Materiais ricos
Início » Blog » Gestão Financeira » Como emitir boleto bancário para clientes

Como emitir boleto bancário para clientes

Tem uma empresa e quer saber como emitir boleto bancário para clientes? Então, este texto foi escrito, justamente, para você!

Por GestãoClick
Atualizado em
Como emitir boleto bancário para clientes

Tem uma empresa e quer saber como emitir boleto bancário para clientes? Então, este texto foi escrito, justamente, para você!

Há muitos motivos para utilizar o método de pagamento abordado aqui, dentre eles: é uma das formas de cobrança mais utilizadas no país, as taxas geralmente são menores se comparadas às do cartão e é um meio que oferece praticidade para compradores e vendedores.

Neste artigo, veremos outras razões convincentes para utilizar essa forma de recebimento em seu negócio e lhe ensinaremos como fazer a emissão de boletos com o software do GestãoClick. Acompanhe!

Como funciona o boleto bancário?

Geralmente, para gerar boletos é preciso ter uma conta corrente ligada à instituição financeira de sua preferência, a qual negocia um contrato, com taxas estabelecidas, para realizar as emissões.

Contudo, também é possível emiti-los por meio de um intermediador, que pode facilitar a contratação, ativação e emissão desse meio de pagamento. Dependendo da situação, intermediadores oferecem mais vantagens para quem não tem conta jurídica, por exemplo, ou precisa emitir muitos boletos por mês.

Em suma, o documento possui campos específicos, como:

  • Local de pagamento;
  • Informações sobre o cedente (aquele que cobra) e o sacado (aquele que paga);
  • Datas de processamento e vencimento;
  • Instruções de responsabilidade do cedente (no geral, indicação para que o local de pagamento não receba o pagamento após o vencimento, por exemplo, e informações sobre multas e juros);
  • Código de barras.

A emissão do boleto pode ser avulsa (para pagamento único) ou em formato de carnê (uma série de boletos para pagamento parcelado).

Quais são as vantagens de receber por boleto?

Segundo a 3° Pesquisa Nacional de Varejo Online, feita pelo Sebrae em parceria com o E-commerce Brasil, que contou com 2.781 entrevistas (800 delas sendo de empresas que têm e-commerce), o boleto bancário é a segunda forma de pagamento mais aceita, com 75% de aceitação, logo atrás dos cartões de crédito, com 89%.

Esse alto índice de aceitação, claro, está diretamente relacionada à procura dos clientes. Abaixo, confira algumas vantagens de receber por boleto:

  • Geralmente, as taxas cobradas por instituições financeiras ou intermediadores são mais baixas;
  • A emissão é simplificada;
  • Caso o cliente demore para fazer o pagamento, os cálculos de multa e de juros são realizados pelo banco ou casa lotérica, sem a necessidade de envolvimento da sua empresa;
  • A quantia demora menos tempo para ser liberada;
  • Os clientes não precisam ter conta em banco para utilizarem esse meio de pagamento.

Como emitir boleto bancário para clientes?

Agora, confira o passo a passo de como emitir seus boletos com o software de gestão empresarial do GestãoClick:

→   Acesse o sistema;

  Adicione uma conta bancária por meio do módulo financeiro (Financeiro à Opções financeiras à Contas bancárias à Adicionar conta bancária à Cadastrar);

  Adicione uma nova forma de pagamento (Financeiro à Opções financeiras à Formas de pagamento à Adicionar forma de pagamento), preenchendo todos os campos corretamente;

  Edite a forma de pagamento “Boletos Bancários” com informações do seu banco;

  Adicione um recebimento, preenchendo todos os campos (Financeiro à Contas a receber à Adicionar recebimento);

  Por fim, gere uma remessa para ser enviada para o banco (Financeiro à Boletos bancários à Exportar remessa) e, se preferir, imprima o boleto.

Após o pagamento do consumidor, o banco gera um arquivo de retorno que pode ser importado para o sistema — isso favorece a visualização dos pagamentos já confirmados.

Para facilitar ainda mais o seu entendimento, preparamos um vídeo demonstrativo com tudo explicado!

Ah, e vale lembrar: para a sua segurança e para a segurança de seus clientes, todos os boletos emitidos pelo GestãoClick são registrados. Isso ajuda a protestar títulos, facilita o controle da empresa e evita confusões relacionadas aos cálculos de juros e multas.

E agora, já sabe como emitir boleto bancário para clientes? Oferecer facilidades para os consumidores, especialmente na hora do pagamento, é uma estratégia de fidelização que deve ser colocada em prática no seu negócio.

O GestãoClick, claro, está aqui para ajudá-lo mais uma vez com um software para emissão de boletos bancários registrados!

Trabalhamos para oferecer mais agilidade e controle para a sua empresa, e queremos que você comprove isso por conta própria. Então, não perca mais tempo e teste o nosso sistema gratuitamente por alguns dias!


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo