Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Empréstimo para empresas: quando fazer?

Empréstimo para empresas: quando fazer?

Sua empresa está passando por dificuldades financeiras? Será que está na hora de fazer um empréstimo? Saiba quando e cuidados deve tomar na hora de buscar empréstimo para o seu negócio.

Por GestãoClick
Atualizado em
Empréstimo para empresas: quando fazer?

O assunto empréstimo para empresas é bastante delicado e, por isso, quando se pensa em fazê-lo junto a uma instituição bancária é preciso levar em consideração diferentes aspectos. Para ajudar você na decisão: empréstimo para empresas: quando fazer? os tópicos a seguir abordam os seguintes temas:

  • Quando fazer empréstimo para empresas
  • Quais os cuidados ao buscar empréstimo
  • Como evitar ou planejar o empréstimo

emprestimo para empresas

Quando fazer empréstimo para empresas?

Embora o melhor seja evitar fazer empréstimo para a sua empresa, existem momentos em que eles podem ser realmente a única alternativa. Mesmo assim, é preciso considerar todas as possibilidades e, quando o empréstimo for inevitável, realizar levantamentos necessários para uma melhor decisão.

Em primeiro lugar, fazer empréstimo não substitui a importância de um planejamento financeiro, aliás, com ele pode ser até desnecessário a sua empresa ter que pegar dinheiro emprestado. Mas se essa for a saída, recomenda-se que o empréstimo esteja dentro do seu planejamento.

Assim, você tem um maior controle e pode evitar que a dívida se torna uma boa de neve. Além disso, fazer empréstimo não deve ser a sua primeira ideia quando precisa de dinheiro, pois é importante avaliar bem essa necessidade. Dependendo do caso, negociar com o credor é uma alternativa.

Também é preciso avaliar as condições da sua empresa, inclusive, os seus indicadores financeiros. Se eles não estão em ordem, o empréstimo vai apenas aumentar as dívidas. Ou seja, é preciso pensar no longo prazo e avaliar se existe dinheiro para pagar esse empréstimo dentro do prazo estipulado.

Se de antemão já sabe que não vai conseguir honrar a dívida, é melhor nem começar. Lembre-se que além do valor emprestado, os juros que recaem sobre o mesmo fazem com que a dívida cresça exponencialmente. Embora não exista uma resposta exata sobre quando fazer empréstimo, existe uma a respeito de quando não fazer.

É no momento em que se abre um negócio, pois quando se está no início, não se tem dados suficientes para fazer projeções no longo prazo e, por consequência, não tem como avaliar se é possível pagar pelo empréstimo.

Quais os cuidados ao buscar empréstimo?

Independente se o empréstimo for para adquirir novas máquinas para o seu negócio, para aumentar o mix de produtos que oferece ou para ter capital de giro, é preciso, em primeiro lugar, definir bem a finalidade do dinheiro e qual a quantia exata. Também é preciso ter o cuidado de avaliar o prazo da dívida.

É recomendado não escolher um empréstimo com um período muito longo de pagamento. Isso porque enquanto o empréstimo tiver que ser pago, parte do fluxo financeiro do seu negócio está comprometida. Outro cuidado é o de estar atento ao CET – Custo Efetivo Total, ou seja, o custo total da operação de crédito.

Esse valor deve ser comparado entre as diferentes linhas de crédito oferecidas pelos bancos. Taxas de seguro e de contrato podem elevar significativamente a taxa de juros. Avalie ainda demais exigências, entre elas, fatores de restrição, prazos,taxas administrativas e limites.

Você pode buscar linhas de crédito que sejam destinadas ao seu perfil, sendo que algumas linhas tornam a obtenção do dinheiro mais simples e segura.Existem, inclusive, empréstimos mais amigáveis a pequenas e micro empresas.

Para ter uma ideia, antes de solicitar um empréstimo, entre no site do Banco Central e calcule a taxa de juros do empréstimo que você precisa, assim, vai estar mais preparado. Já para garantir a obtenção do dinheiro, é necessário que a sua situação como pessoa física também esteja em dia, caso contrário, pode receber um não.

Como evitar ou planejar o empréstimo?

Para fazer empréstimo para a sua empresa, é fundamental conhecer as suas finanças e controlá-las. Essa medida ajudar no planejamento da sua empresa, solicitando um empréstimo adequado e pagando-o em dia. Nesse contexto, o software ERP é um grande aliado.

Ele é um ERP cloud que não só ajuda a fazer prospecções como também a avaliar a sua situação. O GestãoClick fazesse trabalho e pode ajudar você a até mesmo evitar a necessidade de um empréstimo. Com todas as informações financeiras da sua empresa em mãos é possível avaliar melhor quando terá o montante necessário.

Se estiver com dificuldade em gerenciar o seu financeiro, baixe a nossa PLANILHA GRÁTIS de controle financeiro.


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo