6 dicas para vender no Instagram

Quer conquistar novos clientes e aumentar o faturamento da sua loja virtual? Já pensou colocar seu e-commerce em uma vitrine virtual para mais de 110 milhões de usuários olharem seus produtos todos os dias? O Instagram é a quarta maior rede social mais usada no Brasil, ficando atrás apenas do WhatsApp, YouTube e Facebook. Oferecendo grandes oportunidades para os empreendedores que desejam expandir sua marca e atrair novos consumidores. 

No entanto, é comum encontrarmos diversas lojas aproveitando os benefícios desse canal de vendas, criando um ambiente competitivo. Por isso, é importante investir em táticas para vender mais pela rede social e manter os resultados da sua loja virtual positivos. 

Continue lendo para saber os motivos de ter uma loja no Instagram e seis dicas de como vender mais nessa plataforma. Confira! 

Por que vender no Instagram?

O Instagram surgiu como uma rede social para as pessoas que amam fotografia e desejam compartilhar suas imagens com outras pessoas. Porém, essa plataforma cresceu ao longo dos anos e se adaptou a cada evolução da tecnologia.

Ela começou como um aplicativo exclusivo para usuários da Apple e depois, expandiu-se para diversas plataformas e celulares. Hoje, o Instagram abre espaço para criadores de conteúdo e lojistas que desejam vender os seus serviços e produtos na internet. Além disso, qualquer pessoa pode usar essa ferramenta para divulgar o seu trabalho.

As funcionalidades da rede social também cresceram, permitindo a divulgação de fotos, vídeos, stories, vídeos curtos, links do seu site de vendas, entre outras funções que permitem que um negócio construa uma imagem para sua marca

Portanto, o Instagram não é apenas uma rede social de fotos. Ele também é utilizado por empresas para comercializar os seus produtos, atingir mais consumidores e manter um relacionamento com os clientes

Com tantas pessoas ativas na plataforma, os empreendedores podem aproveitar as oportunidades e utilizá-la como um canal de vendas. Alguns motivos para isso são:

  • Mais da metade dos usuários do Instagram seguem perfis de empresas;
  • A plataforma oferece o Instagram Shopping, um recurso que permite adicionar links do seu e-commerce e fotos dos seus produtos;
  • É possível atingir pessoas reais e aumentar o engajamento com sua marca;
  • Os usuários descobrem novos perfis e produtos na plataforma todos os dias.

Além de auxiliar nas vendas e divulgação do seu e-commerce, esse aplicativo também pode servir para que uma marca conheça melhor seu público. A partir da análise e entendimento das características e necessidades desses indivíduos, é possível criar um plano de marketing e ações que geram mais vendas no Instagram para sua loja. 

Tenha em mente também que, se a sua empresa não estiver presente nessa rede, os seus concorrentes estarão. Nesse cenário, eles podem roubar os seus consumidores. E você não quer isso, certo? Portanto, vale a pena investir em boas dicas para vender no Instagram a fim de consolidar sua marca na internet e conquistar novos compradores. Continue lendo e saiba como!

Como ter um perfil comercial para vender no Instagram?

Se você pensa em montar um e-commerce ou começar a vender pelo Instagram para ganhar dinheiro com a internet, é essencial criar uma conta comercial no Instagram. A rede social oferece um recurso de compras diretamente no seu perfil, sendo muito útil para todos os tipos de empresa, além de permitir conversar com seus consumidores e atrair novos clientes.

Veja um passo a passo de como ter um perfil comercial no Instagram: 

  1. Primeiro, é preciso ter uma conta na plataforma. 
  2. Depois de criar a sua, abra seu perfil, toque nas três barras no canto superior do aplicativo e vá em “Configurações”;
  3. Clique em conta e selecione a opção “mudar tipo de conta ou mudar para conta empresarial”;
  4. Agora, você terá alguns passos para seguir até essa etapa ser finalizada. Comece clicando em “Continuar” e selecione uma categoria para representar o seu negócio;
  5. Escolha entre criador de conteúdo ou empresa e toque em “Avançar”;
  6. Aqui, você pode inserir diferentes informações sobre sua marca para facilitar o contato dos usuários e vincular a sua página com o Facebook —  ação fundamental para gerenciar seu perfil e criar anúncios;
  7. Depois disso, sua conta está 100% configurada e pronta para você vender online!

Para usar a ferramenta “Loja” no seu perfil é preciso ter uma conta comercial e vinculá-la com o Facebook. Feito isso, conecte seu perfil com o catálogo do seu e-commerce ou o Gerenciador de Negócios e faça as marcações dos seus produtos nos posts do seu feed. 

Há muitas vantagens em ter uma conta comercial no Instagram. As principais incluem o acesso a métricas das interações com seu perfil, funcionalidades extras, conhecimento do seu público e possibilidade de promover os seus posts. 

6 dicas para vender no Instagram

Como você viu, essa plataforma conta com diversos usuários ativos. Mundialmente, eles somam mais de 1 bilhão. Sabendo disso, confira algumas dicas para vender no Instagram!

1. Tenha uma biografia

Você sabia que ter uma bio interessante no Instagram aumenta a curiosidade dos usuários pela sua marca e produtos? A biografia é um pequeno texto que descreve ou resume sua empresa e o que você vende. 

Atualmente, ela pode ser usada de diferentes formas. Por exemplo, você pode incluir hashtags e emojis para representar sua marca na rede social, criando uma memória na mente dos seguidores por meio de fotografias, ícones e pequenas frases.

É interessante que a sua bio informe os consumidores sobre seu empreendimento, além de aproximá-los dos seus produtos ou serviços. Nesse momento, procure ser claro e preciso na descrição do seu perfil e foque em diferenciar sua marca dos outros perfis. Além disso, não esqueça de incluir seus canais de contato, como um link na bio para o site, um link de acesso rápido ao WhatsApp, telefone de atendimento, endereço, e-mail etc. 

2. Publique fotos em boa qualidade 

O Instagram começou como uma plataforma de fotos e até hoje, esse aspecto é fundamental para as empresas que desejam apresentar os seus produtos aos clientes. O poder da marca está ligado à sua imagem e às ideias relacionadas a ela. 

Nessa dica para vender no Instagram, publique imagens relacionadas ao seu segmento de mercado. Por exemplo, se você vende camisetas de bandas, apresente todos os detalhes das estampas das suas roupas para conquistar esse público e mostrar todos os elementos do seu produto. Você também pode investir em fotos relacionadas ao meio musical. 

Uma estratégia que muitas empresas utilizam para postar fotos em boa qualidade é publicar os conteúdos no Instagram pelo computador. Muitas vezes, essa tática facilita o trabalho dos profissionais e garante fotos com melhor qualidade. 

3. Faça parcerias com influenciadores

Conectar sua empresa a influenciadores digitais é outra forma de vender no Instagram. Hoje, essas pessoas têm milhares (ou até milhões) de seguidores e podem atrair novos clientes para sua marca. 

No entanto, é fundamental fazer parcerias com os criadores de conteúdos que estejam relacionados ao que você vende e ao posicionamento da sua empresa no mercado. Assim, fica mais simples estabelecer uma identificação com esses indivíduos. 

Lembre-se que nem sempre um número alto de seguidores significa que você deve fechar parceria com aquele influenciador. É interessante avaliar o usuário, entender quais pontos são relevantes para sua empresa e quais benefícios podem ser obtidos com essa parceria. Às vezes, influenciadores menores podem gerar melhores resultados para sua marca por um investimento reduzido em comparação com uma pessoa com milhares de seguidores.

4. Apresente conteúdos inovadores

Uma das principais dicas para vender no Instagram é criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Para isso, esteja atualizado sobre as tendências do seu setor para aproveitar as oportunidades.

Além disso, fique atento às estratégias dos concorrentes para desenvolver publicações mais interessantes e atraentes. Isso não significa copiar as suas ações, mas sim criar algo com uma abordagem diferente e que dê destaque para sua empresa e produtos. 

Também é interessante estar atento aos horários de divulgação dos seus conteúdos. Por isso, identifique os melhores horários para postar fotos no Instagram conforme as métricas do seu perfil. 

5. Use hashtags 

Apostar nas hashtags também é uma forma de vender no Instagram. Por meio delas é possível atingir novos usuários e segmentar seu público. Você pode inseri-las nas legendas dos seus posts, nos stories e até na biografia. 

6. Interaja com seu público

Para vender no Instagram e conquistar novos clientes é fundamental interagir com as pessoas, tirar dúvidas, solucionar possíveis problemas com um produto e até oferecer descontos e promoções, por exemplo. 

As redes sociais foram criadas para a interação entre usuários e nos perfis de negócios isso não é diferente. As empresas devem utilizar esse meio de comunicação para se  aproximar dos seus consumidores, conquistar confiança e desenvolver um relacionamento — ação que impulsiona a fidelização de clientes.

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