Padrão FEBRABAN: diferença entre CNAB 400 e CNAB 240

Atualmente existem dois tipos de arquivos CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) dentro do padrão FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos): CNAB 400 e CNAB 240. Nesse tutorial vamos compreender as diferenças entre os arquivos: 

CNAB 400: O arquivo possui uma quantidade menor de informações, para cada registro são limitadas apenas 400 posições. Quanto ao Layout de serviços, o CNAB 400 trabalha com carteira de cobrança simples e garantida, não sendo permitido o serviço de banco correspondente, apenas a utilização de postagem de títulos pelos Correios e serviços de Protesto.

CNAB 240: O arquivo possui um número maior de informações configuradas em 4 segmentos de 240 posições para cada um dos títulos dentro do mesmo arquivo. O arquivo permite carteiras de cobrança simples e garantidas, além da utilização do serviço de banco correspondente e de postagem de títulos pelo Correios. O CNAB 240 também permite utilizar serviço de Protesto e de Custódia de Cheques. Este layout também é utilizado para o serviço de agendamento para pagamento de título e pagamento de contas.