consumidor. Acompanhe o passo a passo abaixo:

Obs.: Essa funcionalidade é válida apenas para sistemas que já emitem boletos bancários e têm convênio bancário, ou seja, aqueles convênios no qual você precisa gerar arquivo de remessa e depois importar arquivo de retorno para o sistema. Sua forma de pagamento Boletos Bancários deve estar corretamente configurada para que seja possível gerar o carnê.
Acesse esse link para ver tutorial de emissão de boletos bancários.

Se você gera boleto através da integração com o PagHiper, a opção de carnê não estará disponível.

Vamos começar o tutorial! O primeiro passo para gerar o carnê é cadastrar uma venda no sistema com o pagamento em parcelas, nesse tutorial vamos cadastrar uma venda parcelada em 12 vezes para exemplo.

Acesse Menu Principal> Vendas> Produto e clique na opção Adicionar venda:

324.jpg

Na tela "Adicionar venda" preencha o dados da venda. No módulo Pagamento informe a opção Parcelado. Em seguida no campo Forma de pagamento selecione a opção Boleto Bancário (a mesma forma de pagamento configurada no seu sistema para gerar os seus boletos junto ao banco). Veja a representação abaixo:

carne2.gif

Também informe a quantidade de parcelas e clique em Gerar. Observe que todas as parcelas serão geradas com valor (total da venda dividido pelo total de arcelas) e data de vencimento, inclusive os campos das parcelas são editáveis, caso seja necessário alterar alguma informação. Observe a imagem:

carne3.gif

Veja na imagem todas as 12 parcelas geradas na venda:

328.jpg

Agora basta clicar em Cadastrar para concretizar a venda:

cadastrar.jpg

Pronto! Venda cadastrada.
Acesse esse link e veja o tutorial do passo a passo para cadastrar uma venda no sistema.

O próximo passo é gerar o carnê, acesse Menu Principal> Financeiro> Boletos Bancários:

329.jpg

O sistema exibirá a tela "Listar boletos bancários". Nesta tela aparecerá apenas a parcela referente ao mês corrente, conforme a venda que cadastramos. Para visualizar as outras parcelas clique em Busca avançada, veja na imagem abaixo:

330.jpg

Na tela "Listar boletos bancários" informe o cliente cadastrado na venda e o período para qual deseja fazer a busca. Lembrando que na venda parcelamos de 12 vezes, então o período tem que ser referente aos 12 meses, para todas as parcela do carnê sejam exibidas. Após informar cliente e período clique em Buscar:

331.jpg

As 12 parcelas foram geradas, observe:

332.jpg

Agora o próximo passo é imprimir os boletos do carnê.
Ainda na tela "Listar boletos bancários", clique na opção Mais ações , observe que o sistema vai exibir novas opções:

334.jpg

 
Antes de mandarmos imprimir, vamos selecionar as parcelas. Clicando na primeira caixa de marcação você seleciona todas as parcelas de uma só vez, observe:

carne4.gif

Após selecionar as parcelas, clique novamente em Mais ações e logo em seguida clique em Imprimir carnês, veja na imagem abaixo:

333.jpg

O sistema vai gerar o boleto de todas as parcelas do carnê, são 3 boletos por folha, totalizando 12. Observe abaixo:

carne5.gif

Pronto! Carnê gerado com sucesso. Agora você pode imprimir, recortar, montar o carnê e entregar para o seu cliente.

Veja também:

Vídeo tutorial: como gerar carnês no sistema?