Materiais ricos
Início » Blog » Gestão Financeira » Automação de processos financeiros: conheça os benefícios

Automação de processos financeiros: conheça os benefícios

A automação de processos financeiros é uma forma utilizada para facilitar os controles de gestão de finanças, sendo uma prática bastante utilizada no mundo dos negócios.  Isso possibilita às empresas automatizarem suas atividades rotineiras, resultando em economia de tempo, redução de erros, prevenção de retrabalhos e, consequentemente, otimização da gestão do negócio. Neste conteúdo, abordaremos […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Automação de processos financeiros: conheça os benefícios

A automação de processos financeiros é uma forma utilizada para facilitar os controles de gestão de finanças, sendo uma prática bastante utilizada no mundo dos negócios. 

Isso possibilita às empresas automatizarem suas atividades rotineiras, resultando em economia de tempo, redução de erros, prevenção de retrabalhos e, consequentemente, otimização da gestão do negócio.

Neste conteúdo, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre a automação de processos financeiros, os benefícios da implementação, além de uma dica de ferramenta para auxiliar no seu controle financeiro.

Veja os tópicos abordados:

  • Benefícios da automação de processos financeiros;
  • Como implementar a automação na sua empresa;
  • Automação de processos financeiros em pequenas e médias empresas
  • O GestãoClick como facilitador de gestão.

Acompanhe agora! 

Benefícios da automação de processos financeiros

A automação de processos financeiros conta com uma série de benefícios para a sua empresa. Essa é uma estratégia que tem sido cada vez mais adotada para aprimorar a gestão financeira e impulsionar as vendas do seu negócio.

Confira alguns dos benefícios desse tipo de automação:

  1. Redução de erros e retrabalhos: os processos feitos de forma manual estão mais propensos a erros e retrabalhos. Com a automação, as atividades são realizadas com maior precisão e eficiência, reduzindo a quantidade de erros que ocorrem durante o processo.
  2. Economia de tempo: com a automação de processos financeiros, realizar as tarefas torna-se algo mais rápido e prático e, com a economia de tempo, você consegue focar em atividades que agregam mais valor para a sua empresa.
  3. Aumento da produtividade: você e sua equipe conseguem finalizar as atividades com maior agilidade e precisão, aumentando a produtividade diária e a eficiência.
  4. Tomada de decisões mais assertivas: além disso, por meio da automação, as empresas conseguem tomar decisões mais precisas com base em dados atualizados em tempo real.
  5. Mais segurança e controle: você começa a ter maior controle sobre informações e transações financeiras da sua empresa, reduzindo riscos de erros e fraudes

Como implementar a automação de processos financeiros

A princípio, assim como você age ao implementar qualquer outro procedimento na sua empresa, é importante seguir alguns passos para executar corretamente a automação de processos financeiros.Veja agora as principais etapas:

Identifique e automatize os processos

Primeiramente, você precisa identificar quais processos da sua empresa podem e devem ser automatizados. Para isso, basta mapear todas as tarefas feitas manualmente no dia a dia e verificar quais são as mais repetitivas e trabalhosas. 

Escolha uma ferramenta de gestão

Em seguida, após identificar os processos, é importante escolher uma ferramenta de gestão para executar as atividades diárias. O ERP GestãoClick é o software ideal para empresas que buscam por automatização de processos financeiros

Além disso, ele disponibiliza diversas funcionalidades de gestão para que você consiga controlar, de forma eficiente, todas as necessidades da sua empresa.

Com a gestão financeira disponibilizada pelo GestãoClick é possível controlar o seu contas a pagar e a receber, o seu fluxo de caixa, o plano de contas, o centro de custos, além de auxiliar a realizar conciliação bancária e muito mais. 

No nosso software, você encontrará uma variedade de ferramentas que auxiliam no gerenciamento completo da sua empresa, incluindo cadastro de clientes, controle de vendas, emissão de notas fiscais e boletos, relatórios, contratos, orçamentos, ordens de serviço e muito mais.

Capacite seus colaboradores

O treinamento da sua equipe é fundamental para que todos estejam capacitados para realizar a automação de processos financeiros por meio da ferramenta de gestão. 

Dessa forma, você assegura que os seus colaboradores executem os procedimentos corretamente e que o seu negócio aproveite plenamente todos os benefícios oferecidos.

Monitore os resultados 

Por fim, após implementar a automação, é necessário realizar o monitoramento e a avaliação de todos os dados e resultados obtidos. Isso possibilita a identificação de possíveis gargalos na gestão e aprimoração dos pontos que podem ser melhorados.

Crie planos de ação

Depois de identificar as restrições na gestão da sua empresa, é o momento de desenvolver estratégias de execução eficazes para resolver os problemas e implementar novas abordagens de solução de problemas, alinhadas à automação dos processos financeiros.

Automação de processos financeiros em pequenas e médias empresas

Como dito no início deste conteúdo, a automação de processos financeiros vem sendo utilizada por diversas empresas de diferentes segmentos e portes. 

Porém, muitos gestores de empresas de pequeno e médio porte acreditam que apenas grandes empresas, com orçamentos e recursos gigantescos, utilizam a automação.

No entanto, isso não é verdade. Existem inúmeras soluções de automação que podem ser implementadas e adaptadas de acordo com as necessidades de cada empresa, independentemente do seu tamanho

As pequenas e médias empresas podem e devem utilizar os recursos de automação para facilitar a sua gestão financeira. E, conforme citado anteriormente, uma das principais vantagens da utilização dessa ferramenta é a economia de tempo e de recursos financeiros. 

Ao otimizar tarefas de gestão consideradas repetitivas, você e sua equipe aproveitam o tempo para buscar soluções e estratégias com maior valor agregado para a empresa, em vez de gastá-lo em lançamentos manuais.

O GestãoClick como facilitador de gestão

Por fim, a automação de processos financeiros é um processo indispensável para empresas que buscam facilitar o gerenciamento com mais eficiência e produtividade.

Além disso, essa automação ajuda a reduzir custos e auxilia numa maior segurança das informações financeiras. Para mais, essa prática está em constante evolução tecnológica, portanto, é importante estar atento a todas as tendências mercadológicas e novidades na área de automação.

E, se você ainda não implementou, porque está em dúvida ou porque não conhece nenhum sistema de gestão que auxilie a sua empresa na automação de processos financeiros e também em outras áreas de gestão empresarial, conheça agora o software GestãoClick.

O nosso ERP é um sistema de gestão empresarial integrada, que facilita e otimiza processos de administração de um determinado empreendimento, de qualquer que seja o porte. Comece a testar por 10 dias grátis todas as soluções que ele oferece para a sua empresa, basta clicar aqui!

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Converse com um de nossos especialistas e garanta condições especiais!

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo