Black Friday 2022: O que saber para aproveitar a data pela primeira vez?
Você está preparado para a Black Friday 2022? O evento acontecerá no dia 25 de novembro e promete (mais uma vez) oferecer grandes oportunidades para os varejistas aquecerem suas vendas e para os clientes encontrarem ótimas ofertas. No e-commerce em particular, a Black Friday continua sendo uma das datas mais importantes ano após ano. Aliás, […]
Você está preparado para a Black Friday 2022? O evento acontecerá no dia 25 de novembro e promete (mais uma vez) oferecer grandes oportunidades para os varejistas aquecerem suas vendas e para os clientes encontrarem ótimas ofertas.
No e-commerce em particular, a Black Friday continua sendo uma das datas mais importantes ano após ano. Aliás, o evento já não se limita à sexta-feira, há promoções durante todo o mês de novembro.
Pensando nisso, reunimos neste artigo, fatos e dicas de como se preparar para ganhar dinheiro na Black Friday 2022. Confira isso e muito mais a seguir!
Acompanhe a leitura!
Tudo começou entre as décadas de 1980 e 1990 (…)
A Black Friday foi criada nos Estados Unidos, entre as décadas de 1980 e 1990, como uma forma de aproveitar o feriado de Ação de Graças para movimentar o comércio e impulsionar as vendas de final de ano.
A popularidade da data chamou a atenção de outros países, que realizaram suas próprias edições do evento. No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em 2010, com foco no varejo online, mas teve pouco apoio dos lojistas.
Porém, ao longo dos anos, a Black Friday conquistou clientes e varejistas de todo o Brasil, e até mesmo lojas físicas aderiram ao movimento.
Como mencionado anteriormente, muitas lojas também aderiram ao movimento de antecipação e expansão da Black Friday com o surgimento da Black Week e Black November.
Isso se deve principalmente ao comportamento ativo dos consumidores, que estão cada vez mais adeptos às compras online e acompanham atentamente as ofertas para encontrarem os melhores preços.
Conheça um pouco sobre a Semana do Brasil (Black Week)
Inspirando-se no sucesso da Black Friday no país, o Governo Federal firmou parceria com a iniciativa privada para criar a Semana do Brasil. Em 2022, o evento está programado para acontecer entre os dias 4 e 10 de setembro.
A Brazil Week (Semana do Brasil) visa aquecer o varejo, oferecendo descontos e promoções durante a semana do feriado de 7 de Setembro. Pequenas, médias e grandes empresas de todos os estados, sejam físicas ou digitais, podem se inscrever.
O primeiro evento foi realizado em 2019 e, em 2020, segundo o Ebit|Nielsen, o evento teve um faturamento de R$2,3 bilhões no e-commerce, ou seja, um aumento de 25% em relação ao ano anterior.
Vale lembrar que a Semana do Brasil acontece antes do Dia do Cliente, outra data tradicional de ofertas no país, que acontece no dia 15 de setembro.
Dessa forma, os varejistas podem usar todo o período para impulsionar suas vendas, além de testar promoções e aquecer para a Black Friday.
Sabemos que a Black Friday só acontece em novembro, né? Porém, você precisa organizar sua loja antes da data oficial. Isso porque há muitas tarefas que precisam ser feitas antes de anunciar os produtos com desconto.
O ideal é utilizar um ERP online para organizar toda a sua operação: ele fornece o suporte necessário para as vendas online e evita problemas como falta de estoque ou pedidos esquecidos. Para te ajudar, separamos algumas rotinas básicas para manter tudo em ordem, mesmo quando a demanda for alta. Confira!
- Faça a integração com os canais de venda;
- Escolha os produtos que vão ser anunciados com desconto/promoção;
- Organize a conferência de estoques e atualizações automáticas em uma planilha de controle;
- Precifique os produtos;
- Crie campanhas de Google Shopping;
- Centralize o recebimento dos pedidos;
- Realize a emissão de notas fiscais.
Aproveite! Siga todas as etapas e destaque-se sua empresa na Black Friday 2022.
Saiba como vender mais na Black Friday → Leia este artigo.
4 dicas para aproveitar a Black Friday Brasil
Conforme explicamos, a Black Friday 2022 é a data do ano mais aguardada pelos clientes. Portanto, é recomendado que os lojistas tenham estratégias exclusivas para este evento, por exemplo, otimizar a operação do negócio e aumentar as chances de venda.
Dessa forma, listamos algumas dicas importantes a seguir! Confira.
Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje… já entendeu o recado, né? Sendo assim, não realize o planejamento de última hora. O planejamento estratégico é essencial para você definir as táticas comerciais e as ações de divulgação e, principalmente, os prazos.
Portanto, comece a pensar nos produtos e/ou serviços que serão colocados em promoção e nas taxas de desconto que a sua loja quer oferecer aos clientes.
2) Organize o estoque
Chegou a hora de selecionar os itens da sua loja com maior potencial de venda! Portanto, monte um estoque robusto com diferentes cores e tamanhos. Afinal, se suas ofertas forem realmente vantajosas para os consumidores, a chance de os itens esgotarem é grande.
Sendo assim, esteja preparado para este cenário! Aconselhamos que você negocie com o fornecedor para obter um preço de compra mais vantajoso.
Sabemos que não pode ter uma Black Friday sem promoção. Portanto, oferecer ótimos descontos é essencial para que a sua loja se destaque dos concorrentes.
O importante é não se esquecer de planejar as ações, calculando exatamente a sua margem de lucro sobre os produtos e, a partir disso, o valor de desconto viável.
Portanto, use da criatividade para criar grandes promoções e conquiste a atenção do público. Veja algumas das possibilidades:
- Monte, kits de produtos
- Dê descontos progressivos conforme o valor da compra
- Ofereça brindes
- Crie uma campanha de fidelização de clientes
4) Invista na sua divulgação
Não faz sentido oferecer descontos incríveis sem a devida divulgação, não é mesmo? Nesse caso, desenvolva uma estratégia de marketing para aumentar o reconhecimento da marca.
Por exemplo, as redes sociais também podem ser usadas para manter o público informado sobre as ofertas da loja – saiba mais sobre como vender no Instagram, WhatsApp e Facebook.
Por fim, outra dica é investir em publicidade paga na internet, utilizando ferramentas como Google Ads e Facebook Ads. Eles ajudarão sua loja virtual a ter um melhor posicionamento nos buscadores online, aumentando assim o número de pessoas afetadas pelo seu anúncio.
Você é um cliente em busca de ótimas ofertas ou um varejista em busca de inspiração para a campanha Black Friday 2022 da sua loja?
Grandes marketplaces – Mercado Livre, Amazon, Americanas, Submarino, Shoptime e mais – são o espaço perfeito para intensa competição, exposição e segurança, tanto para consumidores que buscam descontos, quanto para empresas que buscam grandes empresas de consumo para expandir as vendas.
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