Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » Análise SWOT/FOFA: o que é e como implementar

Análise SWOT/FOFA: o que é e como implementar

A Análise SWOT é uma ferramenta que analisa Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats, na sigla em inglês, ou, na sigla em português (FOFA), Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças. Como as próprias siglas já deixam a entender, essa análise faz parte do planejamento estratégico de uma empresa e avalia pontos fortes e fracos, além de oportunidades e ameaças.  […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Análise SWOT/FOFA: o que é e como implementar

A Análise SWOT é uma ferramenta que analisa Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats, na sigla em inglês, ou, na sigla em português (FOFA), Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças. Como as próprias siglas já deixam a entender, essa análise faz parte do planejamento estratégico de uma empresa e avalia pontos fortes e fracos, além de oportunidades e ameaças. 

A aplicação desse recurso permite avaliar e compreender fatores positivos e negativos tanto da parte interna quanto externa da organização. 

Dessa forma, a SWOT/FOFA torna-se um facilitador para a definição de estratégias que causarão impactos diretos na sua empresa, tornando possível alcançar as principais metas do seu negócio. Além disso, ela também é uma excelente ferramenta para auxiliar na tomada de decisões e para promover o conhecimento em todos os âmbitos da sua empresa

Neste conteúdo, abordaremos o conceito, a implementação, os benefícios, as limitações e a importância da Análise SWOT/FOFA.

A seguir, apresentamos os tópicos que discutiremos no decorrer deste artigo:

  • O que é Análise SWOT/FOFA?
  • Como implementar;
  • Conheça as vantagens e as limitações da Análise SWOT/FOFA;
  • Maximizando a Análise SWOT/FOFA.


O que é Análise SWOT/FOFA?

Conforme vimos anteriormente, a sigla SWOT tem como significado: Strenghts (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Podemos encontrar a definição em português, conhecida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

Albert Humphrey, um líder de pesquisa na Universidade de Stanford, localizada na Califórnia, desenvolveu a SWOT na década de 1960. O pesquisador analisou dados de empresas de diferentes segmentos e, por meio desses estudos, criou a metodologia da análise SWOT. 

Como dito, essa análise é uma forma de planejamento que consiste em identificar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças de uma empresa, de um produto ou projeto. Assim, por meio desses indicadores, é possível criar estratégias de crescimento ou formas de se estar preparado para certos tipos de problemas que podem ocorrer em algum momento.  

Assim, sua empresa ou produto terá todas as características descritas como um facilitador para a definição de metas e estratégias que estejam alinhadas com os pontos a serem melhorados ou aqueles considerados como um diferencial positivo, que devem ser reforçados no mercado.

As pessoas também podem utilizar a SWOT/FOFA para analisar sua carreira profissional. Em outras palavras, essa metodologia é capaz de identificar tanto os pontos positivos quanto os negativos de um profissional e o que ele pode oferecer para o mercado de trabalho

Como implementar? 

Para que seja possível realizar a Análise SWOT, é necessário seguir quatro etapas:

  1. Identifique as forças: primeiramente, deve-se identificar as forças, elas serão responsáveis por sinalizar quais são os pontos fortes da empresa, produto, projeto ou carreira. Ainda mais, são esses tópicos que diferenciam a sua empresa da concorrência;
  2. Mapeie suas fraquezas: esse item é exatamente o contrário do tópico anterior. Neste caso será importante identificar quais são as fraquezas da sua empresa; 
  3. Defina as oportunidades: esses são os pontos que poderão ajudar no crescimento e na melhoria dos resultados da sua empresa. É importante acompanhar as tendências de mercado, as inovações tecnológicas, as mudanças no mercado financeiro, entre outros;
  4. Conheça as ameaças: por último, as ameaças são os fatores que podem prejudicar a sua empresa, como: alterações na economia, concorrência, entre outros. 

Conheça as vantagens e as limitações da Análise SWOT/FOFA

Como vimos anteriormente, a Análise SWOT/FOFA é uma ferramenta que pode ser utilizada para mapear diferentes características internas que podem contribuir para o crescimento da sua empresa. 

Abordaremos, agora, algumas das vantagens que você pode encontrar ao realizar essa análise:

  • Oportunidades e ameaças: por meio da análise, as pessoas podem reconhecer mais facilmente quais são os pontos fortes e fracos da empresa, assim como identificar o que deve ser considerado como diferencial e o que precisa ser melhorado.
  • Auxílio no planejamento estratégico: a análise facilita o reconhecimento dos pontos positivos e negativos da empresa, bem como o que deve ser considerado como diferencial e o que precisa ser melhorado.
  • Tomada de decisão: a aplicação da SWOT/FOFA torna as tomadas de decisão mais seguras, pois baseiam-se em informações precisas do nosso negócio, reduzindo riscos futuros e perdas desnecessárias.

Veja agora algumas das suas limitações:

  • Dificuldade de mensuração: devido à natureza qualitativa ‒ que tem como base aspectos descritivos e subjetivos, ao invés de dados numéricos precisos e quantitativos ‒ da Análise SWOT/FOFA, pode ser um desafio identificar dados concretos e mensuráveis para os elementos mencionados anteriormente como forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
  • Precisão de informações: a análise dependerá da acessibilidade das informações sobre o segmento e a concorrência. 
  • Ausência de especificação: a SWOT/FOFA não aponta, de forma específica, quais soluções são viáveis para serem implantadas na sua empresa. Você definirá quais pontos estão suscetíveis a mudanças e evoluções. 

Maximizando a Análise SWOT/FOFA

Os dados disponíveis e acessíveis da empresa desempenham um papel crucial na identificação e definição de diversos aspectos da Análise SWOT/FOFA. Essas informações são extremamente relevantes, pois fornecem a base necessária para reconhecer e compreender os elementos-chave da análise.

Por esse motivo, contar com um software de gestão que auxilie na coleta desses dados é um benefício significativo para a sua empresa e que ajudará a tornar a SWOT/FOFA mais palpável e eficaz

O ERP GestãoClick oferece relatórios de gestão precisos e concentra informações relevantes que embasam a tomada de decisões estratégicas em diversas áreas.

Além disso, no nosso software você também encontra outras funcionalidades como: controle de estoque, gerenciamento de vendas, gestão financeira (como o contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, plano de contas, centro de custos, entre outros), cadastro de produtos e clientes, emissão de notas fiscais e boletos e muito mais.

E, por ser um software online, você pode acessá-lo de onde estiver e quando quiser, basta estar conectado à internet. Assim, você terá em mãos, todas as informações e lançamentos da sua empresa, de maneira prática, rápida e segura.

O GestãoClick oferece 10 dias de teste grátis para que você possa conhecer todas as soluções e funcionalidades oferecidas para o seu negócio. Aproveite a chance e usufrua do nosso suporte especializado e gratuito para aprender a aproveitar melhor todos os recursos que o ERP oferece. Não perca tempo e otimize agora todos os controles da sua empresa!

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Converse com um de nossos especialistas e garanta condições especiais!

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo