Como é feita a integração das informações em um ERP?

A integração ERP é uma ferramenta utilizada por grandes empresas para obterem gestões robustas e eficientes. Por essa razão, adotar seu uso pode ser o primeiro passo para um crescimento empresarial.

Quando ocorre a incorporação de sistemas com propósitos distintos, é inevitável que sua produtividade aumente. Pois, assim as informações valiosas são armazenadas no lugar correto e recebem a atenção necessária.

É importante saber como e por qual razão implantar uma integração deste tipo é necessário. Visto que, com essas informações, o seu desenvolvimento será maior e mais amplo. Desse modo, este artigo irá tirar suas dúvidas e mostrar como é fácil recorrer a esta ferramenta.

O que é um Enterprise Resource Planning (ERP)?

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning ou, em português, Sistema de Gestão Empresarial. Assim, é uma organização que dá suporte para o gerenciamento dos serviços da empresa.

Essa ferramenta é importante para garantir a integridade e organização das informações do seu empreendimento. Ou seja, ela oferece utensílios para controle, tomada de decisões e planejamento.

Há diversos tipos de ERP, desenvolvidos de forma personalizada para cada tipo de necessidade. Portanto, o sistema serve de base para o gerenciamento do negócio e deve ser adequado ao planejamento estratégico.

Tipos de integração ERP para a sua empresa

Existem muitos tipos de integração ERP e as decisões dependem da necessidade do empreendimento. Ou seja, cada caso deve ser analisado com atenção, para que a otimização ocorra.

Integração da comunicação entre sistemas

Em alguns casos, é necessário que dois sistemas sejam integrados. Porém, a comunicação direta entre eles é impossível e, por isso, é preciso usar uma terceira ferramenta. Assim, ela receberá os dados de uma das duas, converterá e enviará para a outra.

Comunicação banco a banco

Assim como a anterior, possibilita a comunicação entre sistemas. Mas, é direcionada aos bancos de dados. Dos quais, ela extrai as informações, as converte e as armazena em outros bancos.

Troca de dados eletrônica

Ocorre quando um sistema exporta as informações em um arquivo. Logo, o outro software poderá importar os dados para a própria base e ler todos eles. Dessa forma, pode ocorrer de maneira manual ou automática, sendo sempre indicada a segunda opção.

Integração por API

A integração ERP acontece por meio da Interface de programação e é a comunicação direta entre dois softwares. Por isso, são sistemas robustos, que oferecem meios práticos para compartilhar informações.

Como fazer a integração das informações em um ERP?

O ideal para a integração ERP é possuir todos os setores envolvidos, compartilhando um único banco de dados. Portanto, quanto mais houver bases de dados distintas, mais chances de informações equivocadas tem.

Em alguns casos, utilizar algumas bases externas pode ser positivo para a empresa. No entanto, ainda é preciso escolher corretamente e não exagerar na quantidade.

Integração com escritórios de contabilidade

Possuir um setor interno dentro das empresas não é muito comum. Dado que, há preferência de terceirizar esse tipo de tarefa para um escritório. Assim, esses profissionais contábeis possuem um próprio software de gestão e um ERP para a comunicação.

Integração com SEFAZ

A integração ERP com a API da SEFAZ também ajuda muito as empresas a ganharem tempo. Pois, ela possibilita que a nota fiscal do seu fornecedor seja importada no seu módulo financeiro.

Instantaneamente, seu setor de logística já saberá que o material está chegando e assim você terá um maior controle de estoque. Com isso, pode poupar seu tempo de digitação e evitar possíveis erros de lançamentos.

5 vantagens da integração ERP de informações

A integração ERP possibilita o funcionamento conjunto da empresa, garantindo que não haja separação entre setores. Além disso, alguns outros benefícios são adquiridos por meio dela, influenciando positivamente os resultados da empresa. 

1- Centralização de dados 

Garante que dados de diferentes aplicativos permaneçam atualizados no ERP. Com isso, ocorre a facilidade em processar negócios e otimizar o tempo de trabalho.

2- Precisão de operações

Ela automatiza processos de negócios, diminuindo o tempo gasto com a entrada manual de dados. À medida que, aumentará a confiabilidade da coleta, que ocorrerá em uma cronometragem menor.

3- Visualização do fluxo de trabalho

A visualização dos fluxos de trabalho é um dos maiores benefícios da integração ERP. Afinal, ela permite o acesso às tarefas executadas por cada membro da equipe. Assim, há facilidade em solicitar feedbacks e atribuição de níveis de superioridade de cada meta.

4- Aceleração das conversões de vendas 

Quando ocorre a integração com CMR e comércio eletrônico, há conversões de vendas aceleradas. Com isso, as informações de leads do primeiro fluem imediatamente para o e-commerce. 

Processar leads de forma eficaz ajuda a empresa. Porque há maior satisfação do cliente e aumento na receita de negócios. 

5- Escalabilidade e flexibilidade

Por último, ocorre a permissão de crescimento das soluções de negócios junto com seu empreendimento. Com isso, novos funcionários e módulos podem ser adicionados facilmente ao sistema.

Há a possibilidade de expansão de sua base de dados conforme a evolução do negócio. Dessa forma, o software poderá comportar todas as informações e continuar atendendo aos propósitos da gestão.

Integração ERP e sua empresa

Por meio da integração ERP, o desenvolvimento empresarial passa a ser presente dentro do seu negócio. Já que, como apresentado, ela proporciona vantagens eficazes e notórias. Por exemplo:

Otimização do tempo;

Precisão de dados;

Compartilhamento instantâneo de informações.

Existem diversas formas de utilizar essa ferramenta dentro de uma empresa. Por essa razão, é preciso obter o máximo de conhecimento possível sobre ela. Pois, assim saberá qual se enquadra corretamente em sua gestão. 

Não perca mais tempo, e  escolha o Melhor ERP para pequena empresa!

Deixe seu comentário
      Deixe uma Comentário

      GestãoClick
      Logo