Gerar compra de produtos a partir de uma cotação

O sistema permite que você concretize a compra de produtos a partir de uma cotação realizada, assim você não precisa digitar dados duas vezes e agiliza os processos. Acompanhe o passo a passo abaixo:

Para concretizar a compra é necessário que uma cotação já tenha sido cadastrada no sistema. Acesse este link e veja o tutorial com o passo a passo para realizar cotações de produtos.

O primeiro passo é localizar as suas cotações cadastradas, acesse Menu Principal> Estoque> Cotações:

13.jpg

O sistema exibirá a tela "Listar cotações" com a lista de todas as cotações já realizadas, observe a imagem abaixo:

14.jpg

Busque a cotação que deseja gerar compra e clique em Visualizar (15.jpg), o sistema exibirá a tela "Visualizar cotação" com os dados da mesma. Observe a imagem abaixo:

17.jpg

Obs.: Só é possível concretizar a compra de uma cotação com a situação Respondido.

Na tela de visualização clique em Gerar compra desta cotação. O sistema exibirá a tela "Adicionar compra", observe abaixo:

20.jpg

Vamos compreender cada módulo separadamente:

Módulo dados gerais

23.jpg

Fornecedor: Esse campo já estará preenchido conforme fornecedor informado na cotação.
Data de emissão: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema com a data atual, se for o caso você pode alterar para uma data retroativa.
Situação: Neste campo você informa a situação da Compra, o sistema já tem quatro opções pré-cadastradas: Em aberto, Em andamento, Concretizada e Cancelada. Você pode alterar e excluir as situações cadastradas, bem como criar novas situações, clique aqui para ver o tutorial.
Centro de custo: Centro de Custo: Centros de custo são unidades dentro de uma organização, podem ser projetos ou departamentos de uma empresa. É uma maneira eficiente de agrupar despesas e receitas, para uma melhor análise de partes do negócio. Exemplo: Administração, Operacional, Logística, Frota etc., clique aqui para ver o tutorial.
Número da NF-e: Neste campo você informa o número da nota de referência, se for o caso.

Módulo produto

24.jpg

Este módulo já estará preenchido com os produtos inseridos na cotação. Você pode alterar a quantidade de cada produto, excluir ou acrescentar mais produtos, conforme sua necessidade.

Módulo transporte

25.jpg

Valor do frete: Neste campo você informa o valor do transporte do produto, se for o caso.
Transportadora: Neste campo você busca, conforme cadastro no sistema, a transportadora responsável pelo transporte dos produtos.

Módulo total dos produtos

26.jpg

Neste módulo o sistema vai exibir o valor total da soma dos produtos automaticamente. Você pode informar impostos e descontos se for o caso. 

Módulo Pagamento

À vista

 98.jpg

Quando você seleciona pagamento á vista o sistema exibe os seguintes campos para preenchimento: 
Vencimento: Neste campo você informa data do vencimento do pagamento.
Valor da parcela: Neste campo você informa o valor a ser pago pelo cliente.
Forma de pagamento: Neste campo você informa qual será a forma de pagamento da compra, conforme a lista cadastrada no sistema. Clique aqui para ver o tutorial de como cadastrar forma de pagamento.
Plano de contas: Neste campo você escolhe para qual plano de contas o pagamento será adicionado, conforme sua lista de plano de contas. Clique aqui para ver tutorial de como cadastrar plano de contas
Observações: Neste campo você tem liberdade para adicionar uma observação sobre o pagamento.

Parcelado

99.jpg

Quando você seleciona pagamento parcelado o sistema exibe os seguintes campos para preenchimento: 
Forma de pagamento: Neste campo você informa qual será a forma de pagamento da compra, conforme a lista cadastrada no sistema. Clique aqui para ver o tutorial de como cadastrar forma de pagamento.
Intervalo parcelas (dias): Neste campo você informa em dias o intervalo entre as parcelas, por exemplo você informa 15, para que as parcelas sejam geradas de 15 em 15 dias.
Qnt. parcelas: Neste campo você informa a quantidade de parcelas, você pode adicionar o número que desejar, fica a seu critério.
Data 1ª parcela: Neste campo você informa a data da primeira parcela, a partir dessa data o sistema vai gerar todas as outras parcelas. Informe a data e clique em Gerar. Veja na imagem abaixo exemplo das parcelas geradas:

100.jpg

Após verificar os módulos e preencher as informações necessárias clique em Cadastrar

32.jpg

O sistema exibirá a mensagem: "Compra cadastrada com sucesso". Observe que a compra cadastrada será listada com a situação Confirmada:

21.jpgAgora o sistema disponibiliza outras funcionalidades para sua compra, como por exemplo: Alterar situação, Imprimir A4, Emitir nota fiscal, Enviar por e-mail e Ver no financeiro, basta acessar a opção Mais Ações (5.jpg) na coluna Ações. Observe imagem abaixo:

Gif_3.gif

Pronto! Compra finalizada.

Veja também:

Vídeo tutorial: como realizar cotações: