Lucratividade e rentabilidade: Veja as diferenças

Dentro do contexto empresarial existem diversos termos comuns aos profissionais da área, sendo que boa parte desses nomes designa determinado indicador, podendo este ser de desempenho, crescimento, faturamento e assim por diante. Independente do ramo ou setor de atuação existe dois indicadores indispensáveis para o planejamento estratégico de qualquer empresa, sendo importante todo o seu processo de estudo e análise.

Lucratividade e rentabilidade são conceitos simples e, erroneamente, são associados entre si, confundindo-se suas funções em muitos casos. Importantes se analisados separadamente, cada um dos termos possui um foco que ditará o andamento da empresa naquele quesito. Vamos entender, agora, quais são as reais diferenças entre estes termos e quais são as suas aplicabilidades no cotidiano empresarial?

Lucratividade

A raiz da palavra lucratividade é “lucro”, que nada mais é do que o reconhecimento, financeiro, alcançado através do trabalho que foi arduamente realizado. A lucratividade é uma variável que possibilita a visualização do lucro livre que cada item está tendo dentro da empresa. Ela colabora com os cálculos que determinam o preço que cada produto terá. 

Existe uma fórmula bem simples para se obter a lucratividade. Repare:
LUCRATIVIDADE = (Lucro líquido/Receita bruta) x 100

O resultado encontrado através deste cálculo representa a porcentagem de lucro do item analisado e, por ser neste formato, percentual, é um parâmetro costumeiramente usado para comparação entre empresas do mesmo setor ou que oferecem um mesmo tipo de produto.
Vale lembrar ainda que, lucro líquido, é o lucro que já sofreu as devidas deduções com impostos, devoluções, abatimentos, tributos federais, custos e despesas.

Rentabilidade

Já a rentabilidade analisa os números da empresa de forma mais abrangente, podendo determinar a viabilidade da compra de um estoque de produtos ou o investimento bruto na própria empresa. É importante ressaltar que nem sempre quantidade é qualidade. Muitas empresas que vendem bastante passam por problemas que são observados através deste cálculo, sendo que algumas, que não o exercitam, demoram a perceber a problemática, agravando a situação.
Sendo assim, o cálculo da rentabilidade ajuda na definição das estratégias de preços, auxilia na escolha de itens que passarão a oferecer valor promocional e assim por diante. 

A fórmula, semelhante à lucratividade, envolve o lucro líquido. Confira:
RENTABILIDADE: (Lucro líquido/Investimento total) x 100

A rentabilidade é o principal gerador de interesse em investidores, sendo que, para ser considerado como atrativo, os percentuais devem sempre estar elevados, com a receita superando os custos fixos e as despesas.

Fique de olho nos resultados financeiros!

Ambos os apontadores, lucratividade e rentabilidade, estão ligados aos resultados financeiros da empresa e são de importante uso na hora da definição de novas estratégias ou na reparação das já existentes. Para o empresário que deseja obter sucesso, saber responder satisfatoriamente, e com precisão, sobre os números do empreendimento, fará total diferença a ser observada no crescimento e rendimento da empresa.

Vale ressaltar ainda que a correta leitura dos números apresentados através destes cálculos possibilita o conhecimento sobre a saúde do negócio. Ainda existem recursos disponíveis para aplicar na empresa? Quais os recursos mínimos a serem utilizados nesta etapa do empreendimento? E, por fim, é possível afirmar que a empresa tem sido próspera em seus números?

Se você ainda não tem o costume de aplicar estas fórmulas dentro de sua organização, a dica é parar tudo e começar a averiguar como estão estes resultados.
Como citado anteriormente, um cálculo preciso pode apresentar percentuais diferentes dos que foram imaginados e, por isso, é importante estar totalmente ligado na realidade que as fórmulas podem oferecer com maestria.

Os cálculos são simples e precisos! Invista um pouco de tempo e conheça a rentabilidade e a lucratividade da sua empresa! 

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Quer se tornar um parceiro da GestãoClick?

Ganhe comissões recorrentes sobre as indicações
GestãoClick
Logo