Gerenciamento de estoque


Gerenciamento de estoque
A administração competente de uma empresa passa por uma série de fatores e o gerenciamento de estoque é um deles. Muito se fala da importância de contar com um controle de estoque, o que pode decorrer do fato desse setor, por muito tempo, não ter recebido a atenção que merecia, levando muitas empresas ao prejuízo.

Isso porque o estoque é um dos pontos vivos da empresa, o local que se move,que recebe e da onde se tiram itens todos os dias. Ou seja, quem não entende como funciona o seu estoque, possivelmente, não compreende a dinâmica da sua empresa. E saber o que entra e o que sai, controlando essas informações é o chamado gerenciamento ou gestão de estoque.

 

A importância do gerenciamento do estoque


A importância para a empresa de contar com um gerenciamento de estoque inteligente está na grande variedade de benefícios que oferece para a organização como um todo. Veja quais são algumas vantagens de fazer a gestão do estoque:
 

Identificar demanda do mercado

 
Ao saber exatamente quais os produtos que mais têm saída do estoque da sua empresa, é possível identificar quais são os itens com maior demanda, ou seja, quais são os responsáveis pelo maior número de vendas da sua empresa.
 

Não perder vendas


Quando você sabe quais são os produtos mais consumidos pelo freguês, pode até criar um cadastro de clientes para compreender melhor a preferência deles, que tal?! O importante é visualizar o panorama dos produtos mais vendidos e que não podem faltar em seu estoque, evitanso perder vendas otimizando seu controle de compras e estoque
 

Evitar prejuízos


O estoque é sinônimo de capital e quando existem mercadorias que não são vendidas significam dinheiro parado. E se elas não forem vendidas, vão se traduzir em prejuízos.

Mas com a gestão de estoque, você consegue identificar produtos com pouca saída, os quais podem não ser vantajosos para o seu negócio.É possível ainda fazer uma ação promocional com eles para que finalmente desempaquem.

 

Planejar vendas


gestão do estoque ajuda o setor de vendas a fazer um planejamento bem programado. Isso porque, tendo o controle do que entra e o que sai do estoque, é possível avaliar em que épocas dos anos alguns itens vendem mais do que outros. E, assim, focar em ações de marketing para esses artigos.
 

Planejar produção


Quando uma empresa fabrica produtos para vender, a gestão do estoque é duplamente benéfica. Isso se deve ao fato dela ajudar no controle das matérias-primas, evitando que algo deixe de ser produzido por falta deum dos itens.
  
Para lhe ajudar no pontapé inicial, preparamos uma planilha de controle de estoque gratuita!

 

Como fazer o gerenciamento de estoque


Para fazer o gerenciamento de estoque é preciso que na sua equipe existam profissionais capacitados a isso. De acordo com o segmento da empresa, pode ser mais ou menos complexo realizar a gestão de estoque, o que vai depender do número de itens comercializados e das matérias-primas empregadas, quando for o caso.

Para simplificar o gerenciamento de estoque, conferindo dinamismo e eficiência à tarefa, os sistemas de gestão empresarial são grandes aliados. Esse software para gestão de estoque abrange todas as outras áreas da empresa, centralizando os lançamentos na mesma plataforma para maior praticidade, acesso rápido e organização.

Nesses sistemas, a função de gestão de estoque permite que todas as informações desse setor sejam informatizadas, assim, automaticamente os dados do estoque são atualizados. Com isso, os seus levantamentos, como a quantidade de cada item, o chamado inventário, bem como do que foi vendido, entre outros, são feitos com grande praticidade.

 
Listamos aqui os erros mais comuns na gestão de estoque  confira e não cometa em seu negócio!

gerenciamento de estoque

Gestão de Estoque: vantagens do aplicativo de controle 


O GestãoClick, um ERP ou aplicativo de controle de estoque, moderniza sua gestão 100% online, conta com muitas outras funções além de organizar suas mercadorias. Com ele, é possível não só controlar estoque, mas também realizar essa tarefa de forma muito dinâmica, segura e completa.

Isso porque o gerenciamento de estoque está atrelado às demais funções do software. Assim, ao realizar uma venda, por exemplo, automaticamente, o estoque é atualizando em tempo real. Isso reduz o tempo gasto com essa atividade, podendo a empresa ainda diminuir custos com a mesma.

Além disso, a gestão de estoque conta com as vantagens que o sistema oferece a todos os demais setores, como o acesso remoto, de qualquer lugar ou horário, desde que haja um aparelho com conexão à internet. E mais, os dados são mantidos na nuvem, totalmente seguros, e sem ter que gastar espaço do HD dos computadores da sua empresa.

 
Veja como podemos auxiliar seu negócio a gerenciar seu estoque, teste na prática!