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Gestão do varejo: 8 erros que você não pode cometer no seu negócio

Descubra 8 erros comuns na gestão do varejo que podem prejudicar seu negócio e veja como evitá-los para garantir vendas e lucratividade.

Por GestãoClick
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Gestão do varejo: 8 erros que você não pode cometer no seu negócio

Na gestão do varejo, as falhas costumam ser grandes desafios. A falta de planejamento, acompanhamento, controle e de estratégias adequadas em lojas ou estabelecimentos pode gerar prejuízos significativos.

Para te ajudar a evitar esses problemas, veja a seguir os 8 erros mais comuns na gestão do varejo que você não deve cometer:

Gestão do varejo: não ter uma equipe preparada

Entre os erros mais graves na gestão do varejo, ter uma equipe despreparada pode ser o pior deles. Mesmo com profissionais proativos, é essencial que todos recebam orientação e saibam como atuar em sintonia com outros setores.

O gestor precisa criar esse elo e garantir uma comunicação clara, além de oferecer toda a estrutura necessária para o bom desempenho do time. Sem isso, as vendas podem cair e o atendimento ficar comprometido.

Estabelecer metas irreais

As metas são importantes para direcionar a estratégia comercial, mas precisam ser realistas. Ao analisar o histórico de vendas por mês e por ano, fica mais fácil prever o comportamento dos consumidores e definir objetivos alcançáveis.

Assim, você entende quando os clientes compram mais ou menos, quais produtos têm mais saída e pode montar metas ajustadas, considerando ainda as oscilações do mercado.

Gestão do varejo: desconhecer o seu público-alvo

Na gestão do varejo, é um erro não acompanhar o comportamento do consumidor. Mais do que entender o perfil atual do seu público-alvo, é necessário observar como ele evolui ao longo do tempo e quais novos consumidores surgem.

No segmento de moda, por exemplo, é possível atender clientes fiéis à medida que envelhecem, mas também conquistar públicos mais jovens ao investir em novidades. Conhecer bem o público é fundamental para ofertar o produto certo e criar campanhas assertivas.

Falhar no controle de estoque

Não controlar o estoque é outro erro crítico na gestão do varejo. Isso pode resultar tanto na falta de produtos e perda de vendas, quanto no excesso de mercadorias paradas, gerando custos desnecessários.

Fazer um controle eficiente permite identificar quais itens têm mais ou menos saída e o período de maior procura. Além de melhorar o conhecimento sobre o público, essa prática ajuda a comprar na hora certa, colaborando com o planejamento financeiro.

Gestão do varejo: ignorar a gestão financeira

Para que o varejo funcione bem, todos os setores precisam ter um bom desempenho. Se um falhar, impacta os demais. Por isso, o setor financeiro também deve ter atenção total.

É essencial acompanhar o fluxo de caixa diariamente e avaliar o desempenho mês a mês. Dessa forma, você entende a saúde financeira do negócio e evita surpresas desagradáveis.

💡Leia também: O checklist sobre planejamento financeiro e mantenha suas contas em dia!

Não monitorar o mix de produtos

No varejo, é comum trabalhar com um mix amplo de produtos. Por isso, ele precisa de acompanhamento constantemente. O que tem alta saída hoje pode perder relevância amanhã.

Avalie as vendas de cada item para entender o que faz sentido manter ou retirar. Ao mesmo tempo, esteja aberto a incluir novas mercadorias no portfólio para atender o público e manter o negócio competitivo.

Não investir em marketing assertivo

De nada adianta ter a loja mais completa e a equipe mais preparada se a sua marca não for conhecida. “Quem não é visto não é lembrado” vale muito para o varejo.

Campanhas de marketing digital costumam ser fortes aliadas, mas tudo depende do seu público e segmento. O importante é garantir que as pessoas conheçam seus produtos e sejam motivadas a comprar.

Negligenciar o uso de ferramentas tecnológicas

Por fim, outro erro clássico na gestão do varejo é não investir em tecnologia. O varejo lida com um grande volume de informações e processos que precisam ser organizados.

Um bom sistema de gestão empresarial pode integrar funções como emissão de notas fiscais, boletos, controle de estoque e vendas. Isso otimiza a operação e oferece dados precisos para embasar decisões estratégicas. Teste gratuitamente o software GestãoClick aqui!

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