Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » Adeus à pandemia: 4 dicas para retomar a produtividade no regime híbrido ou presencial

Adeus à pandemia: 4 dicas para retomar a produtividade no regime híbrido ou presencial

O regime híbrido foi adotado por inúmeras empresas em todo o mundo. Esse modelo marca uma mudança do trabalho remoto para o trabalho presencial, onde os colaboradores podem trabalhar em casa, mas também devem comparecer ao ambiente corporativo em determinados dias da semana. Além disso, a nova configuração levanta algumas preocupações sobre produtividade, conforto e […]

Por GestãoClick
Atualizado em
Adeus à pandemia: 4 dicas para retomar a produtividade no regime híbrido ou presencial

O regime híbrido foi adotado por inúmeras empresas em todo o mundo. Esse modelo marca uma mudança do trabalho remoto para o trabalho presencial, onde os colaboradores podem trabalhar em casa, mas também devem comparecer ao ambiente corporativo em determinados dias da semana.

Além disso, a nova configuração levanta algumas preocupações sobre produtividade, conforto e muito mais.

Afinal, dizer adeus ao home office, com todas as suas dores e delícias, não será tão simples. De acordo com uma pesquisa feita pela KPMG, 53% das empresas confirmam o interesse em adotar o trabalho híbrido. 

O que antes da pandemia (Covid-19) era feito de maneira automática – se vestir e dirigir até o escritório, hoje exige um certo esforço.

Pensando nisso, preparamos uma série de recomendações e boas práticas para aumentar a produtividade no trabalho híbrido e assim desfrutar efetivamente dos seus muitos benefícios. Vamos aprender juntos? 

Acompanhe a leitura!

Regime Híbrido: o que é?

O trabalho híbrido consiste em um modelo de alternar as formas de trabalho, sendo presencial e online, com a estrutura home office. Ou seja,  alguns dias no escritório e outros a partir de casa, ou em qualquer outro lugar de onde você queira trabalhar remotamente.

Desse modo, adotar esse estilo de trabalho permite que os colaboradores tenham um horário flexível e mais controle sobre como podem passar os seus dias.

Enquanto trabalha a partir de casa, pode acordar um pouco mais tarde, cozinhar o seu almoço… mas com o passar do tempo também você poderá começar a ter sentimentos de isolamento social. Porém, com o modelo de trabalho híbrido, você consegue o melhor dos dois mundos!

Pronto, agora que sabemos o que é o trabalho híbrido. Vamos ver juntos os seus benefícios e como você pode aumentar a sua produtividade!

Saiba mais → Como aumentar a produtividade em tempo de crise?

4 dicas essenciais para retomar a produtividade no regime híbrido

Quer aprender como aumentar a produtividade em trabalho híbrido ou presencial? Então, veja aqui as nossas quatro dicas.

  1. Equilibrando as tarefas no dia a dia

Com a adoção do regime híbrido, você precisa refletir sobre quais atividades podem ser feitas presencialmente ou seriam melhor executadas em home office.

Por exemplo, a discussão de projetos, reuniões de brainstorm, campanhas e planejamentos importantes para a empresa podem ser feitas no trabalho presencial, pois há a necessidade de envolver o time todo para chegar a uma solução.

  1. Sinta-se confortável no escritório

Geralmente os escritórios estão preparados para proporcionar conforto aos colaboradores que trabalham ali, como uma mesa com a altura certa para manter a boa postura, uma cadeira confortável e até mesmo teclados e mouses ergonômicos para suportar corretamente os teus pulsos e mãos. 

Por isso, é natural que você sinta diferença quando estiver trabalhando em casa, uma vez que a sua mesa, como passa muitas horas sentado e, até mesmo, suas ferramentas podem não ser as melhores para as longas horas de trabalho.

Temos certeza de que com as ferramentas certas, sua produtividade vai longe! 

  1. Organize a sua hora de trabalho

É (e muito) tentador desligar o despertador quando está em home office, porque você sente que o fato de não ter de se preparar e sair de casa para ir trabalhar, vai te dar muito tempo para começar o dia. Porém, pensar assim é perigoso! Já imaginou como será nos dias em que for ao presencial? Então, cuidado! 

Pensando nisso, é importante ter uma organização de tempo (time blocking), que determine especificamente quando é necessário arregaçar as mangas e ir trabalhar. Incrível, não é mesmo? Assim, não você nunca sairá às pressas de casa.

  1. Planeje as visitas ao escritório com os seus colegas de trabalho

Se a sua empresa permite que você escolha os dias em que quer ir ao escritório, talvez seja uma ótima ideia combinar com os seus colegas de trabalho. Legal, né?

Desse modo, terá a oportunidade de fazer reuniões importantes ou outras tarefas em grupo, nesses dias específicos.

Além disso, desfrutar da companhia dos seus colegas de trabalho vai fazer com que você se sinta menos isolado socialmente, dando um bom impulso no que diz respeito à sua produtividade.

As principais vantagens do trabalho híbrido 

Como o trabalho híbrido vem conquistando cada vez mais espaço nos modelos flexíveis de trabalho, é fundamental citarmos alguns benefícios para as empresas e colaboradores, como:

  • Melhora a economia de custos (tanto para a empresa quanto para o colaborador);
  • Mais flexibilidade no trabalho (maior liberdade das pessoas em escolher quando e onde, gerando um aumento da motivação e da participação em equipe);
  • Melhora na gestão do tempo (criar escalar para que o time consiga distribuir o tempo investido no home office e no escritório com mais inteligência). 

Agora ficou fácil identificar os benefícios do trabalho híbrido, não é mesmo?!

Entenda a importância de ter um software de gestão do trabalho

Manter as informações seguras no escritório ou em casa, começa com a escolha de um bom software e o uso de práticas recomendadas que todos podem usar. Para isso, você pode adotar uma plataforma como GestãoClick, um software de gestão em formato SaaS (software as a service).

Leia também → SaaS: tudo o que você precisa saber

Ele permite que todos acessem as informações, não importa onde estejam, sem precisar manter os dados em um ambiente físico, garantindo maior segurança e integridade dos dados.

Além disso, a plataforma é uma verdadeira aliada para monitorar e gerenciar projetos remotamente, automatizando processos e gerando relatórios completos para que você possa tomar a melhor decisão com base em dados.

Aproveite a GestãoClick por 10 dias grátis. Assim você pode confirmar por si só que ela é um recurso indispensável para o seu negócio.  

Nosso conteúdo foi útil para você e sua empresa? Então, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas. Ah, visite nossas redes sociais: instagram, facebook e Linkedin

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Converse com um de nossos especialistas e garanta condições especiais!

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo