Materiais ricos
Início » Blog » Sistema ERP » O que é um sistema ERP em nuvem e como funciona?

O que é um sistema ERP em nuvem e como funciona?

Neste iremos falar um pouco sobre o que é ERP e quais são as suas funcionalidades.

Por GestãoClick
Atualizado em
O que é um sistema ERP em nuvem e como funciona?

Uma empresa é composta por muitas partes, afinal são muitos os departamentos e equipes de trabalho que, diariamente, empenham suas forças para que o negócio obtenha bons resultados. Administrar tudo isso pode ser uma tarefa bem complexa sem o auxílio de uma boa ferramenta, não é mesmo?

O  ERP em nuvem – Enterprise Resource Planning – tem sido a grande solução para os empresários! Capaz de descomplicar boa parte das rotinas a que uma empresa está submetida, tudo isso de um jeito simples, ágil, confiável e, sobretudo, seguro, ter especialmente um ERP na nuvem pode ser a inovação pela qual a sua empresa precisa passar neste momento para ganhar mais destaque no mercado que está acirrado e completamente competitivo.

“E como o sistema ERP pode ajudar no desempenho da minha empresa?” Você pode estar se perguntando agora e a resposta é simples: Através de um gerenciamento preciso e detalhado de todas as áreas e conflitos do seu negócio. Quer conhecer mais sobre o sistema ERP?Continue lendo este artigo! Preparamos uma explicação sobre os principais pontos deste importante software de gestão para que você tire todas as suas dúvidas!

O que é sistema ERP?

Planejamento de recursos empresariais, como a sigla ERP é traduzida para o português, é a opção tecnológica para controle do negócio que se adapta a qualquer empresa, independente de seu porte, se pequeno, médio ou grande. Seu funcionamento garante a interligação entre todos os setores do negócio, permitindo e facilitando uma melhor comunicação empresarial, algo fundamental para que a performance alcançada pela empresa, no mercado, seja de muito sucesso e destaque com bons números.

O sistema ERP é, portanto, um importante software que permite que cada setor da empresa seja acompanhado de perto. Desde o estoque ao financeiro, do recursos humanos a contabilidade e assim por diante, todo o trabalho é registrado nesta ferramenta, gerando relatórios detalhados sempre que solicitado ao gestor. Com o objetivo de organizar toda a empresa, este software armazena todo tipo de informação a que puder ter acesso.

Clientes, fornecedores, mercadorias, colaboradores, transações de vendas e compras, folhas de pagamento, impostos, taxas e etc.. Tudo fica registrado para garantir, desta forma, uma análise mais completa e ampla do negócio.
E sua importância pode ser resumida ao se destacar sua potencial capacidade de resposta a perguntas simples – e importantíssimas – como:

Quais são os produtos mais vendidos na minha empresa?
Quais são os meus melhores clientes?
Quais são os melhores meses de vendas?

Essas, e muitas outras questões que podem ser respondidas com o uso do sistema ERP, garantem que a empresa destaque seus pontos fortes e encontre suas fraquezas, elaborando e colocando em prática estratégias que elevem seu índice de competitividade no mercado.

Como o sistema ERP funciona?

Aplicação:

Camada em que o software solicita de alimento para as suas principais funcionalidades, processos e cadastros. Todos os dados devem ser inseridos para que a operação de uso na empresa aconteça com êxito;

Banco de dados:

Todos os dados que foram elencados e gerados na camada anterior devem ser armazenados logicamente no banco de dados para futuro uso;

Framework:

Camada que permite a personalização e customização dos serviços do sistema ERP e que é fundamental para que cada empresa destaque seus processos dentro do software.

Vantagens do sistema ERP

São inúmeras – e inquantificáveis – as vantagens de ter um software de gestão empresarial no seu negócio. Selecionamos as 5 principais vantagens do sistema ERP para que você compreenda sua importância e eficácia. Confira:

1. Tudo em um lugar só

A empresa que trabalha com este software possui uma gestão unificada que facilita e amplia a visão geral do negócio enquanto permite, ao mesmo tempo, que o gestor acompanhe mais de perto, setores e funcionários que precisam de maior atenção;

2. Informações financeiras integradas

O sistema ERP recebe e analisa os dados financeiros do negócio formando documentos próprios com relatórios que permitem que o gestor visualize, em detalhes, onde cada recurso foi gasto;

3. Reestruturação e organização

Uma gigantesca vantagem do sistema ERP é que ele não salva informações duplicadas, algo extremamente comum em softwares que não são integrados. Dados salvos com cópias tendem a dificultar o encontro dos números reais de um negócio, podendo por uma estratégia a fundo devido a este equívoco;

4. Mais acertos e menos erros

Toda empresa quer excelência em seu trabalho e funcionamento e o uso do sistema ERP possibilita que o número de erros diminua muito, pois o controle deste software é mais direcionado e preciso, possibilitando que falhas sejam percebidas antes que gerem prejuízos;

5. Planejamento mais dinâmico e assertivo

As muitas ferramentas existentes dentro do sistema ERP ajudam na orientação de um planejamento estratégico mais individualizado para cada negócio, podendo o gestor, inclusive, direcionar estratégias específicas para cada um dos setores, com base nos dados e nos números registrados pelo software.

Gostou dessas vantagens? Os softwares contribuem para melhorar a nossa vida e o sistema ERP é um perfeito exemplo de como unir o útil ao agradável no ambiente comercial.

O que é um sistema em nuvem?

Com certeza você já está interessado em ter um sistema ERP para sua empresa, afinal, as vantagens são inúmeras como já foi citado. Mas, você sabia que dá pra ter tudo isso sem instalar nada, podendo acessar os dados do seu negócio a qualquer hora e em qualquer lugar, através de uma senha e login? O ERP na nuvem oferece esta incrível vantagem!

Através deste tipo de software é possível acompanhar todos os dados e relatórios da empresa pelo celular ou tablet, permitindo ao empresário estar presente até mesmo durante aquela viagem de negócios ou no feriado que decidiu emendar com a família! ERP na nuvem é um tipo de armazenamento que tem ganhado milhares de adeptos ao redor do mundo e isso tanto no meio empresarial como em muitas outras áreas, como pessoais e acadêmicas, por exemplo. Armazenar na nuvem significa que você e sua empresa não precisam ter um espaço físico para guardar todos os documentos, fichas e relatórios eletrônicos que são gerados diariamente, pois eles ficarão guardados em servidores externos que estão dispostos ao redor do mundo! Essa é uma das grandes praticidades da internet e da tecnologia que está conectada a ela!

Vantagens do ERP na nuvem

Entre suas grandes vantagens, destacamos as 3 principais vantagens do ERP na nuvem que você precisa conhecer:

1)    Sempre disponível

Ter um software ERP na nuvem significa, como foi exemplificado, ter acesso a qualquer hora e a qualquer lugar aos dados de toda a sua empresa. Basta ter uma conexão com a rede para fazer o login! Extremamente prático e viável para gestores que precisam estar de olho em tudo o que está acontecendo;

2)    Redução dos custos

Através de um ERP na nuvem sua empresa reduz custos, pois abre mão da instalação de programas e da mensalidade, que é relativamente alta, com programadores e empresas terceirizadas. Além disso, também há uma redução de gastos por não ser preciso arranjar espaço físico, com drives, para armazenamento de documentos e dados;

3)    Extremamente seguro

Protegido por senha, o software que fica disponível para acesso na rede é extremamente seguro e inviolável. As chances de vírus e hackers são quase que nulas e a sua empresa fica muito mais protegida assim.

Quero um sistema ERP para minha empresa!

Depois de conhecer todas essas vantagens do sistema ERP na nuvem é hora de testar seu funcionamento aplicando isso tudo no seu próprio negócio. Quer saber como? O GestãoClick, que é referência no desenvolvimento deste tipo de software, oferece pra você testar o sistema. Aproveite e faça seu cadastro agora mesmo!



              Gostou do conteúdo? Veja também → Conheça 8 vantagens de um ERP online na Black Friday

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo