Realizar devolução de produtos

O sistema oferece a funcionalidade de devolução de produtos de uma venda já concretizada, ou seja, se o cliente devolve um produto de determinada venda, você lança a devolução no sistema e automaticamente o valor da diferença será calculado, gerando um Contas à pagar, e atualiza o estoque. Acompanhe o passo a passo para realizar devolução de produto:

Acesse Menu Principal> Vendas> Opções de vendas> Devoluções:

387.jpg 

O sistema exibirá a tela "Devoluções", clique em Adicionar:

388.jpg

Na tela "Realizar troca/devolução" preencha os campos solicitados pelo sistema:

389.jpg

Tipo: Neste campo você informa se deseja fazer uma devolução ou troca de produto. Neste tutorial vamos realizar uma devolução, então selecione Devolução.
Número da venda: Neste campo você informa o número da venda. É necessário que você saiba o número exato da venda na qual deseja fazer devolução de produto.

Após preencher os dados clique em Buscar, o sistema exibirá a tela "Realizar troca" com os dados da venda informada no passo anterior, inclusive com todos os produtos, suas quantidades e valores. Observe a imagem abaixo:

396.jpg

No Módulo Produtos da devolução os produtos contidos na venda serão exibidos, no campo Qtd devolvida você informa a quantidade de cada produto que deseja devolver. Observe abaixo:

398.jpg

Por exemplo: Se você quer devolver uma certa quantidade de um produto, no campo Qtd devolvida você irá informar o número referente a quantidade, por exemplo 2. Automaticamente o sistema vai calcular o valor da diferença a ser devolvida, o valor será exibido no módulo Total da devolução, observe abaixo:

399.jpg

No primeiro campo Total o sistema exibe a soma de todos os produtos que serão devolvidos, conforme as quantidades informadas. No segundo campo Total o sistema exibe o valor total da diferença a ser restituída, levando em consideração os dados inseridos nos campos Desconto e Frete.

No Módulo Devolução de pagamento você vai informar como será restituído o valor da diferença para o cliente. O sistema exibe as opções para pagamento À vista ou Parcelado, após selecionar uma das duas opções basta informar os dados solicitados pelo sistema e clicar em Cadastrar. Observe a imagem abaixo:

400.jpg

O sistema exibirá a mensagem: "Devolução realizada com sucesso". Observe a imagem abaixo:

401.jpg

A devolução será exibida na listagem, observe que o número da venda e o valor da diferença a ser restituída também serão exibidas.

Pronto! Devolução realizada.

Os produtos devolvidos serão incluídos no estoque e o valor da diferença a ser restituída gera um Contas à pagar no financeiro.

Você tem a opção de cancelar a devolução clicando em Cancelar (402.jpg), quando optar pelo cancelamento, as alterações no estoque e financeiro serão desfeitas.     

Vídeo tutorial: Como realizar devoluções e trocas de produtos?