Como administrar os recebimentos da minha empresa?

O Contas a receber é utilizado para controlar todos os recebimentos da empresa.
Esta funcionalidade permite um maior acesso e controle as suas contas, para garantir que os seus recebimentos sejam feitos dentro do prazo de vencimento.

Os valores que aparecem no Contas a receber, provém de lançamentos inclusos manualmente ou recebimentos gerados através de vendas e serviços.

GERENCIAR O CONTAS A RECEBER

Para gerenciar contas a receber acesse o menu Financeiro > Contas a receber. Por padrão o sistema filtra somente os recebimentos realizados no mês atual sendo possível alterar este período clicando no botão Busca avançada ou no botão Período.

Na tela de listar recebimentos temos: 

Adicionar recebimento: Clique neste botão para adicionar um novo recebimento manualmente.

Período: Utilize este botão para filtrar o período dos recebimentos.

Busca avançada: Utilize o busca avançada para filtrar os recebimentos por período, categorias, situação, conta bancária, forma de pagamento e média de valores.

Ações em massa: Utilize esta ferramenta para confirmar ou cancelar vários recebimentos de uma só vez.

Imprimir recebo: Para imprimir o recibo de um determinado recebimento, clique em mais ações (botão verde com uma setinha) e depois clique em imprimir recibo.

Imprimir boleto: Para imprimir o boleto de um determinado recebimento, clique em mais ações (botão verde com uma setinha) e depois clique em imprimir boleto. Para que esta funcionalidade funcione, o recebimento deve estar vinculado a uma conta bancária configurada para gerar boleto, a forma de pagamento deve ser boleto bancário ou uma outra forma de pagamento configurada para gerar boletos e deve ter uma empresa/pessoa vinculada ao recebimento.

Enviar boleto por e-mail: Esta funcionalidade permitir enviar o boleto para o cliente ou pessoa vinculada. Para enviar o boleto por e-mail clique em mais ações (botão verde com uma setinha) e depois clique em Enviar boleto por e-mail.

ADICIONAR UM NOVO RECEBIMENTO

Para incluir o novo recebimento, clique no botão Adicionar recebimento. Na tela de adicionar recebimento temos:

Categoria: Este campo obrigatório  é utilizado para agrupar os recebimentos nos relatórios. 
A categoria selecionada faz parte de um grupo dentro do Plano de Contas. As categorias podem ser gerenciadas através do menu Financeiro > Cadastras auxiliares > Categorias de finanças.

Ocorrência: Esta opção determina se o recebimento será único ou parcelado.
Caso informe como Parcelada/Recorrente o sistema fará a geração das parcelas e ficará disponível a opção de alteração das datas, parcelas e forma de pagamento. Este processo economiza tempo e agiliza o lançamento de contas.

Valor : Valor do recebimento.

Data de vencimentoData de vencimento do recebimento.

Forma de pagamento: Forma de pagamento da despesa.

Conta bancária; C
onta bancária para o recebimento. As contas bancárias podem ser gerenciadas através do menu Financeiro > Contas bancárias.

Empresa/pessoa: Empresa ou pessoa que pagará o recebimento. Pode ser um Cliente, Fornecedor, Transportadora, Funcionário ou uma outra entidade.

Anexos: Podem ser anexados arquivos relacionados ao recebimento (ex.: comprovantes).

Preencha estes campos corretamente e depois clique e cadastrar.