5 estratégias de marketing interno para motivar seu time


estratégias de marketing interno
Marketing interno, também chamado de endomarketing, compreende duas vertentes principais. A primeira visa melhorar a comunicação entre colaboradores, entre os colaboradores e seus líderes e entre departamentos.

O objetivo é aumentar a produtividade e a colaboração no trabalho. A outra vertente tem como propósito fazer os colaboradores entenderem de forma mais profunda os objetivos estratégicos da empresa.

Com isso, consegue levá-los a desempenhar suas tarefas com mais eficiência e objetividade, melhorando resultados. Neste post, vamos mostrar 5 estratégias de marketing interno que procuram atender a esses objetivos.

5 estratégias de marketing interno que vão melhorar seus resultados

Algumas dessas estratégias de marketing interno podem ser usadas em conjunto. As duas primeiras, por exemplo, podem auxiliar todas as demais. E a última, é uma forma excelente de avaliar os resultados de todas as outras estratégias de marketing interno utilizadas em sua empresa.

1- Usar apps tradicionais na comunicação interna

O Google Hangouts, assim como diversos outros aplicativos de videoconferência, já é amplamente usado por equipes para se comunicarem entre si e até com clientes. Mas um aplicativo que vem se revelando um excelente vetor de comunicação interna, principalmente entre equipes de vendas, é o WhatsApp.

Quem sabe como trabalhar com WhatsApp na empresa pode conseguir ótimos resultados. E isso é tão efetivo que o WhatsApp criou o WhatsApp para empresas. Ele é usado tanto para marketing interno como para comunicação com clientes. 

2 - Usar apps especificamente criados para a comunicação interna

A vantagem dos apps especialmente criados para a comunicação interna é que eles contam com funcionalidades mais elaboradas, além de proporcionarem maior controle e privacidade. Um dos destaques entre os aplicativos de marketing interno, sem dúvida, é o Slack.

Esse chat turbinado, com videoconferência, troca de arquivos, compartilhamento de tela e muitos outros recursos, já é um sucesso corporativo. E muito disso se deve ao fato de contar com uma excelente versão gratuita.

O Slack permite criar canais de comunicação para equipes e projetos, ajudando a centralizar as informações certas para as pessoas certas.

3 - Meritocracia

As duas estratégias de marketing interno citadas anteriormente são mais focadas no uso de ferramentas. Já o sistema de meritocracia é uma metodologia de gestão de pessoas que visa trazer os melhores resultados.

Seu foco está em levar informações transparente para os colaboradores sobre seu desempenho e como eles contribuem para que a empresa atinja seus objetivos de marketing e vendas.

Assim, são definidos indicadores de desempenho para cada área. Eles mostram se o colaborador está fazendo sua parte para que a empresa atinja seus objetivos.
Assim, aqueles que mais contribuem são reconhecidos por isso e recebem uma remuneração variável que reflete isso.
Dessa forma, todos são motivados a dar o melhor de si.

4- Gestão à vista

A gestão à vista é outra forma de comunicação interna transparente que tem o objetivo de motivar os colaboradores. Esta estratégia de marketing interno se caracteriza pelo uso e painéis de controle em que os principais indicadores de desempenho do negócio como um todos são divulgados abertamente para toda a empresa, em tempo real.

Localizados em locais de grande circulação e visibilidade, eles mostram como a empresa está indo e, com isso, ajudam os colaboradores a perceberem se suas ações estão surtindo os resultados necessários. Essa estratégia de marketing interno pode ser usada em conjunto com a meritocracia.

Note que na meritocracia, o colaborador tem acesso apenas aos seus indicadores de desempenho pessoal, enquanto na gestão à vista, o que se divulga são os indicadores da empresa. E, para que ambas possam ser aplicadas, é necessário que a empresa conte com um software de gestão de performance corporativa.

Sem isso, fica muito difícil definir os indicadores de desempenho, receber as informações de performance e disponibilizá-las em tempo real para todos, nos painéis de controle.

5 - People analytics

A última estratégia de marketing interno que vamos apresentar trata os colaboradores como se fossem clientes. Como? É isso mesmo! Com o people analytics sendo colocado em prática, a empresa analisa os dados de comportamento dos funcionários para descobrir o que desejam e necessitam, e como isso pode afetar sua performance corporativa.

Para conhecer melhor seus funcionários, suas necessidades e desejos, uma alternativa é fazer um bom questionário de pesquisa de marketing interno.

Aliado a outros indicadores, softwares de gestão e dados de performance corporativa a empresa pode traçar estratégias de benefícios, férias, remuneração variável, campanhas de incentivo, critérios de contratação e seleção, assim como de promoção e carreira, além de muitas outras, sabendo exatamente quais delas geram os melhores resultados operacionais.

Notou como o marketing interno é muito mais que uma questão de otimizar a comunicação? Na verdade, com ajuda da tecnologia, o marketing interno possibilita que as empresas entendam melhor seus colaboradores e, assim, descubram como motivá-los da melhor forma, para atingir resultados corporativos surpreendentes.

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.


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