Contabilidade digital: entenda as vantagens

A contabilidade digital vem se tornando mais importante do que nunca. Assim, os dias de registros contábeis em livro, papel ou planilhas do Excel, começam a ficar para trás, dando espaço a um novo e eficaz formato de controle financeiro.  
Entretanto, a contabilidade digital requer uma transição gradual, substituindo os processos manuais pelo universo digital, economizando tempo e dinheiro.  
Para otimizar suas finanças e atribuir maior segurança às transações contábeis da sua empresa, aprenda como a contabilidade digital te ajuda a gerenciar seu dinheiro.

Contabilidade X Tecnologias

Quando você pensa em escritórios de contabilidade, provavelmente imagina funcionários de meia idade com uma mesa abarrotada de formulários e pilhas de documentos e impostos, fazendo equações matemáticas em sua calculadora manual, certo?!  
Mas o novo cenário não é bem assim, afinal, o mercado vem sendo remodelado pela tecnologia, e com a contabilidade não poderia ser diferente.  
O progresso tecnológico viabiliza soluções rápidas para quaisquer impasses que precisam ser sanados, deixando para trás a atuação morosa e demorada, independentemente do ramo.   
Para você ter uma ideia do quanto as inovações mais recentes impactam o cotidiano financeiro e driblam as dificuldades das práticas mais clássicas, conheça agora novas técnicas, sistemas e tendências que vem se tornando populares mundialmente.

O que é Contabilidade Digital?

Se você ainda não sabe o que é contabilidade digital, entenda que nos referimos à geração, abastecimento e transmissão de dados financeiros em formato eletrônico – incluindo computadores, telefones e softwares online ou offline.   
Sua principal premissa é facilitar o acesso aos conhecimentos financeiros que podem ser guardados virtualmente ou em software compatível com as exigências legais.  
Dessa forma, é possível manter todos os seus registros em um único local, gerenciando facilmente as movimentações por qualquer dispositivo móvel conectado à internet, por exemplo.

Contabilidade Digital: como funciona?

Para entender como funciona contabilidade digital, considere basicamente os registros eletrônicos podem ser compartilhados com funcionários de várias áreas como, por exemplo, seus vendedores, setor financeiro e/ou contador conectado ao seu negócio.  
Os dados podem ser administrados e alimentados apenas por membros autorizados, seja pela web, por aplicativos no próprio celular, ou redes internas de sistemas offline.  
Apesar de tamanha flexibilidade e acesso muito prático, as informações da contabilidade digital é são asseguradas por criptografia e contam com padrões de segurança modernos e alto nível de proteção de dados.

Contabilidade Digital Online

A Contabilidade Digital Online abrange o software com a experiência de armazenamento em nuvem, adotado a cada dia por mais e mais empresas com o objetivo de simplificar a localização dos dados.  
Com essa novidade imperativa, é possível baixar uma enorme quantidade de informações e visualizar a qualquer momento, de qualquer local.  
A natureza desse avanço é caracterizado por sistemas integrados e relatórios em tempo real para o desenvolvimento contínuo das organizações, permitindo o financeiro se dedique a aconselhar clientes e desenvolver outras estratégias promissoras, em vez de simplesmente gerar relatórios e recibos.  
Algumas tendências globais da contabilidade digital online incluem os aplicativos para celular e as mídias sociais para estreitar os laços com os clientes que estão cada vez mais sedentos por facilidades e orientações rápidas e imediatas.   
Afinal, se os dispositivos tecnológicos já se tornaram ferramentas decisivas em nossa vida, por que não estender seus benefícios também ao mundo corporativo, aumentando a produtividade do seu negócio?   
Continue acompanhando para conhecer outros benefícios.

Vantagens da Contabilidade Digital

Entre outras Vantagens da Contabilidade Digital, está a facilidade proposta pelo software ERP de gestão financeira que integra as atividades de vários setores, digitalizando os procedimentos e facilitando a gestão do seu negócio.  
Está, por si só, já é vantagem valiosa que acelera sua capacidade de tomar decisões realmente precisas, baseadas em dados exatos, com segurança, confiabilidade e velocidade.

Plataforma de Contabilidade Digital

O sistema ERP funciona como uma verdadeira Plataforma de Contabilidade Digital, incluindo não só o departamento financeiro, mas também o marketing, recursos humanos e vendas, tudo no mesmo local.   
O ERP Cloud, como também é chamado, atribui maior dinamismo, exibindo uma visão completa dos números e metas da empresa em tempo real.   
Além da integração contábil, esses sistemas permitem o gerenciamento assertivo desde o cadastro de clientes, emissão de orçamento, controle de estoque, fechamento de vendas em determinado período e pagamento de clientes e/ou fornecedores.

Se “Tempo é Dinheiro”, o Futuro é Digital!

Não é mais segredo que milhares de escritórios de contabilidade já se apropriam dessa nova realidade para otimizar a prestação de serviços, contando com a eficiência da automatização dos processos.  
Com essa grande aliada, fica fácil não só abrir novas contas ao clique de um botão, como também gerar e emitir boletos e notas fiscais, atualizando seus registros, cadastros e pagamentos.  
Enquanto dizem que “os olhos do dono é que engordam o gado”, a contabilidade digital online agrega maior controle para empreendedores acompanharem de perto toda a movimentação e lançamentos do empreendimento.

Você Sabia?

De acordo com uma pesquisa americana a contabilidade digital é uma revolução à medida em que:   
•  Mais da metade dos contadores entrevistados acreditam que as estratégias digitais são essenciais para a sobrevivência da profissão, fornecendo vantagens competitivas e maior eficiência para atender seus clientes;
• Por outro lado, cerca de 18% dos escritórios pesquisados ainda trabalham com registros em papel ou planilhas eletrônicas, um gargalo que pode comprometer a desburocratização de suas práticas;
•  A boa notícia é que o software online, por exemplo, tende a aumentar a agilidade e a lucratividade, pois os funcionários ganham muito mais tempo para fornecer a consultoria de qualidade que o cliente merece;
•  Adotar novas práticas da contabilidade digital também é sinônimo de aumentar a receita das empresas, em até 4x mais ao ano, segundo o mesmo estudo.
Concluindo, da mesma forma que uma assessoria em contabilidade te ajuda a poupar dinheiro, a contabilidade digital também reduz custos, porque diminui o retrabalho e falhas humanas – erros comuns em procedimentos manuais, burocráticos e exaustivamente repetidos.  
Se você gostou do artigo, fique ligado em como o Contador pode Transformar seu Escritório com a Contabilidade Digital.
Deixe seu comentário
      Deixe uma Comentário

      GestãoClick
      Logo