Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Tendências do empreendedorismo em 2022

Tendências do empreendedorismo em 2022

Quer ideias de negócios lucrativos para empreender em 2022? Confira as tendências de empreendedorismo que terão destaque!

Por GestãoClick
Atualizado em
Tendências do empreendedorismo em 2022

Quer começar 2022 empreendendo com sucesso?

Estamos vivenciando a 4° revolução industrial, diretamente ligada aos avanços tecnológicos — o mercado está em constante desenvolvimento e a cada ano percebemos que diferentes tecnologias vêm desempenhando papel fundamental nas rotinas empresariais.

Então, em vez de mirar em qualquer tipo de negócio, é interessante conhecer as tendências do empreendedorismo para o ano que vem, baseadas no que já está fazendo sucesso ou demonstrando potencial atualmente.

Para saber quais são algumas dessas tendências, continue acompanhando este artigo!

Tendências do empreendedorismo: saiba quais negócios estarão em alta

Afinal, quais são as tendências do empreendedorismo para 2022? Confira:

  1. Gestor de tráfego: É uma das profissões fundamentais do marketing digital. O gestor de tráfego é o responsável por administrar ações de mídias das empresas, gerenciar anúncios em plataformas como youtube, google e instagram. Empresas que investem em marketing digital precisam planejar e mensurar constantemente os resultados.
  2. Espaços de coworking: o trabalho remoto promete ser o futuro não só para freelancers, mas também para profissionais liberais; espaços de coworking, também chamados de escritórios compartilhados, são alternativas satisfatórias para quem trabalha de maneira independente, mas não deseja ficar apenas em casa e quer continuar investindo em networking;
  3. Infoprodutos: Os infoprodutos são produtos digitais como e-books, cursos, video-aulas, webinars, por exemplo. A principal característica é a oferta de informação digital de relevância. Com os consumidores cada vez mais conectados, o consumo de mídias online cresce constantemente.
  4. Franquias: Apesar de ser um empreendimento com certas limitações, ainda vale a pena investir no setor de franquias, pois são negócios já testados e aprovados — os segmentos de alimentação saudável e de serviços inovadores, por exemplo, estão constantemente em alta;
  5. Dropshipping: É uma nova modalidade de vendas que consiste em vender itens que não tem em estoque. Os itens são comprados por encomenda e este estoque fica por conta de uma empresa terceirizada. Uma das vantagens comparado ao e-commerce tradicional é o baixo investimento na aquisição de produtos, a partir de que todo estoque é disponibilizado por terceiros.
  6. Blogs: Você conhece as vantagens de ter um blog para sua empresa? Lojas e marcas de todos os tamanhos utilizam seus blogs para oferecer conteúdo de qualidade ao público e consequentemente atrair mais clientes.
  7. Clubes de assinatura: Atualmente existem clubes de assinatura para praticamente todos os tipos de negócio! Funciona da seguinte forma: os assinantes recebem mensalmente um kit de produtos. Existem clubes de livros, cosméticos, alimentos, produtos para casa, pet e outros. É possível estruturar seus produtos em uma caixinha enviada mensalmente para seus clientes?

Além do que foi visto acima, o mercado está fervilhando também nos segmentos de softwares e aplicativos, plataformas de trabalho remoto, consultorias de marketing digital e tecnologias inovadoras.

Entenda o que você precisa para empreender com sucesso

Está iniciando agora no mundo do empreendedorismo e ainda não sabe muito bem o que fazer ou o que esperar?

Bom, um dos primeiros passos é se preparar para lidar com questões burocráticas desde o início e entender que a inovação às vezes não é opção, e sim necessidade.

A seguir, confira outras dicas:

  • Primeiramente, saiba que há muitos desafios a serem superados — empreender exige resiliência, comprometimento e persistência;
  • Invista em sua qualificação: se capacite por meio de cursos, estude a teoria relacionada ao seu negócio (como termos técnicos e conceitos da área, por exemplo) e teste seus conhecimentos na prática;
  • Crie um plano de negócio completo, bem detalhado e estruturado: se planejar estrategicamente antes mesmo de empreender evita falhas no percurso;
  • Dê a devida atenção à gestão financeira;
  • Invista em marketing digital;
  • Ofereça treinamentos para sua equipe;
  • Utilize ferramentas integradas de gestão, aplicativos ou outros tipos de softwares;
  • Aprenda a controlar o orçamento da empresa;
  • Saiba separar os gastos da pessoa física dos gastos da pessoa jurídica.

Tecnologias promissoras para empresas: conheça a contabilidade digital

No Brasil, os contadores tendem a demorar mais para cumprir obrigações, já que no país o sistema tributário apresenta certa complexidade, os clientes demoram para disponibilizar as informações e documentos pedidos, alguns dados enviados são incorretos e algumas informações chegam incompletas. Cansa só de ler, não é?

Mas agora, por meio da contabilidade digital, a documentação da empresa é passada para o contador automaticamente, sem a necessidade do profissional ficar atrás das informações a serem passadas pelo cliente.

“Mas por que a integração contábil é tão importante?”, você pode se perguntar. Explicamos: ela é fundamental para otimizar os processos operacionais da empresa. Resumidamente, seu sistema contábil é integrado à área financeira do cliente, basta exportar os dados fiscais e contábeis com apenas alguns cliques. Fácil, rápido e muito útil.

Utilize as funcionalidades do GestãoClick, dê adeus aos problemas de comunicação e aumente a produtividade!

Enfim, neste artigo vimos algumas tendências do empreendedorismo. Lembrando que, enquanto a reforma tributária não chega para facilitar a rotina dos profissionais da área de contabilidade, é preciso otimizar processos.

E então, o que achou das tendências do empreendedorismo para 2022? Se ainda não decidiu em qual ramo investir, conheça agora outros modelos de negócios lucrativos!


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo