Saiba tudo sobre domínio personalizado
Nos dias de hoje, para qualquer segmento de negócio, é quase que impensável não ter uma presença online. Além disso, ter um domínio próprio também faz toda a diferença na hora de ser localizado e ter sua marca reconhecida rapidamente. E o porquê disto? Primeiro porque sua presença online significa estar mais próximo do seu […]
A Black Week chegou:
até 60% de desconto!
Garanta o sistema de gestão mais completo
com o menor preço do ano!
Aproveite agora!
Nos dias de hoje, para qualquer segmento de negócio, é quase que impensável não ter uma presença online. Além disso, ter um domínio próprio também faz toda a diferença na hora de ser localizado e ter sua marca reconhecida rapidamente.
E o porquê disto? Primeiro porque sua presença online significa estar mais próximo do seu público alvo. Segundo que ter sua marca espalhada no mundo online, através do seu domínio, logo, identificação de sua página, entre outros, faz toda a diferença na hora de enfrentar seus próprios concorrentes.
E se sua intenção é vender mais, ter sucesso no seu negócio, você precisa sim pensar em toda uma estrutura tecnológica para a sua empresa, como sistemas de gestão integrados, por exemplo, e também precisa estar presente na internet, fundamentalmente com um domínio personalizado que também o identifique.
Neste artigo, você vai entender melhor o que é este domínio, qual sua relevância e como o domínio próprio em um sistema de gestão, por exemplo, facilita a identificação do seu cliente em todas as documentações, notas e comprovantes emitidos por sua empresa. Acompanhe.
O que é Domínio Personalizado?
Antes mesmo de falarmos de domínio próprio, é importante que você entenda o que significa o domínio. Um domínio de internet na verdade é um conjunto de diversos caracteres que você digita diretamente em seu navegador, visando encontrar um site qualquer, tipo, “exemplo.com”.
Seus clientes irão procurar este “exemplo.com”, mas o seu navegador não consegue entender estes caracteres e precisa da ajuda de um servidor de DNS, que traduzirá o “exemplo.com” para um endereço real, que são números. Exemplo: 31.15.86.36.
Só então o seu navegador vai conseguir levar você até o exemplo.com. No entanto, tudo isto é transparente para o usuário. É aqui que mora a importância do domínio personalizado, pois ele também irá favorecer a localização de sua empresa, do seu negócio e de sua marca.
Domínio próprio: significado
Há sim um pouco de redundância na questão, afinal, todo domínio pode ser considerado próprio, pois é impossível ter dois endereços idênticos. Mas, quando falamos em domínio personalizado, estamos falando de um endereço que identifique você e sua empresa.
Vai identificar também o seu produto ou serviço, sua marca, enfim. Pensando em PMEs, por exemplo, é de vital importância ter esta identificação. Será neste domínio que estarão todo o seu conteúdo, todo o conteúdo do que você vende, sejam produtos, serviços ou mesmo apenas ideias.
Além disso, não ter um domínio próprio pode ser um grande risco de você perder todo o seu conteúdo. Há pouco tempo atrás, com o crescimento da internet, muitas pessoas passaram a usar domínios de grandes sites para hospedarem seus conteúdos.
Por conta disso, 2 sites usavam (e ainda usam muito na atualidade) uma hospedagem gratuita do mesmo servidor e poderiam ter os endereços tipo joao.exemplo.com e jose.exemplo.com. No entanto, se tais serviços acabarem, acabam-se também todo o conteúdo neles contidos, tanto do “joão” como do “josé”.
Site com Domínio Próprio
São inúmeras as vantagens para sua empresa e o seu negócio como um todo ter um domínio personalizado. Confira algumas:
• As Políticas do Site:
Quando você utiliza domínios de terceiros, fica automaticamente “preso” às políticas deste. Isto significa que você dificilmente vai conseguir liberdade para suas próprias definições, ficando dependente dos parâmetros e especiações do respetivo provedor.
• SEO (Search Engine Optimization):
O SEO é fundamental para que você possa ser encontrado na web, sendo responsável por toda a otimização para motores de busca como o Google, por exemplo. Ao utilizar domínio próprio, por tendência, seu site será automaticamente melhor classificado por estes buscadores.
• A Aparência do seu Site:
Dependendo do serviço gratuito de internet que você use, ficará sem muitas opções quando precisar padronizar o aspecto do seu site, para criar a sua identidade visual. E esta identidade é muito importante para fundamentar a sua marca, a sua presença na web, frente aos seus consumidores.
A personalização fica totalmente limitada, quando você não usa um domínio próprio.
• Os Recursos e Ferramentas Disponíveis:
Novamente falamos em limitações. Se você precisa incluir uma FAQ própria, um fórum para discussões, entre outros recursos de conteúdo e visuais, pode não ter esta disponibilidade ao usar um domínio gratuito.
Em termos de personificação, isto é muito ruim, visualmente falando.
• As Alterações:
Frente às próprias limitações das quais já citamos acima, você ter dificuldades quando da necessidade de alguma mudança, pois ficará totalmente condicionado ao serviço gratuito utilizado. Em outras palavras, pode ser impedido de mudar qualquer coisa em seu site, mesmo que sua empresa mude.
• E-mail personalizado:
Associado ao site personalizado, você também terá um e-mail que o identifica e somente quem tem um domínio próprio pode ter este tipo de e-mail. Imagine que toda esta padronização lhe será favorável, sempre, tanto em buscadores como o Google como também para com os seus clientes e processos de marketing digital.
ERP com Domínio Personalizado: qual a importância?
Até este ponto já é possível você perceber a importância de ter um domínio próprio para a sua empresa, onde haverá uma padronização que identifique sua marca, seu negócio em qualquer lugar do mundo.
Mesmo considerando que seu site ou loja virtual, de um micro ou pequeno negócio, não esteja muito bem posicionado nos motores de busca, ainda assim o domínio próprio em um sistema de gestão, por exemplo, vai facilitar a identificação por parte do seu cliente.
Esta identificação estará presente não só no seu domínio, mas em documentos, notas fiscais, comprovante e boletos e até mesmo em seu marketing.
Os sistemas de gestão empresarial, como o do GestãoClick, possuem layouts que se associam perfeitamente à sua marca caso o plano contratado inclua o acesso à área do cliente.
Isto transfere à sua empresa muito mais profissionalismo e credibilidade, além de todos os benefícios de um sistema de gestão como o do GestãoClick para o seu negócio. Portanto, se você relacionar bem o custo x benefício de ter um domínio próprio, vai perceber que o ganho é bem maior no final.