Materiais gratuitos
Início » Blog » Sistema ERP » Estratégias eficazes para a gestão de varejo

Estratégias eficazes para a gestão de varejo

Apesar de complexa, a gestão de varejo é indispensável para garantir o sucesso de qualquer empresa do setor. Como a área varejista é bastante dinâmica, com tendências de mercado e demandas muito variáveis, fica mais difícil acompanhar e gerir todas essas mudanças. Por isso, é necessário implementar estratégias específicas de gestão empresarial de varejo no […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Estratégias eficazes para a gestão de varejo

Apesar de complexa, a gestão de varejo é indispensável para garantir o sucesso de qualquer empresa do setor.

Como a área varejista é bastante dinâmica, com tendências de mercado e demandas muito variáveis, fica mais difícil acompanhar e gerir todas essas mudanças. Por isso, é necessário implementar estratégias específicas de gestão empresarial de varejo no seu negócio.

Neste artigo, exploraremos algumas estratégias-chave para a gestão de varejo, que auxiliarão você a alcançar resultados positivos e sustentáveis para o seu negócio.

Então, se o seu objetivo é fazer a sua empresa crescer e se destacar entre as concorrentes, além de ampliar sua cartela de clientes, impulsionar suas vendas e manter a rentabilidade, este conteúdo é perfeito para você. 

A seguir, confira alguns pontos importantes que você verá ao longo da leitura deste artigo:

  • O que é gestão de varejo;
  • Dicas para melhorar a gestão da sua empresa;
  • ERP e gestão de varejo.

Aproveite o conteúdo!

Leia também: 8 erros para evitar na gestão do varejo

O que é gestão de varejo

A gestão de varejo compreende uma série de métodos e processos que visam analisar, planejar e monitorar todos os recursos de uma empresa do setor varejista. 

Todas essas práticas possuem o objetivo principal de organizar melhor aquele determinado empreendimento, além de potencializar vendas e resultados. 

Assim sendo, quando realizada da maneira correta, esse tipo de gestão envolve técnicas que permitem: 

  1. Melhor utilização de recursos financeiros;
  2. Definição clara de objetivos e metas a serem alcançados;
  3. Controle frequente de indicadores de desempenho do negócio;
  4. Mapeamento de oportunidades;
  5. Aumento da eficiência operacional.

Dessa forma, é possível compreender que a gestão de varejo é essencial para garantir o alcance máximo da capacidade funcional de qualquer empreendimento do ramo.

Dicas para melhorar a gestão da sua empresa

Por isso, se você possui um negócio na categoria varejista, é preciso que essa forma de gestão seja aplicada de maneira estratégica e que você esteja atento a todas as fases desse processo de implementação.

Com o objetivo de auxiliar na implantação e aprimorar a gestão de varejo, reunimos algumas dicas práticas que podem e devem ser seguidas pelo seu empreendimento.

Priorize a organização

Qualquer tipo de negócio precisa ter fluxos estruturados e processos bem estabelecidos para obter sucesso.

É claro que no varejo isso não é diferente, mas, no caso de lojas com estrutura física e atendimento presencial, a organização ‒ no sentido mais amplo da palavra ‒ deve ser um ponto de atenção ainda maior para os empresários.

Por esse motivo, deve existir uma atenção especial com relação à configuração e ao layout da loja, à gestão e controle do estoque, à disposição de produtos e à preparação dos funcionários. 

Atente-se às mudanças do mercado e acompanhe a concorrência

Para garantir uma gestão de varejo eficaz, é essencial estar constantemente atualizado sobre as novas tendências de mercado e as estratégias adotadas pelos seus principais concorrentes.

Por isso, esteja sempre atento e trace planos de ação para atingir suas metas e ganhar destaque entre a concorrência.

Capacite e motive a sua equipe

Uma equipe capacitada e bem desenvolvida é capaz de transformar a realidade do seu negócio. 

Além disso, é importante valorizar o colaborador e encontrar formas de motivá-lo constantemente (com uma gamificação, comissão por venda, premiação por desempenho ou participação nos lucros), para que o ambiente de trabalho possua uma competitividade saudável e harmônica, auxiliando diretamente no alcance de excelentes resultados.

Invista na experiência do cliente

Que os clientes são a base do sucesso de qualquer empresa, você já sabe. Mas o que você tem feito para que eles indiquem e voltem a comprar no seu empreendimento?

Melhorar a experiência do cliente é quase tão importante quanto manter a qualidade do seu produto. Portanto, invista em um atendimento cordial, promoções justas, facilidade de navegação na loja (no caso de e-commerce), variedade de opções de pagamento, entregas rápidas, embalagens bonitas e usuais, cupons de desconto, entre outros.

Utilize um sistema de gestão empresarial

Garanta que seu estoque e fluxo de caixa estejam sempre na palma da mão. Para que isso aconteça, implemente um sistema de gestão empresarial

Utilizar esse tipo de software no seu dia a dia vai facilitar diferentes aspectos da administração do negócio, automatizando processos que você realiza manualmente como emissão de notas fiscais e boletos, acompanhamento de fluxo de caixa, controle de estoque e de orçamento, contas a pagar e a receber, entre outros.

ERP e gestão de varejo

Esqueça as planilhas: com o ERP da GestãoClick, a gestão de varejo fica bem mais simples e otimizada. Todas as facilidades oferecidas pelo nosso software ajudam a impulsionar a eficiência e a prosperidade do seu negócio. 

Além das ferramentas que já citamos, o ERP também:

  • Automatiza processos: o GestãoClick facilita e desburocratiza diferentes tipos de tarefas, o que ajuda na redução do tempo de execução e na diminuição de erros;
  • Centraliza informações: chega de ter diversas planilhas para diferentes temas e procedimentos, o nosso ERP centraliza todas as informações em um mesmo sistema, facilitando o acesso e ampliando o conhecimento sobre todas as partes do gerenciamento varejista;
  • Controla finanças: nosso software desburocratiza, automatiza e agiliza cada uma das etapas dos processos financeiros da sua empresa;
  • Reduz custos: o investimento em um sistema de gerenciamento melhora diferentes pontos, um exemplo é a gestão do seu estoque. Esse progresso contribui com a redução de diversos custos operacionais;
  • Integra outras funcionalidades e aplicativos: vários sistemas, ferramentas e plataformas interessantes para o ramo varejista possuem gestão integrada com o ERP da GestãoClick, como é o caso do Mercado Livre, do PagSeguro, da Loja Integrada, da NuvemShop, entre outros.

Viu só? O ERP é a maneira mais rápida e prática de aprimorar a gestão de varejo. Comece o teste grátis de 10 dias e conheça todas as melhores funcionalidades para a sua organização.

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

cupom gestaoclick - 9 anos
50% de desconto no plano anual,
+ adesão gratuita de várias integrações!
Garanta aqui

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo