Como criar templates no SendGrid

Para criar templates é necessário acessar o site do SendGrid e fazer o login na sua conta. 
Após acessar, localize no canto esquerdo o menu principal e clique em Templates, em seguida clique em Transactional.

225.jpg

Em seguida clique em Legacy Templates.

226.jpg

Agora clique em Create a Legacy Transactional Template.

227.jpg

O próximo passo é informar o nome do conjunto de templates, no campo Name, por exemplo: Templates sistema ERP. Depois clique em Save para salvar.

 228.jpg

Após salvar o conjunto de templetes clique em Add Version para criar um modelo. Obs.: Dentro do conjunto de templetes criado você pode criar vários modelos.

230.jpg

Você tem duas opções: pode criar um modelo selecionando módulos (Design Editor) ou criar um modelo inserindo um código HTML (Code Editor). Selecione a opção que deseja e depois clique em Continue.

231.jpg

 

Na opção Design Editor, informe o nome do modelo (1), o assunto do email (2) e um texto prévio sobre o conteúdo do email (3). Obs.: Se optar por Code Editor, basta inserir as informações solicitadas e o código fonte. Seguiremos o tutorial com a opção Design Editor.

232.jpg

Após preencher os dados solicitados, informe a mensagem de email que será enviada. Na Aba Build é possível selecionar vários módulos pré definidos para utilizar na mensagem, basta clicar e arrastar para o corpo do email. 

233.jpg

Observe o exemplo abaixo:

Gif_m_dulos.gif

 Após adicionar os módulos e criar o email, clique em Save template.

234.jpg

 O modelo criado será exibido dentro do grupo de templates criado, nesse caso "Templates sistema ERP".

235.jpg

Agora vamos verificar o template criado na integração no sistema. Acesse o ícone em formato de engrenagem no canto superior do sistema, em seguida clique em Integrações. Acesse a integração com o SendGrid. 

Na tela inicial clique em Templates, em qualquer uma das duas opções.

236.jpg

Observe que o template criado é exibido pelo sistema, com a opção para Visualizar.

237.jpg

Pronto! Agora sempre que realizar um envio de emails, o template estará disponível para que você possa selecioná-lo. Observe na imagem abaixo:

243.jpg