Como cadastrar um orçamento?

Neste tutorial, ensinaremos como gerar um orçamento de produtos. Caso você queira gerar um orçamento de serviço, siga as mesmas orientações alterando somente os caminhos do sistema. 

Para gerar um orçamento de produtos, navegue até Orçamentos > Produtos > Adicionar orçamento e será lhe apresentada a tela de novo orçamento:
Neste primeiro passo, informe em seu orçamento as informações como Nome do cliente, Produtos, Transporte e Forma de pagamento.
Data do orçamento é preenchida automaticamente com a data do dia, podendo ser alterada pela data desejada. 
Vendedor também é preenchido automaticamente de acordo com o usuário logado, podendo ser alterado caso haja permissão para executar tal ação. Não é obrigatório vincular um vendedor ao orçamento

VINCULAR UM CLIENTE AO ORÇAMENTO
No campo cliente digite no mínimo 3 carácteres para buscar um cliente já existente no sistema, e depois selecione-o. Caso este cliente não esteja cadastrado no sistema, você pode cadastra-lo de duas maneiras:

1ª: Pela própria tela de adicionar orçamento
Ao digitar o nome do cliente, o sistema vai começar uma buscar para encontrar o nome digitado, caso o sistema não encontre nenhum resultado, será exibido um botão Cadastrar novo onde será possível cadastrar o cliente sem ter que sair da tela de adicionar orçamento. Para cadastrar o  cliente basta clicar no botão, preencher os dados corretamente e depois clicar em cadastrar que o cliente já será cadastrado e vinculado ao orçamento automaticamente.

2ª: Pela tela de clientes
A segunda opção, é cadastrar os dados do cliente antes de gerar o orçamento, para isto navegue até  Cadastros > Clientes > Adicionar cliente. Preencha os dados do cliente depois clique em Cadastrar.

VINCULAR OS PRODUTOS AO ORÇAMENTO

Para vincular um produto ao orçamento, ele deve estar cadastrado anteriormente no sistema. Para fazer isso navegue atéProdutos > Gerenciar produtos > Adicionar produto, preencha os dados corretamente e depois clique em Cadastrar.

Com o produto já cadastrado no sistema, basta clicar no campo de produto, digitar o nome ou  código do produto e clicar sobre o item desejado. Preencha a quantidade a ser vendida, o tipo de valor de venda e o valor unitário e pronto.
Você pode adicionar quantos produtos quiser a este orçamento, basta clicar no botão Adicionar novo produto e preencher os dados conforme explicado anteriormente.

VINCULAR UMA TRANSPORTADORA AO ORÇAMENTO

O próximo passo é informar se haverá Cobrança de frete, onde o pagamento será por parte do cliente, desta forma, o valor do frete é acrescido sobre o valor total do ro.
Caso queira vincular uma transportadora, digite o nome no campo transportadora. Para cadastrar um nova transportadora no sistema, você pode utilizar o botão Cadastrar novo seguindo o mesmo padrão de cadastrar cliente explicado anteriormente ou acessar Cadastros > Transportadora > Adicionar transportadora.

CONFIGURAR A FORMA DE PAGAMENTO

Esta opção determina se a venda será à vista ou parcelada.
Caso marque a opção parcelada,o sistema fará a geração das parcelas e ficará disponível a opção de alteração das datas, parcelas e forma de pagamento. 

FINALIZAR O ORÇAMENTO
Preenchido todos os dados corretamente, clique no botão Cadastrar, e será exibida uma mensagem de sucesso.

ENVIAR O ORÇAMENTO POR E-MAIL
Caso queira enviar o orçamento para o cliente via e-mail, acesse a página de Listar orçamentos > Mais ações (botão verde com setinha branca) > Enviar orçamento por email. Preencha os dados corretamente, depois clique em Enviar.

GERAR UMA VENDA A PARTIR DO ORÇAMENTO
Com o orçamento já cadastrado, é possível transforma-lo em uma venda. Para isso acesse a página de Listar orçamentos > Mais ações (botão verde com setinha branca) > Gerar venda. Verifique se os dados estão corretos, depois clique em Cadastrar.