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Como Montar uma Loja de Cosméticos de Sucesso?

Quer abrir uma loja de cosméticos? Veja dicas incríveis de como montar uma Loja de Cosméticos pequena e uma loja virtual e ganhe dinheiro online!

Por GestãoClick
Atualizado em
Como Montar uma Loja de Cosméticos de Sucesso?

Quer conhecer um nicho de mercado que sofre pouquíssima influência de crises econômicas? Estamos falando da linha de beleza, cosméticos, etc., e montar uma loja de cosméticos, inclusive considerando um e-commerce, tem se mostrado um ótimo negócio. 

Isto porque este nicho parece mesmo ter ignorado qualquer crise e vem mostrando significativo crescimento nos últimos tempos. Segundo uma pesquisa apresentada no site da Folha de São Paulo, o mercado de cosméticos e beleza voltou a crescer e já em 2017/2018 apresentou alta de 2,8% – acima do PIB.

Isto demonstra que não estamos mais falando de uma “tendência”, mas de um fato real e já presente nos dias de hoje. É fato também que as compras pela internet também vêm favorecendo este mercado. Neste post, você vai saber tudo que precisa para abrir uma loja de cosméticos. Acompanhe.

 

Como Montar uma Loja de Cosméticos Pequena?

Como já dissemos, inclusive, apesar da crise econômica que já estava presente no país e que se intensificou com a pandemia, o setor de cosméticos está em pleno crescimento, devido principalmente aos cuidados com a beleza por parte de mulheres e de homens.

Por isso, ao pensar em montar uma loja de cosméticos pequena, o empreendedor precisa ter ciência de que vai precisar ficar atento às novas tendências do mercado, com referência a produtos de beleza e higiene, além do fato de ter certa afinidade com o tema.

Confira abaixo 6 passos iniciais para você conseguir montar uma pequena loja de cosméticos:
 

A localização da sua loja: como em qualquer outro empreendimento, pensar no ponto comercial é uma das partes primordiais de qualquer planejamento e não seria diferente para uma loja de cosméticos. Aqui, leve em consideração dois fatores principais: o local e o custo envolvido.

Documentação e Registro: se você pensa em iniciar um novo negócio, não deixe que ele fique na informalidade. Providenciar toda a documentação, alvarás e autorizações necessárias vai garantir que você inicie certo a sua empresa. Se precisar, conte com a ajuda de um contador.

Fornecedores e Produtos: existe uma gama muito grande de produtos e marcas diferentes. Além disso, existem ainda vários segmentos: produtos faciais, pele, cabelos, etc., e sempre pense em produtos que possam atender a ambos os sexos. Ao contrário do que se pensa, os homens são também um dos maiores consumidores de cosméticos. 

Você precisará planejar e decidir qual ou quais produtos irá trabalhar e a partir deste ponto contatar os fornecedores correspondentes. Aqui vale uma boa negociação.

 

O seu estoque: esta tarefa não é muito fácil, principalmente quando se está iniciando um novo empreendimento. No entanto, infelizmente, ela é necessária, uma vez que você não pode permitir que falte um produto ou outro em sua linha de venda. 

O melhor aqui é focar em um estoque maior para produtos comercialmente mais vendáveis e um relativamente menor para os que não possuem tanta popularidade, por exemplo. Aos poucos, com o tempo, isto irá se adequando naturalmente.

 

Equipes de trabalho: considere, em seu planejamento, um número mínimo e máximo necessário para compor sua equipe. Talvez, no início, a relação média entre estes dois números seja o ideal. Você precisa considerar também os custos com funcionários e o espaço físico disponível. 

Falando nisso –> Descubra formas incríveis de fazer Integração de Equipes!

 

Divulgação: partindo da premissa que o local físico da sua loja é bom, mesmo assim, você precisará divulga-la. Geralmente a panfletagem no bairro e região onde você abriu a loja de cosméticos surte um bom resultado. Além desta panfletagem, divulgação nas redes sociais, jornais de bairro, entre outros.

 

Como Montar uma Loja de Cosméticos Online?

O consumo de cosméticos pelos canais online é muito grande e aumentou significativamente justamente por conta da pandemia, onde muitos consumidores mudaram seus hábitos de consumo, recorrendo à internet para continuar consumindo.

Assim sendo, abrir uma loja de cosméticos virtual pode ser até mais lucrativo que uma loja convencional, com espaço físico. Mas, igualmente à esta última, você vai precisar também de um certo planejamento para ter sua loja virtual e torná-la lucrativa.
 

Vai abrir um negócio? Descubra quanto custa abrir uma empresa!

Confira abaixo 6 passos iniciais para você conseguir montar sua loja de cosméticos online:

Defina qual nicho irá trabalhar: o mercado de cosméticos, de um modo geral, é muito amplo e conta com vários segmentos. É importante que você tenha isto muito bem definido. Lembre-se de quanto mais segmentada for sua loja, menos concorrência você terá, principalmente com relação aos grandes e-commerces, que geralmente vendem de tudo.

 

Estude sua concorrência e o mercado: eles irão te ensinar muito, desde a forma de divulgar a sua loja virtual, às próprias vendas, ofertas, características de sua loja, etc. Aqui, foque nas necessidades, desejos e interesses do seu mercado de atuação.

 

Tenha um Plano de Negócios: quanto mais detalhado for este plano, menores serão as barreiras a vencer. Pontos como fornecedores, capital de giro necessário, produtos, estruturação do seu site e/ou blog, a divulgação, formas de pagamento/recebimento, parcerias, estoque, entre outros.

 

Documentação e Registro: como na loja física, ao pensar em iniciar um novo negócio, você precisa pensar também na legalização dele. Documentação de sua empresa, parte tributária, etc., precisam ser pensados. Aqui também vale contar com a ajuda de um contador.

 

Busque uma identidade para a sua loja: buscar uma identidade é ser lembrado por seus consumidores. Cores, logotipos, layout de seu site e das suas redes sociais e até algumas frases características que se repetem podem formar facilmente uma identidade. 

De início, ela terá pouca representatividade, mas conforme sua loja virtual for ganhando espaço no mercado, esta identidade vai fazer muita diferença.

Descubra aqui –> Importância da Identidade Visual para lojas virtuais!

– O seu Marketing Digital: falamos em divulgação e não é possível pensar, quando nos referimos aos canais online, nesta divulgação sem contar com o marketing digital e todos os seus recursos e ferramentas. 

 

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Loja de Cosméticos Virtual

Para abrir uma loja de cosméticos virtual você precisa pensar em alguns pontos fundamentais que podem fazer toda a diferença:

– O layout do seu site de vendas: ele precisa ser responsivo (abrir no celular também) e deve estar muito bem distribuído.

– Formas de pagamento: quando o cliente clica em um produto, ele quer ser direcionado logo para a base de pagamentos. Procure parcerias e plataformas que disponibilizem várias formas de pagamento para o seu cliente.

– Redes sociais: seus clientes estão bem ali, nas suas redes sociais: Facebook, Instagram, Telegram, WhatsApp, etc. Não é possível pensar em loja virtual sem pensar nas redes sociais.

– Marketing digital: a divulgação de sua loja depende do seu marketing, SEO, etc.

 

Abrir uma Loja de Cosméticos dá dinheiro?

Segundo uma reportagem do Estado de Minas, datada de 2018, o Brasil ocupa o 3º maior mercado consumidor do mundo de cosméticos, já com fortes tendências de crescimento.

Assim, é possível afirmar que abrir uma loja de cosméticos dá dinheiro sim! É acertar no seu nicho, em seus diferenciais, preços, qualidade dos produtos que vende, atendimento, sua identidade e outros tantos fatores que irão colaborar para o sucesso comercial de sua loja. E boas vendas!

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