Emitir nota fiscal do consumidor através de vendas balcão

A Nota Fiscal do Consumidor, ou simplesmente NFC-e é emitida para o consumidor final, visa a substituição da nota fiscal de venda do consumidor modelo 2 e do cupom fiscal emitido por ECF. Em nosso sistema é possível emitir notas fiscais do consumidor, a emissão é totalmente integrada com o módulo de controle de vendas balcão, desta forma, ao finalizar uma venda o sistema disponibiliza a emissão da NFC-e com rapidez e facilidade.

O primeiro passo é verificar se os dados cadastrais da sua empresa estão atualizados. Acesse Menu Principal> Configurações> Dados da empresa:

379.jpg

Na tela "Dados Gerais" verifique se todos os dados da empresa estão devidamente preenchidos, as informações são de extrema importância para emissão da nota fiscal. Após verificar todas as informações e preencher os dados conforme a demanda da sua empresa, clique em Atualizar para salvar alterações.

OBS.: Para emissão de NFC-e é necessário informar o CSC (Código de Segurança do Contribuinte), clique aqui e veja o passo a passo para inserir CSC no sistema.

O segundo passo é verificar se o Certificado Digital já está vinculado ao sistema. O certificado é imprescindível para emissão de notas fiscais eletrônicas, ele funciona como uma assinatura eletrônica da sua empresa, o que garante proteção para os dados da empresa e transações eletrônicas. Nosso sistema aceita os certificados A1 A3. Caso você ainda não possua o certificado digital, você pode adquirir no site dos Correios, Serasa, Caixa Econômica Federal entre outros.

Para realizar a vinculação do certificado digital ao sistema acesse Menu Principal> Notas Fiscais> Opções auxiliares> Certificado Digital:

certificado.jpg

Nos links abaixo veja os tutoriais com o passo a passo para vinculação dos certificados:

Acesse este link para ver o tutorial de vinculação do Certificado A1
Acesse este link para ver o tutorial de vinculação do Certificado A3

Obs.: A emissão da NFC-e será através de uma venda balcão, então é necessário que um caixa esteja aberto no sistema.

Agora vamos iniciar o passo a passo para emitir a NFC-e, acesse Menu Principal> Vendas> Balcão:

380.jpg

O sistema irá exibir a tela "Listar vendas balcão", clique na opção Vender:

381.jpg

O sistema vai exibir a tela para localizar os produtos que serão vendidos, basta selecionar o produto, clicar em Adicionar produto e por último clicar em Finalizar venda, observe abaixo:

caixa.gif

Na próxima tela você define as forma de pagamento da venda. Selecione a forma de pagamento, clique em Confirmar, confira os dados e clique em Finalizar. Observe a demonstração abaixo:

caixa1.gif

O sistema exibirá a mensagem: "Venda finalizada com sucesso!", e a opção Emitir NFC, observe a imagem abaixo:

383.jpg

O sistema exibirá a mensagem: "NFC-e emitida com sucesso". O sistema ainda irá exibir duas novas opções: Imprimir ou Enviar por email. Observe a imagem abaixo:

384.jpg

Ao clicar em Imprimir o sistema vai exibir a Danfe da NFC-e, veja abaixo:

danfe.jpg

Ao clicar em Enviar por e-mail o sistema vai enviar a Danfe no corpo do e-mail e o arquivo XML da NFC-e.

Se desejar ver a nota gerada, acesse Menu Principal> Notas Fiscais> Gerenciar NFC.
O sistema vai exibir a tela "Listar NFC-e" com a lista de todas NFC-e geradas no sistema. Observe na imagem abaixo:

395.jpg

Pronto! NFC-e emitida.

Veja também:

Vídeo tutorial: como emitir uma nota fiscal do consumidor (NFC-e)?