Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » O poder da gestão estratégica para o crescimento do negócio

O poder da gestão estratégica para o crescimento do negócio

A gestão estratégica é um processo importantíssimo para o crescimento de qualquer negócio. Ela envolve uma série de questões ‒ como análise, estruturação e monitoramento de qualquer estratégia implementada ‒ que possibilitem que as empresas alcancem seus objetivos a longo prazo.  Dessa forma, com estratégias bem definidas, é possível alcançar um ótimo desempenho e resultados […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
O poder da gestão estratégica para o crescimento do negócio

A gestão estratégica é um processo importantíssimo para o crescimento de qualquer negócio. Ela envolve uma série de questões ‒ como análise, estruturação e monitoramento de qualquer estratégia implementada ‒ que possibilitem que as empresas alcancem seus objetivos a longo prazo. 

Dessa forma, com estratégias bem definidas, é possível alcançar um ótimo desempenho e resultados satisfatórios. 

Neste conteúdo, abordaremos a importância da implementação da metodologia da gestão estratégica nas empresas e seus benefícios.

Veja quais tópicos serão abordados durante o conteúdo:

  • O que é a gestão estratégica;
  • As etapas da gestão estratégica;
  • Ferramentas para a gestão estratégica;
  • Gestão simples como um clique.

Acompanhe! 

O que é gestão estratégica? 

À primeira vista, a gestão estratégica é um planejamento que envolve áreas de análise, tanto internas quanto externas de uma empresa. Para além, ela também engloba a definição de metas e objetivos, o desenvolvimento de planos de ação, as formas de implementação das estratégias e o monitoramento dos resultados obtidos. 

Por meio das definições de estratégias, você alcançará com maior êxito o objetivo principal do seu negócio, além de auxiliar em tomadas de decisões mais assertivas, relacionadas a projetos e metas definidos a longo prazo. 

Além disso, a importância da gestão estratégica pode ser explicada por diversos fatores. Em primeiro lugar, a estratégia auxilia a definir quais objetivos e metas uma empresa quer alcançar a longo prazo. Nesse sentido, essa definição ajuda a empresa a manter o foco em um propósito comum a todas as áreas do negócio. 

Outro benefício da gestão estratégica é a capacidade de identificar os fatores internos e externos que afetam o desempenho da empresa, incluindo mudanças no mercado, avanços tecnológicos, concorrência, entre outros. 

Dessa forma, ao compreender essas questões, a empresa pode enfrentar desafios que possam surgir e aproveitar as oportunidades. Isso possibilita melhor adaptação às mudanças do ambiente e uma tomada de decisões mais embasada, resultando em um desempenho mais sólido e competitivo.

Por último, mas não menos importante, esse tipo de gestão possibilita que a empresa tenha uma visão ampla de seus recursos e capacidades de gerenciamento. Assim, ao avaliar, é possível compreender as medidas necessárias para melhorar seus processos e estratégias. 

As etapas da gestão estratégica

Para implementar uma gestão estratégica eficaz em sua empresa, é importante seguir um processo passo a passo para garantir o sucesso organizacional. Essas etapas incluem: 

  • Analise o ambiente interno e externo: em primeiro lugar, por meio da análise do ambiente interno e externo, é possível identificar os fatores que afetam a empresa. Esses fatores podem ser definidos como forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
  • Defina seus objetivos e metas: defina o destino almejado pela sua empresa e estabeleça os objetivos que deseja alcançar a longo prazo.
  • Elabore estratégias: a partir da elaboração de estratégias, as empresas podem criar novos planos para alcançar as metas previamente definidas.
  • Implemente a estratégia: após definir as estratégias, chegou a hora de colocar em prática os objetivos estabelecidos. Agora é o momento de executar as ações necessárias para alcançar os resultados desejados.
  • Monitore os resultados: por fim, chegou a hora de realizar a avaliação do desempenho e eficácia das estratégias desenvolvidas anteriormente.  

Ferramentas para a gestão estratégica

Atualmente, você pode utilizar diversas ferramentas para implementar a gestão estratégica na sua empresa, visando facilitar as tomadas de decisões. Dentre elas, podemos destacar:

  • Análise SWOT: a Análise SWOT possibilita a avaliação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que influenciam na sua empresa.
  • Matriz BCG: a Matriz BCG possibilita avaliar a linha de produtos e/ou serviços disponibilizados pela sua empresa.
  • Matriz GE: com essa ferramenta, as empresas podem analisar a posição competitiva em um determinado mercado específico.
  • Balanced Scorecard: o Balanced Scorecard auxilia na avaliação do desempenho financeiro, operacional e de clientes.
  • Análise PESTEL: as empresas podem utilizar esse recurso para avaliar fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, entre outros. 

Desafios da gestão estratégica

Embora a gestão estratégica seja um passo fundamental para o crescimento de uma empresa, é importante estar ciente de que podem surgir desafios durante o processo de implementação. Alguns desses desafios são: 

  • Resistência à mudança: alguns colaboradores da sua equipe podem enfrentar dificuldades ao se adaptarem às novas mudanças estratégicas.  
  • Maior investimento em recursos: para a implementação de certos tipos de estratégia será necessário investir em recursos adicionais, gerando um custo a mais para a empresa.
  • Falta de alinhamento da equipe: para que qualquer tipo de transformação ocorra dentro de uma organização é necessário que o time esteja bem alinhado com as novas ferramentas e compreenda todas as etapas dos processos estabelecidos.
  • Constantes alterações no mercado: é preciso estar preparado para as mudanças que ocorrem no mercado, pois elas acontecem com frequência. Em alguns casos, pode ser um desafio para as empresas se manterem atualizadas e ajustarem suas estratégias por conta dessas constantes alterações. 

Gestão simples como um clique

Ao longo da leitura deste conteúdo, fica evidente a importância e os diversos benefícios proporcionados pela implementação da gestão estratégica nas empresas.

Além disso, a gestão estratégica desempenha um papel fundamental ao definir e alcançar os objetivos de longo prazo, ao mesmo tempo em que auxilia na adaptação às mudanças do mercado.

Mas você deve estar se perguntando: como posso implementar, de maneira fácil e eficaz, a gestão empresarial no dia a dia do meu negócio? 

Nesse sentido, é válido dispor de um software de gestão que possua a funcionalidade de relatórios para facilitar o acompanhamento de todas as metas, como é o caso do ERP da GestãoClick

O nosso software é ideal para controlar todas as necessidades da empresa de maneira eficiente e abrangente. Com ele, você consegue emitir relatórios específicos de cada setor, além de controlar as finanças, as vendas, emitir suas notas fiscais, controlar o estoque e acessar outras diversas funcionalidades indispensáveis para uma gestão estratégica de sucesso. 

Comece agora o teste gratuito de 10 dias e conheça todas as soluções oferecidas pelo GestãoClick para implementar uma gestão estratégica organizada e simplificada na sua organização.

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo