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Gestão empresarial: migrando para uma loja virtual

Veja porque uma loja virtual pode ser a melhor opção para a sua gestão empresarial.

Por GestãoClick
Atualizado em
Gestão empresarial: migrando para uma loja virtual

 Com a gestão empresarial e as ferramentas certas, aumentar as suas vendas é muito mais fácil!

Em tempos de crise, somos obrigados a nos reinventar e a criar novas formas de estar presentes e solucionar a vida dos nossos clientes. Nesse momento de pandemia, a digitalização é fundamental, pois a pandemia forçou os consumidores a migrarem do ambiente físico para o online.

Entretanto, criar uma loja virtual parece um passo gigante, mas com uma gestão empresarial facilitada e integrada, evoluir a sua loja para o virtual se torna uma tarefa muito mais simples.

Gerir um negócio exige muito planejamento, e são os pequenos detalhes que fazem a diferença. São muitos cuidados necessários para oferecer uma experiência tão boa quanto a que o cliente teria na sua loja física.

Afinal, ele deve se sentir cuidado. Na primeira loja virtual existem algumas dificuldades, mas é uma etapa que vale muito a pena enfrentar.

Porque criar uma loja virtual?

São infinitas as possibilidades com o e-commerce. Além de viabilizar e facilitar muitas operações, o custo-benefício é muito vantajoso para o empreendedor, o horário de funcionamento não é limitado, as vendas podem acontecer para qualquer lugar, o cliente tem mais facilidade de compra, o gerenciamento do estoque é muito mais simples, o acompanhamento das vendas se torna muito mais fácil e o crescimento é muito mais escalável.

Se isso já está decidido pra você, esteja ciente de que a migração do físico para o virtual é uma crescente para o seu negócio. Muitos empreendedores estão se vendo forçados a migrar para o digital durante esta crise.

O mundo está se atualizando, e o conceito moderno do senso comum gira em torno do: “Se não tá na internet é porque não é verdade”. Muitas empresas têm anos de consolidação de marca no físico e ficam com medo de arriscar ir para o virtual. Mas a atualização se tornou imprescindível para acompanhar o momento do seu cliente, que hoje é na internet.

Do físico para o virtual

Trazer a sua loja para o mundo virtual é expandir os horizontes do seu negócio. Se, quando você pensou em criar seu negócio, você se via no centro da sua cidade vendendo e convencendo seu cliente a realizar a compra, hoje, isso deve ser feito virtualmente, através de uma loja online que se comunique bem com o usuário.

Na prática, é preciso verificar uma série de condições que influenciam na gestão empresarial, como realizar o planejamento, lidar com a legislação do e-commerce, contratar uma plataforma eficiente, organizar a logística, integrar o sistema ERP, garantir a segurança, o atendimento humanizado e a divulgação.

Expandir a loja física para a virtual é uma oportunidade de ouro para o crescimento do negócio, mas demanda uma muito planejamento:

1. Estudar sobre o universo online: entenda sobre o seu segmento, monitore a desenvoltura do seu nicho no mercado eletrônico. Você terá que adequar a sua visão do mercado, as técnicas necessárias e aprender sobre o mundo virtual, suas particularidades, estudar sobre plataforma e sobre loja virtual.

2. Escolher uma plataforma robusta e completa: ela embasará o crescimento do negócio na internet. Uma plataforma mal estruturada traz diversos problemas para uma empresa. Por isso, fique atento às funcionalidades da plataforma que você for contratar, garanta que ela te ofereça suporte constante, integrações facilitadas, possibilidade de personalização e segurança.

3. Contrate e treine uma equipe dedicada (e que entenda sobre o mundo online): a sua estratégia mudará, por isso, a sua equipe deve ser voltada para a nova tecnologia e se adaptar à forma de trabalho que você está acostumado com a loja física. O treinamento de colaboradores também é fundamental para adaptar a equipe para novas funcionalidades que a loja virtual vai exigir, como inserção de produtos, monitoramento e criação de anúncios.

4. Automatizar para escalar: a automação de tarefas pode facilitar a gestão empresarial, o controle financeiro e a transição para o universo digital. A automação de tarefas auxilia em todas as etapas do gerenciamento da sua loja virtual. Há uma ferramenta específica para cada área: marketing, vendas, atendimento, integração de processos. Ferramentas de gestão propiciam uma tomada de decisão mais eficiente, tornam a empresa mais transparente, mostram os custos essenciais para a manutenção da sua loja virtual, identificam os custos supérfluos e realizam grande número de tarefas em curto espaço de tempo.

Aumento de vendas

Parece muita coisa para fazer, não é mesmo? Mas os benefícios são gigantes para a evolução da empresa. Optar por algumas estratégias pode facilitar e acelerar os processos dentro da sua loja virtual para aumentar suas vendas. Através de uma gestão facilitada, analisar cada etapa da sua loja virtual se torna mais simples e otimiza o ecossistema do seu e-commerce.

Para iniciar um negócio online, deve haver uma mudança na perspectiva. Essa é a principal chave para você alavancar suas vendas. Se você planejar a gestão empresarial, desenvolver as estratégias corretas para o seu segmento, produzir um trabalho constante de inovação e se comunicar com o seu público-alvo, vai ser possível atingir um maior número de clientes e criar uma presença consolidada no mercado online.

Vai chegar um momento em que você não verá a empresa crescer sem estar conectada ao mundo online. Esse universo só tende a evoluir e, com  isso, contribuir com o seu negócio, basta você querer e ter a dedicação necessária. Quando sua empresa já se consolidar no meio virtual, você será capaz de conectar o melhor dos dois mundos.

Autor convidado
Galleger Ilhe, CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada em desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce.
Para vender cada dia mais na sua loja virtual, você vai precisar de um sistema de gestão empresarial.


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