E-mail marketing inteligente: o que é?

E-mail, praticamente todas as pessoas hoje em dia têm um. Seja para executar suas atividades pessoais, gerenciar atividades profissionais ou acadêmicas.

Checar a caixa de entrada diariamente, virou parte da rotina e já não se vive mais sem essa ferramenta.

O interessante é que ela  pode ser utilizada dentro de uma estratégia de marketing (o popularmente conhecido e-mail marketing) e além disso ele também ganha funções inteligentes que o deixam ainda mais eficiente.

Quer entender melhor como tudo isso funciona? Continue lendo o artigo e descubra tudo o que necessita saber sobre o tema.

Primeiramente, o que exatamente é e-mail marketing?

Começando do mais básico, é necessário entender o que é email marketing, não é mesmo?

O e-mail marketing é uma técnica de publicidade que acontece por meio dos correios eletrônicos, com o envio de comunicações massivas para uma lista de contatos.

Há quem questione a eficiência da técnica, mas a verdade é que ela é extremamente potente pela sua característica de se comunicar diretamente com o destinatário da mensagem, em sua caixa de entrada.

O interessante é que ele pode ser utilizado para qualquer tipo de negócio, sendo ele um pequeno comércio ou até mesmo uma grande empresa. Tendo um caráter B2B ou B2C.

O e-mail marketing é uma estratégia tradicional, porém que se renova e ganha cada vez mais funções que o deixa mais inteligente. Para entender isso melhor, que tal entender a definição do e-mail marketing inteligente e seus recursos?

Definição e-mail marketing inteligente

Ao falar sobre inteligência, já se supõe uma relação com o AI (Inteligência Artificial) e o e-mail marketing inteligente só se dá devido à desse tipo de tecnología.

Basicamente, o e-mail marketing inteligente é uma técnica com recursos avançados, que permite uma agilidade maior no processamento de dados, fornecendo relatórios mais ricos e detalhados, facilitando o seu processo de execução.

O resultado de utilizá-lo? A redução da carga de trabalho da equipe responsável, a execução de processos simplificada, alta eficiência, inclusive maior taxa de abertura dos e-mails enviados.

Interessante não? Que tal conhecer mais a fundo os recursos do e-mail marketing inteligente?

Recursos do e-mail marketing inteligente

Quando se fala em recursos de e-mail marketing inteligente, eles podem variar de acordo com a ferramenta utilizada.

Para apresentar essa tecnologia por aqui, serão tomadas como base as funcionalidades disponíveis na plataforma Mailify, uma solução europeia e premium, especializada em e-mail marketing, automação e SMS Marketing.

Vamos lá?

 

Eye tracking preditivo 

Essa funcionalidade simula uma análise visual do futuro destinatário, permitindo que seja medido o impacto visual dos envios.

Além disso, é realizada uma previsão do impacto das áreas da newsletter que chamarão mais a atenção dos destinatários, já que esse é o formato de envio mais tradicional do e-mail marketing.

Heatmap

Essa funcionalidade é uma análise que identifica as áreas com maior número de cliques realizados pelas pessoas que receberam o e-mail, assim recomendando correções de posições de elementos da newsletter como o CTA, links e outras informações.

Automação de envios 

Existem cenários para automatizar os e-mails, ou seja, construí-los dentro da plataforma e fazer com que eles sejam enviados de maneira automática a uma lista de contatos.

Por exemplo, se alguém forneceu seu endereço de correio eletrônico dentro de um site, a empresa enviará um e-mail que já está construído dentro da plataforma, automaticamente para dar boas-vindas ao novo lead que se cadastrou na base de contatos.

Além disso, se uma marca deseja fazer envios periódicos, por intervalo de tempo, isso também pode ser agendado dentro das plataformas de e-mail marketing.

Existem diferentes temas como por exemplo “carrinho abandonado” e “data”, ou como é normalmente falado no mundo das ferramentas de e-mail marketing, os mais conhecidos “cenários” para o envio de campanhas automáticas.

Criação automática de templates 

Outra função inteligente que facilita a criação e execução de e-mail marketing é a possibilidade gerar automaticamente templates de newsletters, por meio de uma função chamada Smart Templates.

A única ação necessária para a criação de cada template é inserir a url de um site e automaticamente serão gerados 12 modelos de e-mail com a identidade da marca responsável pelo envio.

Ferramentas de e-mail marketing inteligente

Já foi falado por aqui um pouco sobre as ferramentas. Elas são muito importantes no processo, pois são as responsáveis por disponibilizar as funções inteligentes que serão utilizadas na estratégia.

Por isso, é importante escolher com cuidado a que será utilizada em uma empresa. As recomendações para escolher a ferramenta mais adequada são:

– Analisar quais as funcionalidades de e-mail marketing inteligente são de fato necessárias para um negócio.

– Procurar por recomendações de quem já utilizou a plataforma.

– Descobrir quais são os clientes da ferramenta, assim entendendo em quais ramos de  atuação ela já está presente .

– Realizar um teste, para assim confirmar todas as suas funções de fato funcionam como esperadas.

Essas recomendações são fundamentais para a boa escolha de uma ferramenta de e-mail marketing inteligente, afinal é através dela que a campanha pode ser realizada. Sendo assim, a decisão pela mais adequada, é essencial.

Chegou a hora de deixar a sua estratégia de marketing mais inteligente!

Agora que já deu para entender a definição, importância, funcionalidades e detalhes do e-mail marketing inteligente, por que não adotá-lo em sua estratégia de marketing?

Os resultados são inúmeros e claro, ele não impacta somente nas estratégias desse canal, mas de todo a parte de marketing digital da empresa, além de possibilitar que ela conheça melhor ao seu lead e cliente.

O que está esperando para deixar a sua estratégia de marketing mais inteligente? Esse é o momento de colocar em prática tudo o que foi visto por aqui!

PS: O e-mail marketing inteligente é uma das muitas técnicas de marketing digital em que a inteligência de marketing pode ser utilizada hoje em dia. Análise os canais utilizados e aproveite para deixar todas as suas campanhas em um modo muito mais “smart”.

Gostaria de saber um pouco mais sobre o tema? Deixe um comentário aqui embaixo.

Autora Convidada: Andressa Gonçalves de Almeida

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