Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Melhores ferramentas de tecnologia para pequenas empresas

Melhores ferramentas de tecnologia para pequenas empresas

Para facilitar e otimizar processos, os empreendedores necessitam de ferramentas de tecnologia para pequenas empresas que os auxiliem a controlar demandas e a se destacar em relação à concorrência. Nesse sentido, a tecnologia se mostra uma grande aliada dos pequenos empreendimentos na busca por maior eficiência e na conquista de maior visibilidade no mercado. Além […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Melhores ferramentas de tecnologia para pequenas empresas

Para facilitar e otimizar processos, os empreendedores necessitam de ferramentas de tecnologia para pequenas empresas que os auxiliem a controlar demandas e a se destacar em relação à concorrência.

Nesse sentido, a tecnologia se mostra uma grande aliada dos pequenos empreendimentos na busca por maior eficiência e na conquista de maior visibilidade no mercado.

Além disso, por meio das tecnologias para pequenas empresas, é possível melhorar o relacionamento com o cliente, visto que, com a otimização dos processos por meio de ferramentas, o atendimento se torna mais ágil e eficaz. Dessa forma, é provável que o cliente fique mais satisfeito com o atendimento recebido.

Neste artigo, falaremos sobre algumas ferramentas de tecnologia para pequenos negócios que poderão ajudar o seu empreendimento a crescer cada vez mais.

Veja os principais tópicos: 

Acompanhe a leitura! 

Softwares de gestão empresarial

Primeiramente, os softwares de gestão empresarial ‒  também conhecidos como ERPs (Enterprise Resource Planning) ‒ são ferramentas fundamentais para qualquer tipo de negócio, independentemente do seu porte. 

Esse tipo de software também é responsável por auxiliar na automatização de diversos processos que os proprietários de negócios consideravam burocráticos e trabalhosos. 

Dessa forma, podemos encontrar várias ferramentas de tecnologia para pequenas empresas que visam controlar todas as áreas de gestão. Como o controle financeiro, o controle de vendas e o controle de estoque. Além disso, esses aparatos também são responsáveis por aperfeiçoar as tomadas de decisões por meio de relatórios precisos e eficientes.   

Por isso, é fundamental que pequenas empresas invistam em softwares que atendam suas principais necessidades de gestão, como o ERP GestãoClick, um software completo e eficiente para potencializar a gestão do seu empreendimento

Assim sendo, torna-se possível gerenciar todos os campos essenciais para assegurar um crescimento saudável da sua empresa. Dentro do nosso ERP, você terá acesso a uma variedade de módulos de gestão, abrangendo desde o financeiro até o controle de vendas.

Veja agora -> 4 provas de que o GestãoClick é o melhor ERP para o seu negócio! 


Marketing Digital

O Marketing Digital tem se mostrado um poderoso aliado para as empresas atualmente. Por meio dessa estratégia, pequenos negócios conseguem aumentar a própria visibilidade, permitindo que um número cada vez maior de pessoas conheça seus produtos e/ou serviços. 

Dentre as estratégias, podemos destacar o SEO (Search Engine Optimization), o Google e o Facebook Ads, o Canva, o e-mail marketing, entre outras.

Ainda mais, o SEO é uma das estratégias de maior relevância e eficiência para aumento de visibilidade no mercado. Já que, por meio dela, a sua empresa será encontrada com maior facilidade pelos seus clientes, através dos mecanismos de buscas. 

O Google e o Facebook Ads são ferramentas publicitárias pagas que possibilitam que a sua empresa apareça para aquelas pessoas que buscam por produtos e/ou serviços parecidos com aqueles oferecidos pelo seu negócio. 

Já o Canva é um site bastante utilizado por pequenos empreendedores que ainda não possuem orçamento para investir na contratação de uma agência de comunicação ou de um profissional de design. O Canva é uma plataforma intuitiva que oferece uma variedade de modelos de arte gráfica, facilmente personalizáveis, permitindo que você modifique criativos prontos ou crie seus designs desde o início.

Além disso, outra tecnologia para pequenas empresas que podemos citar é o e-mail marketing. Com ele, você poderá programar o disparo de conteúdo para os seus clientes com o objetivo de mantê-los informados sobre promoções, anúncios e conteúdos ricos. 

Por fim, é importante que sua empresa esteja presente nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público. Elas permitem um contato direto entre a empresa e o seu cliente e são excelentes para aumentar a visibilidade dos produtos e serviços.

Cloud Computing

O Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, é outra tecnologia para pequenas empresas. Com ela, as empresas podem armazenar seus arquivos e documentos na nuvem, podendo acessar de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento. Além do mais, eles oferecem maior segurança e escalabilidade. 

Dentre essas ferramentas, podemos citar: o DropBox, o Google Drive e o Microsoft OneDrive. Com elas, é possível compartilhar arquivos entre os colaboradores da sua empresa de forma rápida, prática e segura.

Veja agora alguns pontos relevantes do Cloud Computing:

  1. Economia de custos: com o Cloud Computing, os usuários não precisam investir em armazenamento de documentos e arquivos de forma física, ou em hardwares, o que reduz consideravelmente os custos de aquisição, manutenção e melhorias;
  2. Flexibilidade: todos os arquivos disponíveis no armazenamento em nuvem podem ser acessados de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, desde que haja conexão com a internet. 
  3. Confiabilidade: a computação em nuvem possui, na grande maioria das vezes, altos níveis de confiabilidade e segurança de ponta a ponta. 

E-commerce

O E-commerce, ou Comércio Eletrônico, é outra tecnologia interessante para pequenas empresas expandirem seus negócios e aumentarem suas vendas. Assim, é possível vender seus produtos e/ou serviços via internet, alcançando um público maior e de diferentes localidades, independentemente do lugar em que você se encontra. 

Além disso, é possível que as empresas personalizem seus atendimentos e consigam prestar suporte, em tempo real, às principais necessidades dos clientes. 

Existem várias plataformas de E-commerce no mercado, como o Mercado Livre, Loja Integrada, NuvemShop, entre outras. Elas oferecem recursos de pagamento online, controle de pedidos e atendimento. E o melhor de tudo, elas também possuem integração com o GestãoClick!

Em suma, para implantar o E-commerce na sua empresa, é necessário uma logística que atue tanto na parte dos pedidos quanto no gerenciamento de estoque. Assim, você conseguirá aumentar suas vendas de forma eficiente e com todos os dados corretos de cada produto e transação.

Encontre as ferramentas certas

Por fim, é possível concluir que a tecnologia para pequenas empresas é uma ótima ferramenta para o gerenciamento do negócio e para o aumento da visibilidade no mercado. 

No geral, é importante que as organizações avaliem quais são suas reais necessidades e invistam em ferramentas que façam sentido para a realidade financeira do empreendimento. E se você ainda não possui um sistema de gestão integrado, conheça todas as soluções disponíveis para alavancar o seu negócio com o GestãoClick. Comece agora o teste gratuito de 10 dias clicando aqui

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

cupom gestaoclick - 9 anos
50% de desconto no plano anual,
+ adesão gratuita de várias integrações!
Garanta aqui

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo