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5 erros que todo MEI deve evitar

Além de conhecer o que fazer, você deve entender quais os principais evitar para garantir o sucesso da sua MEI e fazer uma gestão mais eficiente.

Por GestãoClick
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5 erros que todo MEI deve evitar

O Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria, seja de maneira autônoma ou freelance, e que é legalmente regularizado como microempresário.

Contudo, para se tornar MEI é necessário ter um faturamento de até R$ 60.000,00 por ano, além de não ter qualquer participação em outra empresa, seja como sócio ou titular. Ao iniciar essa jornada é comum que surjam alguns erros que todo MEI deve evitar para garantir o sucesso do seu negócio.

Erros que todo MEI deve evitar 

Bem, se você é um trabalhador autônomo ou está pensando em se tornar um MEI, é importante ficar atento para evitar determinadas falhas que podem impactar negativamente o seu negócio.

Para te ajudar a ficar mais atento e driblar esse tipo de situação, separamos os 5 erros mais comuns cometidos por MEI:

1) Respeite prazos fiscais

Você não deve deixar nada para última hora, principalmente o que diz respeito a obrigações fiscais.

Ou seja, mantenha-se constantemente atualizado a respeito das responsabilidades fiscais, dando valor e priorizando os prazos das declarações fiscais, que são itens necessários para a regularização da sua empresa.

Além disso, é importante que você passe a entender melhor sobre quais impostos a sua empresa deve pagar e esteja em dia com as demais obrigações fiscais. Isso inclui conhecer de maneira mais profunda as alíquotas e as opções de recolhimento de impostos, pesquisando a respeito e consultando profissionais da área.

Leia também: Guia completo de impostos e tributações.

2) Separe as finanças pessoais das empresariais

Um erro muito frequente que muitos MEIs cometem é acabar misturando as finanças pessoais com as empresariais.

Esse problema é bastante comum, por isso você deve ficar sempre alerta a respeito da sua gestão de contas. Uma dica para aprimorar esse processo é manter um fundo de garantia para suprir as finanças empresariais, ou seja, capital de giro no qual você tenha segurança para manter a sua empresa crescendo no mínimo 10% ao mês.

Para além, é primordial que você separe as contas bancárias empresariais e pessoais. Esse cuidado garante melhor organização financeira e facilita o controle monetário do seu negócio, evitando confusões e erros no momento de contabilizar lucros e despesas.

Outra vantagem de separar as finanças é conseguir monitorar de forma eficiente os resultados financeiros da sua empresa. Isso te auxiliará a identificar mais rapidamente oportunidades e a planejar melhorias gerais.

Por isso, tenha disciplina, mantenha essa separação bem clara e garanta a organização e a transparência dos seus processos financeiros.

Leia também: Melhores bancos para abrir uma conta MEI em 2023

3) Atualize-se constantemente

Um dos problemas comuns de quem trabalha como MEI é não se atualizar.

Então, se você deseja alavancar o seu negócio não faça parte desse grupo. Para isso, faça bom uso das tecnologias, além de buscar adquirir conhecimento de mercado, de processos necessários para a execução de uma tarefa e de fomas de melhorar o relacionamento interpessoal da sua equipe.

Sendo assim, fique atento à concorrência, ao que os seus clientes estão buscando e às mudanças econômicas. Ou seja, é importante ter ciência das mudanças quanto à legislação e aos impostos fiscais que você deve pagar, além de acompanhar as tendências do mercado e necessidades do público-alvo.

Assim, com as novas soluções de mercado, surgem diversos métodos de executar aquele determinado serviço. Em outras palavras, não dê as costas a essas mudanças e busque estar sempre um pé à frente na sua área de atuação.

4) Precifique serviços e produtos de forma correta

A maior armadilha dos microempreendedores é não utilizar os critérios corretos na hora de estabelecer o preço do seu produto ou serviço.

Esse tipo de falha pode prejudicar o seu trabalho e, em muitos casos, levar à falência do seu negócio. Assim, quando for estabelecer o preço, leve em consideração todas as despesas envolvidas para a execução do seu trabalho, além do percentual de lucro que você precisa/deseja alcançar.

Leia também: Quanto Custa ser MEI, qual o faturamento permitido e valor de taxas?

5) Utilize todas as ferramentas disponíveis

Ignorar as novidades do ramo da tecnologia é um descuido bastante prejudicial para o bom desenvolvimento de um MEI.

Seja por medo do grau de dificuldade, pela ausência de recursos ou pela falta de instrução, a resistência a ferramentas tecnológicas é bastante comum entre os microempreendedores. Porém, o que é preciso ser levado em consideração é a ampla praticidade e acessibilidade dos recursos tecnológicos disponíveis atualmente.

Os softwares de gestão empresarial são um exemplo de ferramenta que propicia maior controle geral de diferentes tipos de processo e operações do MEI. O GestãoClick, por exemplo, é uma ferramenta desenvolvida para solucionar as dores de micro, pequenos e médios empreendedores. Por essa razão, ele é a ferramenta perfeita para MEIs que desejam otimizar seus procedimentos empresariais de maneira simplificada e eficiente.

O nosso software desempenha um papel fundamental na organização e no controle financeiro do MEI, o que acarreta em muitos benefícios para o seu negócio. Por isso, é interessante que você busque saber cada vez mais sobre o ERP da GestãoClick. Vamos lá?

A importância do GestãoClick para o MEI 

Como dissemos anteriormente, o GestãoClick foi pensado para sanar problemas específicos de micro, pequenos e médios empreendedores. Por isso, sua importância e seus pontos de melhoria e otimização baseiam-se nos gargalos encontrados na gestão empresarial de empreendedores desses portes.

Veja a seguir algumas das funções do GestãoClick que ajudam a melhorar a gestão do MEI:

E para ficar ainda mais completo, o GestãoClick possui design intuitivo e ferramentas de fácil utilização, tornando-se simples e ágil mesmo para aqueles empreendedores que não possuem tanta aptidão tecnológica.

Outra característica marcante e benéfica do nosso sistema é que ele não depende de dispositivos específicos e nem de programas baixados em um determinado equipamento, ele é 100% online. Então, para acessá-lo, basta que você possua conexão com a internet. Legal, né? Isso ajuda a reduzir custos de instalação e treinamento.

Também possuímos suporte humano, especializado e gratuito, para potencializar ainda mais a sua experiência com o GestãoClick. Faça o teste gratuito por dez dias e acesse todas as funcionalidades!


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