Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » Contabilidade digital: como funciona e quais as vantagens

Contabilidade digital: como funciona e quais as vantagens

Contabilidade Digital – como funciona? Essa nova categoria de serviços oferece muitos benefícios para clientes e contadores! Veja quais são.

Por GestãoClick
Atualizado em
Contabilidade digital: como funciona e quais as vantagens

A contabilidade digital está se tornando mais importante do que nunca.

Afinal, os dias de registros contábeis em livro, papéis, fichas ou planilhas do Excel começaram a ficar para trás, uma vez que existem novos formatos de controle financeiro disponíveis no mercado.

Nesse contexto, é normal surgir a seguinte pergunta: contabilidade digital, como funciona?

Bem, é ela quem está substituindo os processos manuais. Economizando, dessa forma, tempo e dinheiro nas rotinas contábeis de milhares de empresários.

Portanto, para otimizar suas finanças e atribuir maior segurança às transações contábeis da sua empresa, aprenda como funciona a contabilidade digital e quais vantagens ela pode oferecer!

Contabilidade aliada à tecnologia

Certamente em algum momento quando você pensou em escritórios de contabilidade, imaginou contadores abarrotados de formulários e pilhas de documentos, fazendo equações matemáticas em uma calculadora científica, certo?!

O mais interessante disso tudo é que o cenário mudou. Afinal, o mercado vem sendo remodelado pela tecnologia, e com a contabilidade não poderia ser diferente.

Uma vez que o progresso tecnológico viabiliza soluções rápidas para tudo, a demora e a morosidade na execução de tarefas deixa de ser um problema independentemente do ramo.

O fato é que as inovações tecnológicas estão impactando o cotidiano financeiro e driblando as dificuldades das práticas mais clássicas. Sendo assim, veja agora o que é contabilidade digital, como funciona e porquê ela está se tornando tão importante atualmente!

O que é Contabilidade Digital

Se você ainda não sabe o que é contabilidade digital, entenda que nos referimos à geração, abastecimento e transmissão de dados financeiros em formato eletrônico – incluindo computadores, telefones e softwares online ou offline.  
 
Sua principal premissa é facilitar o acesso aos conhecimentos financeiros que podem ser guardados virtualmente ou em software compatível com as exigências legais.  
 
Dessa forma, é possível manter todos os seus registros em um único local, gerenciando facilmente as movimentações por qualquer dispositivo móvel conectado à internet, por exemplo.

Contabilidade Digital como funciona

Para entender como funciona a contabilidade digital, considere basicamente que os registros eletrônicos podem ser compartilhados com colaboradores de várias áreas. Nesse aspecto podemos citar vendas, financeiro e até mesmo o contador conectado ao seu negócio.

Outro ponto importante é que os dados são administrados e alimentados apenas por membros autorizados, e são armazenados de forma online por meio da web, de aplicativos, ou na rede interna com sistemas offline.

Apesar de tamanha flexibilidade e acesso muito prático, as informações da contabilidade digital são asseguradas por criptografia.

Além disso, contam com padrões de segurança modernos e alto nível de proteção de dados.

Contabilidade Digital x Contabilidade Online

A Contabilidade Online abrange o software com a experiência de armazenamento em nuvem, que é adotado diariamente por milhares de empresas no objetivo de simplificar a localização de dados financeiros e contábeis.  

Nele é possível baixar uma enorme quantidade de informações que podem ser visualizadas a qualquer momento, de qualquer local.

A natureza desse avanço é caracterizada por sistemas integrados e relatórios em tempo real, o que mantém a organização e o desenvolvimento contínuo da organização.

Possibilitando, inclusive, que o financeiro dedique seus esforços em outras atividades – como desenvolver estratégias promissoras, em vez de simplesmente gerar relatórios e recibos. 

Outro ponto importante é que algumas tendências globais da contabilidade online incluem aplicativos para celular e mídias sociais. O que também serve para estreitar os laços com os clientes, que estão cada vez mais sedentos por facilidades e orientações rápidas e imediatas.  

Afinal, se os dispositivos tecnológicos já se tornaram ferramentas decisivas em nossas vidas, por que não estender seus benefícios ao mundo corporativo, aumentando a produtividade do seu negócio?!

Vantagens da Contabilidade Digital

Entre outras Vantagens da Contabilidade Digital, está a facilidade proposta pelo software ERP de gestão financeira que integra as atividades de vários setores, digitalizando os procedimentos e facilitando a gestão do seu negócio.  
Está, por si só, já é vantagem valiosa que acelera sua capacidade de tomar decisões realmente precisas, baseadas em dados exatos, com segurança, confiabilidade e velocidade.
 

Plataforma de Contabilidade Digital

O sistema ERP funciona como uma verdadeira Plataforma de Contabilidade Digital, incluindo não só o departamento financeiro, mas também o marketing, recursos humanos e vendas, tudo no mesmo local.  
O ERP Cloud, como também é chamado, atribui maior dinamismo, exibindo uma visão completa dos números e metas da empresa em tempo real.  
Além da integração contábil, esses sistemas permitem o gerenciamento assertivo desde o cadastro de clientes, emissão de orçamento, controle de estoque, fechamento de vendas em determinado período e pagamento de clientes e/ou fornecedores.

Se “Tempo é Dinheiro”, o Futuro é Digital!

Não é mais segredo que milhares de escritórios de contabilidade já se apropriam dessa nova realidade para otimizar a prestação de serviços, contando com a eficiência da automatização dos processos.  
Com essa grande aliada, fica fácil não só abrir novas contas ao clique de um botão, como também gerar e emitir boletos e notas fiscais, atualizando seus registros, cadastros e pagamentos.  
Enquanto dizem que “os olhos do dono é que engordam o gado”, a contabilidade digital online agrega maior controle para empreendedores acompanharem de perto toda a movimentação e lançamentos do empreendimento.

Você Sabia?

De acordo com uma pesquisa americana a contabilidade digital é uma revolução à medida em que:  
•  Mais da metade dos contadores entrevistados acreditam que as estratégias digitais são essenciais para a sobrevivência da profissão, fornecendo vantagens competitivas e maior eficiência para atender seus clientes;
• Por outro lado, cerca de 18% dos escritórios pesquisados ainda trabalham com registros em papel ou planilhas eletrônicas, um gargalo que pode comprometer a desburocratização de suas práticas;
•  A boa notícia é que o software online, por exemplo, tende a aumentar a agilidade e a lucratividade, pois os funcionários ganham muito mais tempo para fornecer a consultoria de qualidade que o cliente merece;
•  Adotar novas práticas da contabilidade digital também é sinônimo de aumentar a receita das empresas, em até 4x mais ao ano, segundo o mesmo estudo.
Concluindo, da mesma forma que uma assessoria em contabilidade te ajuda a poupar dinheiro, a contabilidade digital também reduz custos, porque diminui o retrabalho e falhas humanas – erros comuns em procedimentos manuais, burocráticos e exaustivamente repetidos.  
Se você gostou do artigo, fique ligado em como o Contador pode Transformar seu Escritório com a Contabilidade Digital.




Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo