Materiais ricos
Início » Blog » Controle de Estoque » Controle de estoque eficiente: como fazer?

Controle de estoque eficiente: como fazer?

O controle e a gestão do estoque que você faz em sua empresa influencia diretamente tanto suas vendas como toda a saúde financeira da mesma. E a pergunta que se faz é: como realizar um controle de estoque eficiente? Existem várias maneiras de se fazer isto. Sua empresa pode fazer uso de planilhas, relatórios, sistemas de gestão […]

Por GestãoClick
Atualizado em
Controle de estoque eficiente: como fazer?

O controle e a gestão do estoque que você faz em sua empresa influencia diretamente tanto suas vendas como toda a saúde financeira da mesma. E a pergunta que se faz é: como realizar um controle de estoque eficiente? Existem várias maneiras de se fazer isto.


Sua empresa pode fazer uso de planilhas, relatórios, sistemas de gestão empresarial com módulos específicos para controle e gestão de estoque e, enfim, pode ficar mais próximo do estoque da empresa utilizando os inúmeros recursos tecnológicos já existentes.


Aliás a tecnologia favorece e facilita muito este controle. O fundamental é ter olhos sempre abertos para se fazer um controle de estoque eficiente. Neste post, você vai ficar sabendo mais da importância do controle de estoque, as ferramentas disponíveis, dicas e muito mais. Acompanhe.

O que é controle de estoque?

Não é possível fazer um controle de estoque eficiente se você não souber exatamente o que isto significa. Muito mais além de ter apenas um espaço físico para seus produtos bem organizado, esse controle vai permitir uma otimização das principais tarefas de toda a estrutura de sua empresa. 

Controlar o estoque significa realizar a gestão de uma das partes mais importantes dos seus ativos, afinal, tudo que ali está representa um custo, um ativo da organização. E este controle representa, na verdade, uma estratégia importante para o seu negócio.


E para que este controle de estoque seja eficiente, você precisa contar com ferramentas úteis e práticas, a maioria delas tecnológicas, com informações e registros precisos e confiáveis. 

A base de um bom estoque começa por nunca faltar nem sobrar produtos/mercadorias. Em ambas as situações, as consequências para o negócio podem ser bem significativas. 

Por conceito, controle ou gestão de estoque é a área responsável por conseguir controlar todo o fluxo de materiais dentro da empresa, trazendo informações relevantes sobre vendas, analisando e prevendo quais serão as necessidades de compras e facilitando na tomada de decisão.

Saiba mais sobre –> Programa para Controle de Estoque: aumente a eficiência de suas operações

Qual a importância da gestão de estoque?

Primeiramente é preciso sinalizar que o controle de estoque é importante em qualquer empresa, independentemente do seu porte. Este controle pode parecer, inicialmente, uma atividade bem simples: medir a quantidade de produtos disponíveis em uma loja, comércio, etc., e mensurar adequadamente quanto vale cada um. 

De uma forma bem clara, se este controle não for bem feito, pode sobrar mercadorias, o que seria um custo desnecessário para a empresa e, dependendo do item (como perecíveis, por exemplo) a perda pode ser maior ainda.

Se faltar, seja pela inobservância das quantidades corretas ou por atraso de fornecedores, pedido, etc., você perde vendas e pode inclusive perder clientes o que, fatalmente, será um prejuízo enorme para o negócio.

O objetivo na verdade desse controle é avaliar o mais precisamente possível se a saída dos produtos está em conformidade com a necessidade, se não existe qualquer tipo de desvio, bem como conseguir projetar e estimar vendas.

E não se trata apenas de quantidades, uma vez que um produto “X” pode ter maior demanda que outro produto “Y” e, sendo assim, o primeiro precisa ter um estoque maior. O mesmo acontece com fornecedores, onde um pode ter prazos maiores para entrega do que outros.

Toda esta organização, acompanhamento, relatórios, logística, controles, etc., fazem parte de um controle de estoque eficiente e fazem parte também de uma gestão empresarial igualmente eficiente.

 

Sistema ERP Online

Controle de estoque eficiente: como fazer?

O princípio para um controle de estoque eficiente são as informações seguras e confiáveis, além dos controles. Abaixo relacionamos 4 dicas para conseguir um controle do seu estoque mais eficiente:

 •    Tenha gestores capacitados

Um profissional competente na gestão do estoque pode ser considerado um passo inicial para este controle. Esta competência é primordialmente encontrada na experiência e capacitação deste gestor.

 •    Utilize softwares de gestão de estoque

Fazer uso da tecnologia a seu favor facilita muito todos os processos, que estarão automatizados e devidamente otimizados. Isto representa maior controle e eficiência, bem como menores custos operacionais.

 •    Atente-se à gestão de demanda e disponibilidade

Pode parecer simples e até óbvio controlar tudo que sai e entra e, assim, provisionar reposições. No entanto, quando existem variedades de produtos, demandas diferenciadas, promoções de vendas, etc., todo este controle aparentemente básico vai ser alterado.

 •    Monitore o desempenho

Estabeleça períodos de avaliação para métricas de estocagem que foram previamente estabelecidas, como por exemplo o giro de estoque, disponibilidade, produtos parados e/ou próximos do vencimento, entre outros. Este acompanhamento permitirá a identificação de eventuais falhas, possibilitando correções em tempo hábil.

Programa para controle de estoque

Pensando em sistemas de gestão empresarial, a GestãoClick conta com um sistema ERP totalmente online que vai lhe oferecer uma série de funcionalidades, inclusive, planilhas de controle de estoque.  

Fazer uso da tecnologia para controlar seu estoque é a melhor forma de garantir a gestão do mesmo e de toda a sua empresa. 


A GestãoClick disponibiliza um sistema de gerenciamento empresarial completo. 

Confira:

 •    Controle de Estoque

 •    Gestão financeira e contábil

 •    Relatórios

 •    Integrações com outras plataformas (inclusive de pagamento)

 •    Controle de orçamentos e vendas

 •    Emissão de Notas Fiscais, e muito mais.

Com o software da GestãoClick você vai automatizar e otimizar vários processos de sua empresa, garantindo maior eficácia, confiabilidade de informações, redução de custos operacionais, controle/gestão e disponibilidade, pois o sistema é baseado na nuvem, ou seja, você pode acessar os dados de sua empresa em qualquer lugar e a qualquer hora.

Experimente nosso ERP GestãoClick por 10 dias gratuitamente, e conheça todas as funcionalidades essenciais para o seu negócio.

Experimente grátis

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo