Como se trata de um recurso que está em fase de consolidação, os empresários começam a perder a desconfiança em relação ao seu uso que, muitas vezes parece “bom demais para ser verdade”. A questão é que, além de bom, é de verdade, seguro, acessível, prático e econômico.
Além dos serviços gratuitos para armazenar dados, muito eficientes em redes domésticas, existem os pagos, mais indicados para empresas. Esse mercado cresce exponencialmente com cada vez mais opções de prestadores de serviços e recursos adicionais.
Para entender melhor como funciona essa maneira guardar as informações da sua empresa, conheça todos os benefícios do armazenamento na nuvem:
Menos dispositivos, mais espaço
Com o armazenamento na nuvem, tudo isso é coisa do passado. Como o próprio nome diz, os arquivos da sua empresa ficam na nuvem, ou seja, na internet, disponíveis, sem que estejam fisicamente nos computadores da sua empresa. Nesse sentido, é também possível gastar menos com memória para as máquinas do escritório.
Você pode contratar um serviço especializado na área. Com uma breve pesquisa é possível encontrar diversas empresas que oferecem o sistema de armazenamento em nuvem. Até mesmo sua hospedagem de sites pode disponibilizar o serviço, já que cada vez mais esta forma de armazenamento é procurada e requisitada pelos mesmos sites que utilizam seu serviço de hospedagem.
A grande vantagem nesse caso é que você centraliza vários serviços em um único lugar, tornando mais fácil a sua organização com pagamentos e serviços, além de contar com uma equipe especializada por cuidar dos seus dados.
Proteção dos dados
Recomendamos a leitura ERP em nuvem e como funciona e veja como essa tecnologia protege os dados do seu negócio
Muito pelo contrário, apenas internautas autorizados podem acessar esses dados, ou seja, você tem um controle de acesso. Nesse sentido, é possível dizer que se assemelha com o uso do e-mail. Hoje em dia, a grande maioria das pessoas têm serviços de e-mail na nuvem e nem por isso estão menos seguras em comparação a quando os seus e-mails eram salvos nos computadores.
Além disso, as informações são criptografadas, ou seja, transformadas em códigos que apenas pessoas autorizadas podem ler.
Facilidade no compartilhamento
Com o uso da nuvem, basta que o usuário acesse o serviço e localize o arquivo que deseja. Tudo bem que as demais formas de compartilhamento podem não exigir muito trabalho. Mas imagine que fosse preciso enviar um grande número de arquivo para outra pessoa.
Nesse caso, além de um dispositivo com bastante espaço é necessário muito tempo. Agora, imagine em uma empresa, quando muitas informações a todo o instante devem ser usadas por muitas pessoas. Dimensionado melhor é possível entender como esse benefício é importante.
Praticidade no acesso
Recursos personalizáveis
Em geral, as empresa que oferecem esse serviço oferecem recursos avançados, importantes para a segurança das suas informações, bem como demais funções para colaborar com o gerenciamento dos dados. Assim, tornando o serviço personalizado e mais eficiente.
Por fim, o preço do serviço pode variar conforme o número de volume de arquivos a ser armazenado, garantindo um bom custo-benefício. E mais, contratando uma empresa é ela quem vai migrar os dados da sua empresa que estão em computadores para a nuvem, o que exige conhecimento e tempo.