Materiais gratuitos
Início » Blog » Controle de Estoque » Como fazer controle de estoque

Como fazer controle de estoque

As vendas estão aumentando mas seu estoque anda bagunçado? Clique aqui e te ensinaremos como fazer controle de estoque!

Por GestãoClick
Atualizado em
Como fazer controle de estoque

Como fazer controle de estoque?

Acompanhar o movimento de entradas e saídas de estoque é fundamental para identificar demandas do seu público, planejar vendas, estratégias de marketing e evitar prejuízos.

O controle de estoque é fundamental para o sucesso da sua empresa. Para vender mais, é importante ter os produtos organizados e corretamente registrados.

Porém, realizar a gestão de estoque não é uma tarefa fácil, e é um desafio para empresas de todos os portes.

Pensando nisso, elaboramos esse post para te auxiliar a controlar seu estoque de maneira assertiva e para te mostrar como fazer controle de estoque de forma que ele venha a beneficiar o seu negócio.

 

Como fazer controle de estoque

Existem diversos obstáculos a serem superados para que a tarefa de controle de estoque seja gerenciada de maneira assertiva, a fim de reduzir o retrabalho.

Identifique os produtos no estoque

Pode parecer uma tarefa difícil, mas, o primeiro passo é identificar tudo que você possui em estoque!

Você pode criar um código único para cada tipo de item, ou utilizar o próprio código de barras que vem com muitos produtos que são revendidos.

mulher asiatica sorrindo, fazendo anotações de controle de estoque

Diferencie e enumere os itens estocados

Cada item no estoque deve ser diferenciado. Você pode classificá-lo de acordo com a sua natureza (matéria-prima, mercadoria, produto novo, antigo…). Também por suas características, como cor, tamanho ou peso.

Defina os padrões de estoque

Estabeleça uma quantidade mínima e máxima para cada tipo de produto no estoque. A quantidade mínima é útil para determinar quando é preciso fazer novas compras.

Quando se atinge a quantidade mínima pode-se fazer um pedido para o fornecedor. Já a quantidade máxima para cada produto é importante para que o estoque esteja balanceado de acordo com a demanda do mercado. E para que você possa medir a velocidade de saída dos produtos.

Faça o levantamento do seu estoque

Separe todos os itens do seu estoque, identifique, categorize e especifique cada produto. Quantifique e para facilitar o seu trabalho, utilize uma planilha ou um software de controle de estoque e mantenha os dados atualizados.

Controlar tudo o que faz parte do patrimônio da empresa é fundamental para traçar metas e alcançar objetivos.

Os relatórios de estoque do sistema de controle do GestãoClick filtram os produtos de sua pesquisa por situação, se ativos ou inativos, nome da mercadoria e respectivo código, grupo de produtos a que pertence e fornecedor.

Além disso, o software ainda determina a situação do estoque, se ele está próximo ao mínimo ou ao máximo de sua capacidade. Utilize deste recurso para se antecipar a demanda de vendas e manter seu estoque sempre em dia!

Veja como fazer controle de estoque pelo sistema GestãoClick no vídeo abaixo.

Vantagens em realizar o controle de estoque

Você já sabe que a satisfação do cliente é uma das vantagens principais do controle de estoque. Mas, quais são as outras vantagens que a gestão assertiva do seu estoque pode te proporcionar?

Identificar os itens de mais demanda

Ao saber exatamente quais os produtos que mais têm saída do estoque da sua empresa, é possível identificar quais são os itens com maior demanda, ou seja, quais são os responsáveis pelo maior número de vendas da sua empresa.

Não perder vendas

Como fazer controle de estoque sem pensar nas vendas? Quando você sabe quais são os produtos mais consumidos pelos clientes, é possível até criar o cadastro de clientes para guardar os dados, compreender melhor a preferência e enviar promoções!

O importante é visualizar o panorama dos produtos mais vendidos e que não podem faltar em seu estoque, evitando perder vendas otimizando seu controle de compras e estoque.

Evitar os prejuízos

O estoque é sinônimo de capital e quando existem mercadorias que não são vendidas significam dinheiro parado. E se elas não forem vendidas, vão se traduzir em prejuízos.

Mas com a gestão de estoque, você consegue identificar produtos com pouca saída, os quais podem não ser vantajosos para o seu negócio. É possível ainda fazer uma ação promocional para girar o estoque desses produtos.

Planejar as vendas

A gestão do estoque ajuda o setor de vendas a fazer um planejamento bem programado.

Isso porque, tendo o controle do que entra e o que sai do estoque, é possível avaliar em que épocas dos anos alguns itens vendem mais do que outros.

E, assim, focar em ações de marketing para esses artigos.

entregador fazendo entrega de caixas ao seu cliente

Planejar a produção

Quando uma empresa fabrica produtos para vender, a gestão do estoque é duplamente benéfica. Isso se deve ao fato dela ajudar no controle das matérias-primas, evitando que algo deixe de ser produzido por falta de um dos itens.

Agora você já sabe como fazer controle de estoque e a importância de realizar o controle corretamente! Mantê-lo organizado auxilia a troca de informações entre setores, melhora a organização do fluxo de caixa, aumenta a produtividade e garante a disposição dos produtos demandados pelos seus clientes.

Você ainda tem alguma duvida de como fazer controle de estoque? Deixe nos comentários!


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

2 Comentários
  1. Respostas Avatar
    Maria Cristina Alvarenga Quintino 10 de outubro de 2021 as 16:17

    Ola boa tarde
    Gostaria de adquirir
    Obrigada
    1199117-1544

Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo