Econômico para gestores: vantagens do EAD
Você sabia que investir em uma estratégia de Ensino a distância pode ajudar sua empresa a economizar e até mesmo gerar receita? Não? Você precisa ler este conteúdo e entender como!
Você sabia que investir em uma estratégia de Ensino a distância pode ajudar sua empresa a economizar e até mesmo gerar receita? O mercado do EAD está expandindo em uma velocidade impressionante e pesquisas já indicam que empresas que não investem nele estão perdendo oportunidades valiosíssimas. Veja como o EAD pode ajudar sua empresa a economizar e até mesmo gerar receita e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade, engajamento e motivação dos seus colaboradores.
O que é EAD?
EAD é a sigla para Ensino a Distância e, basicamente, representa uma modalidade de ensino em que o aluno não precisa estar presente fisicamente em uma sala de aula. As aulas são mediadas por meio da internet e o aluno tem a possibilidade de assisti-las em qualquer lugar e a qualquer momento. Basta estar na frente de um computador.
Muita gente acha que o EAD se relaciona unicamente a cursos de graduação, mas isso não é verdade. O mercado do ensino a distância abrange desde cursos livres, cursos técnicos e até treinamento e desenvolvimento de trabalhadores. E é exatamente por isso que o mercado cresce tanto e apresenta excelentes oportunidades para gestores de empresas. Por meio do ensino a distância e uma boa estratégia de vídeos online, é possível deixar sua empresa com colaboradores motivados, engajados e, mais importante, gastando muito menos.
Confira alguns dados sobre a expansão do EAD:
Por que o EAD está crescendo tanto no Brasil?
Você já imaginou um crescimento de 1000%? Pois é. Na última década esse número representa exatamente o aumento do número de alunos EAD no país. Se em 2005 existiam apenas cerca de 100 mil estudantes nessa modalidade de ensino, hoje, o número ultrapassa a marca de 1 milhão. E isso somente os alunos de ensino superior. Se contarmos todos que cursam educação técnica e cursos livres, esse número é ainda mais impressionante.
Por mais que o senso comum acredite que, por ser diretamente ligado à tecnologia, o EAD somente é atrativo às pessoas mais jovens, os dados de uma pesquisa do IBGE Cempre (Cadastro Central de Empresas) e da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) mostram exatamente o contrário. De acordo com os entrevistados, a faixa etária que estaria mais disposta a fazer um curso EAD é a entre 45 e 50 anos. Mais da metade dos entrevistados afirma que idade não é impedimento para aprendizado a distância.
Além disso, hoje existem diversas ferramentas voltadas para melhorar a experiência do usuário em um curso online e até mesmo comunicação corporativa. A criação de plataformas profissionais de vídeos, por exemplo, que investem em qualidade e segurança dos conteúdos, afinal, você não gostaria que os dados da sua empresa fossem roubados, certo?
Como o EAD e vídeos online podem ajudar sua empresa economizar
E se o ensino a distância cresce tanto, é a hora ideal para investir. Confira como o EAD pode te ajudar a economizar e até mesmo gerar receita dentro da sua empresa ou instituição de ensino.
Treinamento e Desenvolvimento
A educação corporativa é essencial para o sucesso de empresas. Investir no desenvolvimento de colaboradores é uma excelente forma de incentivar inovação e melhoria em processos internos. Além disso, se você investe em seu funcionário, ele fica mais motivado e engajado com a empresa, além de, claro, manter sua equipe sempre bem treinada e produtiva.
No Brasil, hoje, a forma mais comum de treinamento e desenvolvimento corporativo é por meio de cursos para os funcionários. Muitas vezes esses cursos e treinamentos não saem baratos para o bolso da empresa, certo? É exatamente aí que o EAD pode ajudar sua empresa a economizar.
Se você montar um treinamento por meio de vídeos online, pode gravar as videoaulas e hospedá-las em uma plataforma profissional que proteja seus vídeos para que somente as pessoas certas tenham autorização de assisti-los. E sabe por que isso te ajuda a economizar?
Pense nos cursos para montar um treinamento: alimentação, transporte de palestrantes, impressão de material, espaço físico e muito mais. Praticamente todos esses gastos são eliminados se o treinamento for ministrado online. Além disso, você só precisa gravar as aulas uma única vez! Imagine ter todos os gastos com treinamento várias vezes ao ano para alcançar novos colaboradores. Com uma estratégia de treinamento online eficiente, ele pode ser utilizado por um longo período de tempo.
Transforme seus cursos em online
Sua empresa já atua no ramo da educação? Então é hora de considerar transformar seus cursos em online. Uma pesquisa da Instructure, uma empresa de tecnologia educacional, aponta que cursos que não possuem modalidade online estão perdendo um mercado de R$7 bilhões!
Segundo dados da pesquisa, 50% dos brasileiros adultos estariam muito mais dispostos a realizar um curso se ele for ofertado na modalidade online. E se tratando de cursos de treinamento e desenvolvimento corporativo, 70% dos entrevistados acreditam que o padrão deveria ser o ensino a distância.
O ensino a distância é flexível, econômico tanto para o aluno quanto para a instituição de ensino e, além disso, é capaz de alcançar muito mais pessoas. Como os alunos não precisam estar presentes em uma sala de aula, é possível alcançar muito mais pessoas. Em vez de alunos somente da sua região, imagine ter alunos do Brasil inteiro! Para as instituições de ensino, essas são somente algumas vantagens econômicas de se investir em uma estratégia de ensino a distância.
Economize com Comunicação Corporativa
Você conhece os benefícios de uma comunicação corporativa efetiva e sabe como vídeos online podem ajudar? Uma estratégia de comunicação interna garante que todos os funcionários estejam alinhados, relacionados com o discurso da empresa, os objetivos dela, valores e crenças. Além disso, ajuda a reduzir ruídos de comunicação, mal entendidos e, sobretudo, boatos. Pode parecer trivial, mas uma boa prática de comunicação interna é imprescindível para qualquer empresa.
Da mesma forma que em um treinamento corporativo, utilizar uma estratégia de transmissão de conteúdo a distância ajuda sua empresa a economizar com gastos com palestras, pronunciamentos minicursos e muito mais. Você pode gravar videoaulas institucionais e pronunciamentos de diretores, por exemplo, para manter sempre a empresa alinhada ao mesmo discurso sempre.
E você? Já sabia de todas essas vantagens econômicas que o ensino a distância e as estratégias de vídeos online podem trazer para sua empresa? Com a crescente no mercado EAD, essa pode ser a hora exata para investir e expandir cada vez mais o seu negócio!