Materiais gratuitos
Início » Blog » Marketing e Vendas » Vendas » Ferramentas para controle de vendas: veja como fazer uma boa gestão do negócio

Ferramentas para controle de vendas: veja como fazer uma boa gestão do negócio

A princípio, as ferramentas para controle de vendas têm se tornado cada vez mais essenciais nas atividades comerciais mais diversas. Isso porque a tecnologia vem auxiliando empresas de todos os tamanhos a organizarem, e, principalmente, otimizarem seus processos.  Dessa forma, sistemas que antes eram acessíveis apenas a grandes grupos econômicos podem hoje ser parte da […]

Por GestãoClick
Atualizado em
Ferramentas para controle de vendas: veja como fazer uma boa gestão do negócio

A princípio, as ferramentas para controle de vendas têm se tornado cada vez mais essenciais nas atividades comerciais mais diversas. Isso porque a tecnologia vem auxiliando empresas de todos os tamanhos a organizarem, e, principalmente, otimizarem seus processos. 

Dessa forma, sistemas que antes eram acessíveis apenas a grandes grupos econômicos podem hoje ser parte da rotina até de um empreendedor individual. Essa iniciativa, na verdade, facilita o trabalho no dia-a-dia e aumenta a capacidade de competição entre pequenas e grandes companhias. 

Acompanhe a leitura e entenda um pouco como funcionam as ferramentas para controle de vendas e qual o passo a passo para escolher o melhor para um negócio específico. 

Identificando o problema

Primeiramente, para compreender o potencial do uso das ferramentas para controle de vendas, uma boa estratégia é identificar os problemas que são sanados por ela. 

Ainda mais, ao começar um negócio, como uma desentupidora, é preciso sim, que haja identidade do empreendedor com o seu produto ou serviço, para que o trabalho esteja sempre evoluindo. No entanto, existe uma série de responsabilidades paralelas à atividade principal, as quais, nem sempre, recebem a devida atenção e que, contudo, podem ser responsáveis pelo sucesso ou fracasso do negócio. 

Assim, controle fiscal, controle de estoque e controle financeiro são, sem dúvidas, questões que devem ser prioridade para o empresário e que são diretamente beneficiadas pela adoção de um sistema de controle de vendas. Da mesma forma, as estratégias de aquisição de clientes, marketing e visão do ciclo de vendas são essenciais. 

Não é possível pensar que uma empresa possa crescer se os seus processos não estão organizados por meio de ferramentas para controle de vendas. Nesse sentido, se não há previsibilidade na entrega do produto ou serviço, se as etapas não são acompanhadas de perto, se o controle fiscal não é feito, etc, tudo isso impacta negativamente nos resultados.

Além disso, contratar pessoas especializadas para cuidar de cada etapa, também pode se mostrar infinitamente mais caro do que a opção tecnológica de acompanhar tudo de perto por meio das ferramentas para controle de vendas. 

Por que os negócios precisam de controle de vendas?

Desde já, o uso das ferramentas para controle de vendas é ideal para gerenciar um negócio por duas razões principais. 

A primeira delas diz respeito, justamente, ao acompanhamento preciso e eficiente de todos os processos. Ao utilizar um software dessa natureza, é possível reduzir bastante os erros manuais intrínsecos ao trabalho humano. Em última instância, isso significa economia de tempo e aumento da produtividade. 

Além do mais, o aumento das vendas também pode ocorrer a partir da geração de um funil de vendas e identificação de leads qualificados. Ou seja, quando se consegue visualizar com clareza o fluxo por meio de ferramentas para controle de vendas, principalmente quanto tem uma média considerável de vendas parceladas, que nesse caso precisa ainda mais de gestão para traçar o perfil de seus clientes e entender o melhor momento para oferecer um produto ou promover campanhas com ofertas exclusivas no mercado. 

Desse modo, este é um aliado muito eficiente não apenas na contenção de gastos e gerenciamento de tarefas, mas também, para expandir os negócios de maneira estratégica. 

Ferramentas para controle de vendas nos negócios

As ferramentas para controle de vendas estão aí para facilitar o fluxo de atividades e principalmente otimizar resultados. São muitas, e é preciso entender suas funcionalidades para aplicar da melhor forma no seu dia-a-dia. Confira abaixo algumas das principais.  

GestãoClick

Em primeiro lugar, o GestãoClick é um software de gestão empresarial online desenvolvido para ajudar pequenas e médias empresas a gerenciar suas atividades de negócios. O software oferece uma ampla variedade de ferramentas para gerenciar várias áreas, como vendas, finanças, estoque, produção, compras e muito mais.

Com o GestãoClick, os usuários podem acessar suas informações de negócios a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, o que permite que os empresários monitorem seu negócio de qualquer lugar, a qualquer momento. Além disso, o software oferece recursos de automação e integração com outras ferramentas populares, como o Mercado Livre e oferece a opção de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Desse modo, o GestãoClick é uma solução completa e acessível para empresas que desejam otimizar seus processos, aumentar sua eficiência operacional e dispor de ferramentas para controle de vendas. Ele é adequado para uma ampla variedade de setores e pode ser personalizado para atender às necessidades específicas de cada empresa.

Salesforce 

Em segundo lugar, o Salesforce é uma ferramenta de software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM). Ela ajuda a organizar e otimizar o processo das vendas,  marketing e serviço ao cliente. Essa plataforma oferece a capacidade de coletar insights, aprimorar o engajamento com clientes e criar oportunidades de inovação.

A Salesforce fornece uma plataforma para que as empresas criem e ofereçam soluções de ponta para seus clientes, alcançando assim, maiores eficiências na entrega de seus produtos e serviços. Logo, entender a usabilidade da ferramenta é fundamental para que a equipe de desenvolvimento de negócios possa aumentar as vendas, mensurar o faturamento, maximizar os lucros, controle de estoque e alcançar maior satisfação dos clientes.

Hubspot

Por último, mas não menos importante, o HubSpot é um ótimo software de marketing e vendas extremamente útil para aqueles que buscam organizar seu fluxo de trabalho e alcançar o sucesso empresarial. Esta ferramenta proporciona uma visão geral dos processos de vendas, atendimento ao cliente, entre outras funções secundárias, oferecendo uma proposta para que todos da equipe do negócio possam trabalhar efetivamente juntos.

Além de organizar tarefas de diferentes departamentos, campanhas de remarketing, manter contatos e informações dos clientes em um único lugar, o HubSpot fornece recursos e ferramentas para que as empresas consigam gerar leads, gerenciar relacionamentos com os clientes, aumentar as vendas e crescer de forma orgânica. 

Entretanto, é uma ferramenta cara para usufruir de todas as “tools”, porém, tem a versão gratuita e, você que está começando, já é o suficiente. Os serviços e recursos oferecidos ajudam a justificar os custos e garantem que as empresas aproveitem ao máximo seus investimentos com aumento da produtividade. Em suma, o HubSpot é uma ótima opção para empresas de todos os tamanhos, pois pode ajudar no crescimento do negócio, gerar leads e aprimorar o processo de vendas.

Erros comuns na hora de escolher as ferramentas

Apesar dos benefícios de se adotar um software de controle de vendas, é comum cometer alguns erros na hora de escolher as ferramentas para controle de vendas. 

Além disso, é muito importante se atentar a alguns pontos principais desses produtos, que devem, principalmente, estar de acordo com o seu negócio e com a sua intenção de funcionamento e expansão das atividades. Veja:

  • Facilidade de operação — De antemão, muitos aplicativos podem ser eficientes, porém, são muito complexos. Certifique-se de usar uma ferramenta que você e seus funcionários se sintam confortáveis para operá-la;
  • Preço — Nesse sentido, entenda que este é um investimento de curto, médio e longo prazo. Evite buscar a solução mais barata no primeiro momento, isso pode impedir o crescimento acelerado do seu negócio por falta de capacidade de operação;
  • Suporte — Principalmente no início, você vai precisar de ferramenta que conte com um suporte eficiente, para eventuais dúvidas e adequações pertinentes ao seu negócio específico. Portanto, é preciso que haja bons profissionais por trás da ferramenta para auxiliar a sua evolução. 

Como escolher a melhor ferramenta para o seu negócio

Agora que você já entende um pouco mais de ferramentas para controle de vendas, deve estar se perguntando como escolher a melhor para o seu negócio. A regra é simples e bastante básica no empreendedorismo: conheça o seu negócio e seus objetivos. 

Por fim, se você for capaz de identificar as suas necessidades de forma precisa, também será capaz de encontrar a melhor solução. Mesmo assim, contar com a ajuda de terceiros especializados nesse assunto é sempre uma boa opção, principalmente, se você estiver começando. 

Há hoje no mercado, serviços incríveis disponíveis para quem quer investir em ferramentas para controle de vendas, por preços acessíveis e com suporte bastante eficiente. 

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo