Materiais gratuitos
Início » Blog » Marketing e Vendas » Vendas » 5 Dicas para seu e-commerce vender mais no Natal

5 Dicas para seu e-commerce vender mais no Natal

Neste momento, os e-commerces precisam focar em lucros. Veja este artigo e receba 5 dicas que vão te ajudar a vender mais no natal!

Por GestãoClick
Atualizado em
5 Dicas para seu e-commerce vender mais no Natal

Black Friday pairando no ar, Natal chegando… mas como se preparar para vender mais no Natal? Essa é uma das principais preocupações da maioria dos comerciantes, principalmente dos donos de e-commerce, uma vez que esse período representa uma oportunidade única de impulsionar as vendas e fechar o ano com chave de ouro.

No entanto, para o setor de vendas online, houve um grande avanço desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, e o consumidor também mudou bastante a sua forma de comprar. Assim, é natural se preocupar com as vendas para o Natal.

Vender no Natal não é como em outra época comemorativa qualquer. O Natal traz consigo um clima de festividade e esperança, além do ano novo que se inicia. Todo esse ambiente positivo muitas vezes motiva o consumidor a comprar mais. Aqueles que não estiverem devidamente preparados para atender a essa demanda podem ficar para trás.

Faça uma gestão de compras eficiente! Saiba mais.

Neste post, falaremos sobre como vender mais no Natal e apresentar 5 dicas incríveis para que você e seu e-commerce estejam bem preparados para o Natal de 2020. Acompanhe!

Como vender mais no Natal?

Quem não deseja aumentar as vendas, especialmente durante o Natal? No entanto, simplesmente aguardar a data pode resultar em um aumento modesto nas vendas. Afinal, é um momento especial em que os consumidores se envolvem em um frenesi incrível de compras, e os canais online estão particularmente favorecidos devido à pandemia.

Mas se você não tomar medidas adicionais, sentirá apenas esse pequeno aumento no volume de vendas. Então, quer saber como vender mais no Natal? O preparo antecipado é, sem dúvida alguma, uma das melhores dicas para garantir um desempenho superior nas vendas durante o Natal.

Desde a atualização visual do seu site até o gerenciamento do estoque, logística de entrega, relacionamento com fornecedores, afiliados, entre outros, devem ser repensados, renegociados e preparados preferencialmente com antecedência. Deixe as estratégias de marketing para um estágio mais próximo do Natal, quando a data estiver se aproximando.

E por que todo esse preparo antecipado colaborará para que seu e-commerce venda mais? Porque ao pensar em todas as etapas de venda com antecedência, você terá o mínimo possível de chances de enfrentar problemas. A previsibilidade favorecerá suas vendas, e, com isso, elas têm sim a tendência de aumentar.

O que vender no Natal?

Se seu e-commerce não vende enfeites de Natal, mas sim pneus para automóveis, por exemplo, como aumentar minhas vendas? A pergunta não é o que vender no Natal, mas sim como vender.

Sejam presentes, enfeites de Natal ou pneus, vender mais no Natal é possível. Basta ter a estratégia de marketing certa que leve o consumidor a comprar o que você oferece.

No exemplo acima, uma dica é destacar aos seus consumidores a importância de ter pneus de qualidade para as viagens de Natal e Ano Novo. Que tal presentear o pai, mãe ou irmão com um jogo de pneus novinhos?

Seja como for, você deve sempre destacar os produtos que mais vendem durante o ano, e eventuais promoções também devem ser, preferencialmente, focadas nesses produtos. O Natal evoca presentes e alegria, e seu produto deve estar inserido nesse contexto, mesmo que sejam pneus.

O que fazer para vender mais no Natal?

Para um e-commerce ou loja virtual, que dependem 100% do mundo online, deixar seu site e/ou aplicativos devidamente preparados e revisados para este período é fundamental dentro das etapas do que fazer para vender mais no Natal.

Se quiser, é uma boa dica deixá-los com cara nova, exclusiva para o natal, lembrando sempre de  festividades, comemoração, alegria etc.

Corrija possíveis bugs, falhas em alguma página, entre outros, para que tudo fique pronto até o Natal. Lembre-se que o marketing neste período será importantíssimo, pois você enfrentará uma concorrência acirrada, o que é absolutamente natural, com o aumento no volume de compras.

E fique atento também para não falhar no seu estoque e na sua entrega: falhas deste tipo pode levar o consumidor a desacreditar de sua marca, de seus produtos e esta perda de confiabilidade é bem difícil de ser recuperada.

5 Dicas para vender mais no Natal

 1. Foco no seu Estoque:

Já comentamos logo acima: fique de olho no seu estoque. Ofertar um produto em sua loja virtual ou e-commerce e não tê-lo para a entrega é um marketing negativo e tanto.

DICA: Sugestivamente, tenha um Software de Gestão Empresarial pro para o seu e-commerce, que facilita e muito o controle de estoque, automatizando e otimizando vários processos da sua empresa.

2. De olho nos prazos de entrega:

Quer vender mais no natal? Então nem pense em deixar de entregar na data prevista. Se isto acontecer, como no caso da falta do produto, o marketing será negativo e suas vendas podem até cair, pois este tipo de problema se espalha muito rápido entre os consumidores. Então, foque também em sua logística.

DICA: ofereça frete grátis para um ou mais produtos. Isto favorece e muito as vendas.

3. Prepare Kits de Produtos:

Os kits são muito bem-vindos para vender mais no natal, pois para o consumidor comprar um produto “X” que está associado a outro “Y” em um kit dá a impressão de que está economizando dinheiro.

DICA: você estará vendendo dois ou mais produtos neste kit, o que já representa um aumento de vendas. Então, dê descontos reais no caso de kits.

4. Prepare o seu Marketing:

Se você tem uma loja virtual, um e-commerce com vendas em algum marketplace, etc., pensar em marketing neste período do natal pode aumentar pelo menos 50% de suas vendas.

Então use e abuse das redes sociais (sempre com postagens responsáveis e de acordo com as regras das plataformas), crie uma landing page, que é uma página de conversão com um breve formulário de cadastro, e tenha nela uma oferta simplesmente irresistível, gere cupons de descontos, entre outros.

DICA: Estes consumidores todos serão seus principais clientes no natal. Então divulgar os seus produtos é uma das principais maneiras de garantir um aumento nas vendas. Seja criativo e use as ferramentas do marketing a seu favor: e-mail marketing, redes sociais, SEO, etc.

5. Atendimento e Suporte:

Pensar e ter um bom atendimento nas vendas de natal é ter um diferencial e tanto e com certeza irá favorecer ainda mais suas vendas. Muitos consumidores deixam de comprar em determinados e-commerces ou sites de vendas simplesmente porque não tiveram suas dúvidas esclarecidas a tempo.

DICA: monitore seus canais de contato e venda com maior intensidade neste período, seja o WhatsApp, chat ou outro qualquer. Esclarecer uma dúvida a tempo pode significa uma venda efetivada. Não perca tempo! Para vender muito no Natal você precisa contar com o ERP

Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo