Benefícios de armazenamento na nuvem


Benefícios de armazenamento na nuvem
A tecnologia do armazenamento em nuvem, a cada dia, ganha mais respeito entre as empresas dos mais diversos segmentos de mercado. Isso não é à toa, já que existem muitas vantagens em migrar para essa forma de guardar os dados de uma empresa.

Como se trata de um recurso que está em fase de consolidação, os empresários começam a perder a desconfiança em relação ao seu uso que, muitas vezes parece “bom demais para ser verdade”. A questão é que, além de bom, é de verdade, seguro, acessível, prático e econômico.

Além dos serviços gratuitos para armazenar dados, muito eficientes em redes domésticas, existem os pagos, mais indicados para empresas. Esse mercado cresce exponencialmente com cada vez mais opções de prestadores de serviços e recursos adicionais.

Para entender melhor como funciona essa maneira guardar as informações da sua empresa, conheça todos os benefícios do armazenamento na nuvem:

 

1 – Menos dispositivos, mais espaço


Tradicionalmente, os arquivos de uma empresa são armazenados em um computador local, em HDs externos e mesmo em pendrives. Para aumentar a segurança, são feitas as cópias de seguranças, ou backups. Tudo isso exige investimento na compra de dispositivos, investimento de tempo para fazer as cópias de segurança e muito espaço.

Com o armazenamento na nuvem, tudo isso é coisa do passado. Como o próprio nome diz, os arquivos da sua empresa ficam na nuvem, ou seja, na internet, disponíveis, sem que estejam fisicamente nos computadores da sua empresa. Nesse sentido, é também possível gastar menos com memória para as máquinas do escritório.

 

2 – Proteção dos dados


O fato dos arquivos da empresa ficarem na nuvem pode causar insegurança por parte dos empresários ao aderir a esse tipo de armazenamento. No entanto, não é porque as informações estão na internet que isso significa que qualquer um pode acessá-las.

Muito pelo contrário, apenas internautas autorizados podem acessar esses dados, ou seja, você tem um controle de acesso. Nesse sentido, é possível dizer que se assemelha com o uso do e-mail. Hoje em dia, a grande maioria das pessoas têm serviços de e-mail na nuvem e nem por isso estão menos seguras em comparação a quando os seus e-mails eram salvos nos computadores.

Além disso, as informações são criptografadas, ou seja, transformadas em códigos que apenas pessoas autorizadas podem ler.

 

3 – Facilidade no compartilhamento


Por mais que os mecanismos de segurança sejam muito importantes, talvez tenham sido a praticidade e a facilidade no compartilhamento de informações que tornou o sistema de armazenamento em nuvem tão popular. Antes, para uma pessoa ter acesso a um arquivo que não estivesse em seu computador, era preciso salvar em um pendrive, enviar por e-mail, etc.

Com o uso da nuvem, basta que o usuário acesse o serviço e localize o arquivo que deseja. Tudo bem que as demais formas de compartilhamento podem não exigir muito trabalho. Mas imagine que fosse preciso enviar um grande número de arquivo para outra pessoa.

Nesse caso, além de um dispositivo com bastante espaço é necessário muito tempo. Agora, imagine em uma empresa, quando muitas informações a todo o instante devem ser usadas por muitas pessoas. Dimensionado melhor é possível entender como esse benefício é importante.

 

4 – Praticidade no acesso


Outro benefício do armazenamento em nuvem que confere muita agilidade para as tarefas do dia a dia é poder acessar arquivos de qualquer local, desde que se use um dispositivo com conexão à internet. Isso quer dizer que mesmo à distância é possível buscar informações necessárias com o uso de laptops, smartphones, tablets e outros.
 

5 – Recursos personalizáveis


Embora existam os serviços gratuitos de armazenagem em nuvem, quando são empresas que fazem uso desse recurso pode ser preciso contar com algo mais profissional. De acordo com a empresa, o recomendado é a contratação de um serviço para guardar com segurança os seus arquivos na internet.

Em geral, as empresa que oferecem esse serviço oferecem recursos avançados, importantes para a segurança das suas informações, bem como demais funções para colaborar com o gerenciamento dos dados. Assim, tornando o serviço personalizado e mais eficiente.

Por fim, o preço do serviço pode variar conforme o número de volume de arquivos a ser armazenado, garantindo um bom custo-benefício. E mais, contratando uma empresa é ela quem vai migrar os dados da sua empresa que estão em computadores para a nuvem, o que exige conhecimento e tempo.


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: