Gerar orçamento de produtos

Nosso sistema possui a funcionalidade para gerar orçamentos personalizados de seus produtos ou serviços, incluindo as opções de gerar venda a partir de um orçamento, imprimir o orçamento ou enviar o orçamento por email para o seu cliente. Você pode acompanhar os seus orçamentos e organizá-los com as situações, separando por cores e nomes diferentes, por exemplo: Em andamento, Concretizado, Cancelado ou Em aberto. Acompanhe o passo a passo para gerar orçamento de produtos:

Acesse Menu Principal> Orçamentos> Produtos:

346.jpg

O sistema exibirá a tela "Listar orçamentos de produtos", clique em Adicionar orçamento. Observe a imagem abaixo:

347.jpg

O próximo passo é preencher as informações do orçamento, observe a tela "Adicionar orçamento":

348.jpg

O preenchimento de dados é dividido em módulos, vamos compreender cada um deles:

Módulo Dados Gerais

349.jpg

Cliente: Selecione o cliente para qual o orçamento será gerado, conforme a sua lista de clientes cadastrados no sistema
Data: Referente ao dia que o orçamento foi criado (a data pode ser retroativa). 
Previsão de entrega: Se o produto do orçamento tiver um prazo para entrega, informe neste campo.
Vendedor/Responsável: Informe o vendedor/responsável pela realização do orçamento, conforme seu cadastro de funcionários e usuários. Clique aqui para ver o tutorial de cadastro de funcionários ou clique aqui para ver tutorial de cadastro de usuários.
Aos cuidados de: Neste campo você informa aos cuidados de quem ficará o orçamento.
Validade: Neste campo você informa por quanto tempo esse orçamento será válido. Ex.: 10 dias.
Canal de Venda: Neste campo você informa por qual canal o orçamento foi solicitado, se foi presencial, pela internet ou por telefone. O sistema oferece a opção de alterar, excluir e criar novos canais de venda, clique aqui para ver o tutorial.
Centro de custo: Centros de custo são unidades dentro de uma organização, podem ser projetos ou departamentos de uma empresa. É um a maneira eficiente de agrupar despesas e receitas, para uma melhor análise de partes do negócio. Exemplo: Administração, Operacional, Logística, Frota etc., clique aqui para ver o tutorial.
Introdução: O texto inserido neste campo irá aparecer no início da proposta enviada para o cliente, caso não queira uma introdução basta deixar este espaço em branco.

Módulo Produtos

350.jpg

Produto: Neste campo você informa os produtos que serão incluídos no orçamento, conforme a lista de produtos já cadastrados no sistema, clique aqui para ver o tutorial de cadastro de produtos. O sistema não limita a quantidade de produtos, para adicionar mais produtos basta clicar em Adicionar outro produto (359.jpg).

Módulo Serviços

351.jpg

Serviço: Neste campo você informa os serviços que serão adicionados ao orçamento, se for o caso. Mesmo em um orçamento de produtos, você tem a opção de acrescentar serviços, conforme sua lista de serviços já cadastrados no sistema, clique aqui e veja o tutorial de cadastro de serviços.

Módulo Transporte

352.jpg

Valor do frete: Neste campo você informa o valor do frete que será cobrado pela entrega do produto, caso a venda do orçamento seja concretizada.
Transportadora: Neste campo você seleciona, da sua lista de transportadoras já cadastradas, a transportadora responsável pela entrega do produto. Clique aqui e veja o tutorial cadastro de transportadoras.

Módulo Total

Neste módulo você pode definir se o valor total do orçamento será impresso ou não no orçamento. Se deseja que o total seja impresso, basta marcar a opção Exibir valor total no orçamento impresso, observe abaixo a indicação da seta vermelha:

353.jpg

Produtos: O sistema calcula automaticamente os valores dos produtos incluídos no orçamento e informa o total.
Serviços: O sistema calcula automaticamente os valores dos serviços incluídos no orçamento e informa o total.
Desconto: Nos campos de desconto você tem a opção de informar desconto no valor total, se for o caso, por valor (R$) ou porcentagem (%).
Valor total: O sistema faz os cálculos conforme os valores informados e exibe o total do orçamento.

Módulo Pagamento

354.jpg
Neste módulo você tem opção de gerar condições de pagamento ou não, observe na imagem acima a caixa de marcação (marca__o.jpg) Gerar condições de pagamento para este orçamento
Se você optou por gerar condições de pagamento, observe que o sistema exibirá duas opções: À vista e Parcelado. Veja abaixo o detalhamento das duas opções:

À vista

 98.jpg

Quando você seleciona pagamento á vista o sistema exibe os seguintes campos para preenchimento: 
Vencimento: Neste campo você informa a data do vencimento do pagamento.
Valor da parcela: Neste campo você informa o valor a ser pago pelo cliente.
Forma de pagamento: Neste campo você informa qual será a forma de pagamento do orçamento, conforme a lista cadastrada no sistema. Clique aqui para ver o tutorial de como cadastrar forma de pagamento.
Observação: Este campo é livre para que você insira as informações que desejar.

Parcelado

99.jpg

Quando você seleciona pagamento parcelado o sistema exibe os seguintes campos para preenchimento: 
Forma de pagamento: Neste campo você informa qual será a forma de pagamento do orçamento, conforme a lista cadastrada no sistema, caso a venda seja concretizada. Clique aqui para ver o tutorial de como cadastrar forma de pagamento.
Intervalo parcelas (dias): Neste campo você informa em dias o intervalo entre as parcelas, por exemplo você informa 15, para que as parcelas sejam geradas de 15 em 15 dias.
Qnt. parcelas: Neste campo você informa a quantidade de parcelas.
Data 1ª parcela: Neste campo você informa a data da primeira parcela, a partir dessa data o sistema vai gerar todas as outras parcelas.
Informe os dados e clique em Gerar. Veja na imagem abaixo o exemplo das parcelas geradas:

100.jpg

Módulo Observações

355.jpg

Observações: Neste campo as informações adicionadas serão exibidas na impressão do pedido.
Observações internas: Neste campo as informações serão para uso interno, portanto não serão impressas no pedido.

Após preenchimento dos campos solicitados pelo sistema e a verificação dos dados informados, clique em Cadastrar.

102.jpg

O sistema exibirá a mensagem: "Orçamento cadastrado com sucesso!". 
Veja na imagem abaixo:

356.jpg

Obs.: O orçamento é gerado com a situação Em aberto, conforme outras ações realizadas, a situação será alterada, você também pode alterar a situação manualmente, conforme sua demanda, selecionando a opção Alterar situação no menu Mais Ações:

363.jpg

Obs.: Acesse esse link e veja o tutorial de cadastro de situações.

Pronto! Orçamento gerado. 

Após o cadastro do orçamento o sistema oferece novas opções. Na coluna "Ações" clique no botão Mais Ações (358.jpg). Observe as opções na imagem abaixo:

357.jpg

Para imprimir o orçamento basta clicar em Imprimir A4, o sistema exibirá o orçamento pronto para impressão:

or_amento.gif

Você também pode enviar o orçamento por email. Selecione a opção Enviar por e-mail, observe a imagem abaixo:

360.jpg

O sistema exibirá uma nova caixa de diálogo "Enviar orçamento por e-mail", observe que os campos já estarão preenchidos, você pode acrescentar ou alterar algum dado. Após verificar as informações basta clicar em Enviar:

361.jpg

O sistema exibirá a mensagem: "Orçamento enviado com sucesso". Observe na imagem abaixo que o status do campo E-mail será alterado de Não enviado para Enviado. Assim é mais fácil identificar quais orçamentos já foram enviados para os seus clientes.

362.jpg

Pronto! Orçamento enviado por email.

Veja também:

Tutorial para gerar venda de produto a partir de um orçamento

Vídeo tutorial: como gerar orçamento de produto?