Marketing contábil: tudo que contadores precisam saber

Toda empresa ou profissional autônomo precisa de marketing para atrair clientes e mostrar o seu valor no mercado. É assim também com os escritórios e profissionais de contabilidade, que devem criar estratégias de marketing contábil para ter sucesso nos seus negócios.

O marketing contábil utiliza canais de comunicação online e offline para se conectar com clientes. Mas, na era da contabilidade virtual, seu principal aliado é o marketing digital para contadores — e, neste artigo, você vai entender o porquê.

Agora, acompanhe tudo sobre marketing para contadores e como criar as melhores estratégias para o seu negócio.

O que é Marketing Contábil?

Marketing contábil é o conjunto de estratégias utilizadas por escritórios de contabilidade e contadores para mostrar o valor dos seus serviços e fortalecer a sua marca no mercado, a fim de conquistar clientes e gerar lucro.

O marketing é responsável por identificar e satisfazer necessidades de um público-alvo, por meio de estratégias de preço, comunicação, relacionamento, produtos e serviços. No caso do marketing contábil, as estratégias miram em necessidades como a gestão da contabilidade empresarial e o cumprimento de obrigações fiscais e contábeis de um negócio.

Cabe ao marketing, então, definir e mostrar como os produtos e serviços dos contadores podem resolver essas necessidades, de forma diferenciada dos seus concorrentes.

Para que serve o Marketing Contábil?

Ainda em dúvida se o marketing contábil é necessário? Confira agora quais as vantagens de usar estratégias de marketing para contadores:

Divulgar serviços de contabilidade

O marketing contábil serve para divulgar e vender serviços de contabilidade. A intenção é mostrar como eles funcionam e suas principais características, mas principalmente apresentar os benefícios que eles trazem para a vida das pessoas ao resolver suas necessidades.

Aumentar a sua carteira de clientes

As estratégias de marketing contábil também atraem clientes. Elas servem para ampliar o alcance da sua marca e fazer com que mais pessoas conheçam seu negócio e paguem pelos seus serviços. Isso é básico para o seu negócio prosperar e crescer.

Fortalecer a marca do escritório e do contador

O objetivo final do marketing é vender, mas as estratégias também fortalecem a marca ao transmitir autoridade e confiabilidade. Na contabilidade, isso é essencial para os contadores, já que os clientes buscam parceiros para confiar suas rotinas contábeis e financeiras a eles.

Construir relacionamentos

As estratégias de marketing contábil também servem para construir relacionamentos. Quando você fortalece os laços com clientes e potenciais clientes, consegue criar relações de confiança e mantê-los por mais tempo com os seus serviços.

Por que a contabilidade precisa abraçar o marketing digital?

Quem trabalha com contabilidade sabe que essa área passou por mudança nos últimos anos. A transformação digital chegou para empresas dos mais diversos setores, e não seria diferente para os profissionais e escritórios de contabilidade.

Os contadores assumiram um novo papel, mais voltado à consultoria. Aliada a essa mudança, a inovação colocou a tecnologia no centro da sua atuação e ajudou a posicionar o contador como um consultor digital, especialmente para pequenas empresas.

Por isso, os contadores precisam entender como funciona o universo digital para atrair mais clientes e conversar com seu público, mas também mostrar que estão atentos à inovação digital. Se a contabilidade é cada vez mais digital, o marketing contábil também precisa ser.

Como aplicar o marketing digital para contadores?

Negócios de diversos portes e segmentos podem aproveitar as estratégias que o marketing digital oferece. Veja agora algumas dicas de como contadores podem fazer isso:

Entenda o universo do marketing digital

Para começar no marketing digital, entenda o ambiente em que você está entrando. O marketing online é muito diferente do offline — mais interativo, mais próximo das pessoas, mais mensurável.

Então, conheça as possibilidades de estratégias, canais, formatos e linguagens para construir um plano eficiente.

Conheça a sua persona

Muitas estratégias de marketing digital trabalham com o conceito de persona. Trata-se da descrição de um personagem que represente o seu cliente ideal, com base em dados reais do seu público.

Assim, você pode criar estratégias e conteúdos com a persona em mente, o que torna suas abordagens mais humanizadas e alinhadas ao público.

Construa uma presença digital sólida

Apesar da infinidade de possibilidade do marketing digital, você não precisa usar tudo. Selecione canais que são mais relevantes para o seu público e que você consiga manter ativos e úteis.

Ter um site contábil não é uma obrigação, mas ajuda a construir essa presença sólida na internet, ao mostrar profissionalismo e passar confiança.

Fortaleça sua autoridade com conteúdos da área

Produza conteúdos para mostrar que você domina a contabilidade. Enquanto fortalecem sua autoridade diante do público, os conteúdos resolvem dúvidas de potenciais clientes e ajudam a amadurecer a contratação dos seus serviços.

Produzir artigos para um blog, publicar nas redes sociais e enviar mensagens de email são formas de fazer isso no marketing contábil.

Esteja disponível para interagir

O marketing digital para contadores precisa ser aberto ao diálogo. Os usuários de redes sociais querem interagir, tirar dúvidas e resolver problemas. Então, esteja disponível para responder às pessoas — sempre com agilidade, no momento em que elas precisam de respostas.

Combine as mídias orgânicas e pagas

No marketing digital, é possível trabalhar com mídias orgânicas e ter bons resultados. Posts de blog, por exemplo, podem alcançar as primeiras posições do Google, sem precisar pagar por esse espaço de visibilidade.

Mas combinar essas mídias com anúncios pagos pode potencializar seus resultados, com uma segmentação mais precisa e um retorno mais rápido.

Acompanhe seus resultados

Uma das grandes vantagens do marketing digital é o poder de mensuração. Você pode medir todas as suas ações e saber, por exemplo, quantos usuários viram seus posts, quem chegou até o seu site e de onde vieram as pessoas que pediram um orçamento.

Então, aproveite esses dados para saber se você está no caminho certo. O marketing digital permite experimentar estratégias e ajustá-las caso não estejam dando resultados.

Agora, comece a aplicar o marketing contábil na internet para se conectar com seus clientes. Assim, você mostra que é um profissional alinhado à era digital.

Leia também sobre as vantagens da contabilidade digital e por que é tão importante digitalizar as suas operações.

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