Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » Profissionalizando o seu negócio: saiba o que é branding da marca!

Profissionalizando o seu negócio: saiba o que é branding da marca!

Chegou a hora de profissionalizar o seu negócio! Você sabe o que é branding da marca? Então, leia este artigo já!

Por GestãoClick
Atualizado em
Profissionalizando o seu negócio: saiba o que é branding da marca!

Você sabia que a falta do branding da marca pode prejudicar o crescimento do seu empreendimento? Pois é,  atualmente a competitividade do mercado é desafiadora, e saber administrar a sua marca é fundamental para sair na frente dos seus concorrentes.

Se você quer aprender a usar esse conceito a favor da sua marca, é preciso começar a entender os aspectos do branding de forma simples e otimizada. A partir disso, você conseguirá direcionar os esforços dos seus vários setores para que eles contribuam para a consolidação do seu negócio no mercado.

No artigo de hoje, apresentaremos o conceito de branding de marca e por onde você deve começar para colocá-lo em prática.

Acompanhe a leitura!

O que é branding da marca? 

Branding é a gestão de uma marca. Mas, você realmente sabe o que isso significa? Então, vem cá!

Gerir uma marca é criar ações em todas as áreas do seu negócio para torná-la conhecida, apreciada e desejada. Com uma boa estratégia, sua empresa adquire a capacidade de se conectar com seu público a fim de otimizar a fidelização dos clientes e torná-los verdadeiros fãs da marca.

Porém, antes de fazer branding é preciso entender também o que é a marca. Diferente do que muitos pensam, a sua marca não é o logotipo, símbolo, mascote e (muito menos) os serviços que você oferece. Ela é, de fato, intangível. Ou seja, um conceito abstrato (e único) que envolve a percepção do público. Afinal, o papel do branding também é conscientizar a audiência e, consequentemente, criar uma comunidade que se una em torno dele. 

Por exemplo, quando alguém que é fã da sua marca compra um produto, essa atitude não mostra apenas que o objeto foi adquirido. A compra também é uma forma de expressão. Parece confuso, mas não é! 

Ao realizar a compra, o consumidor afirma sua conexão com os ideais que permeiam a sua marca. À medida que mais pessoas como este consumidor forem atingidas, mais fãs a sua marca conquista.

“Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.” Seth Godin

Em resumo, essas práticas auxiliam na criação de valores além dos produtos. Ou seja, é mais que o produto, é quem a marca é. Podemos dizer ser a criação de significado por meio de símbolos. Fantástico, não é mesmo?

Você também pode se interessar → 3 dicas para divulgar sua empresa na internet

Afinal, qual a importância do Branding para o sucesso da sua marca?

O branding de marcas é importante para dar mais visibilidade e vantagem competitiva em um ambiente cada vez mais acirrado. Ao aplicar técnicas e ferramentas para engajar os consumidores e permitir que eles se identifiquem dentro de uma determinada marca, a estratégia cria um relacionamento responsável por influenciá-los nas decisões de compra.

Por isso, a empresa se posiciona no mercado para conquistar o coração e a mente dos clientes, ganhando reconhecimento e autoridade. Desse modo, gera mais lucro e atrai mais pessoas.

É importante salientar que as duas expressões “branding” e “marca” não são sinônimas, embora estejam relacionadas. Uma marca é um conjunto de ideias – imagens, sons ou palavras – que produzem um símbolo usado para identificar serviços ou produtos no mercado, distinguindo-os de outras empresas.

Branding, por outro lado, é sobre prática, ou seja, inclui planejar para implementar a estratégia que envolve ações de uma empresa, levando a marca a ser reconhecida. Portanto, dizemos que a marca é um resultado do branding.

Aprenda a desenvolver uma estratégia de branding 

Agora que você já entendeu o conceito e a importância do branding, está na hora de aprender como ele se relaciona com as ações de marketing e os demais departamentos da sua empresa. Então, vamos lá!

1. Atenção na gestão!

Para que a gestão da marca seja consistente e honesta, primeiro ela precisa colocar em prática seus valores conceituados. Nesse caso, o papel do branding é alinhar a gestão da própria empresa com os valores da marca. Desde o relacionamento com todos os stakeholders do seu negócio, até como os processos internos são conduzidos. Portanto, ficou claro que eles devem ser incentivados e utilizados na rotina empresarial, né?

2. Marketing de comunicação

Nessa área, as comunicações e campanhas precisam ser combinadas com os conceitos que a marca quer transmitir. Dessa forma, o branding pode servir como um guia para fornecer conteúdo qualificado para nutrir os consumidores, mantê-los satisfeitos e, finalmente, convertê-los não apenas em clientes, mas em influenciadores que defendem sua marca. Para isso, também é necessário investir em uma gestão de marketing profissional experiente e especializada. 

3. Produtos/Serviços

O nível de qualidade, aparência e funcionalidade dos produtos/serviços que você fornece aos consumidores afeta diretamente o sucesso de sua estratégia de branding. Além de divulgar uma boa imagem, sua empresa também deve cumprir sua promessa em uma estratégia de comunicação, na prática. Atender e, mais importante, superar as expectativas dos clientes é uma forma concreta de fazer com que eles se apaixonem pela sua empresa.

4. Atendimento ao Cliente (SAC)

Os profissionais responsáveis ​​pelo atendimento ao cliente precisam estar alinhados aos valores e filosofia da marca para contribuir com a estratégia de branding. Além disso, precisam conseguir aplicá-los continuamente em seu trabalho, para proporcionar uma experiência diferenciada e positiva para os consumidores e para atingir os objetivos de gestão de marca.

Leia também → Como desenvolver habilidades profissionais?

Potencialize os resultados da gestão de marca com a GestãoClick

Agora ficou fácil! Com as nossas dicas, você já sabe por onde começar o aprimoramento da gestão da sua marca, certo? É importante ter em mente que o branding é um catalisador para que a ideia abstrata da sua marca se torne um negócio poderoso no mercado. Aplicando os conceitos e valores da marca (de forma estratégica), você será capaz de gerar resultados e, consequentemente, mais lucro. 

Aproveite a GestãoClick por 10 dias grátis. Assim você pode confirmar por si só que ela é um recurso indispensável para o seu negócio.  

Gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter e fique sempre atualizado sobre novos conteúdos! Ah, visite nossas redes sociais: instagram, facebook e Linkedin

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Converse com um de nossos especialistas e garanta condições especiais!

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo