Marketing de serviços: o que é e qual sua importância para a sua empresa?

Assim como tantas inovações e mudanças que surgiram com o marketing digital, o marketing de serviços tem sido essencial.

Isso, não apenas para profissionais autônomos que dependem de seus serviços para sobreviverem, mas até mesmo para as grandes empresas. 

Isso porque toda empresa acaba prestando algum tipo de serviço, seja para seus clientes, parceiros, formadores ou até mesmo para os próprios funcionários dentro da empresa. 

Por isso, é fundamental que você conheça mais sobre essa área. 

Por esta razão, resolvemos produzir este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o conceito de marketing de serviço e a importância dele dentro do seu negócio. 

O que é o marketing de serviços? 

Quando falamos de marketing de serviços, muitas pessoas pensam que trata-se apenas da divulgação de serviços prestados por uma determinada empresa ou profissional. 

Lembrando que o conceito de marketing de serviços aborda isso, mas ele vai muito além. 

Trata-se de um conceito que defende a oferta não apenas de algo que ocupa espaço na vida de alguém ou para a marca obter mais lucro.

Entretanto, é uma ação que possui o objetivo de impactar vidas e mudar perspectivas através do que é ensinado. 

Por exemplo, um profissional que oferece uma mentoria sobre como ter uma vida mais leve e saudável não se preocupa apenas em utilizar estratégias como o marketing de conteúdo para aumentar os seus resultados. 

O seu objetivo é entregar algo de valor e qualidade aos seus clientes, marcando a vida deles e fazendo-os reconhecerem toda a dedicação e profissionalismo empregado naquele serviço. 

Por isso, serve para os mais diversos serviços existentes no mercado, desde consultorias até mesmo massagens ou consultas médicas. 

Tudo aquilo que demanda tempo, foco e atenção do profissional e do cliente no momento presente, pode ser considerado um serviço. 

Portanto, para que os seus serviços sejam ainda melhores, existem pilares nos quais eles devem se basear para se tornar algo de sucesso. Sendo assim, alguns deles, são:  

Preço

O preço é um pilar muito importante, pois sabemos que um serviço não é criado e oferecido do dia para a noite, existe muita preparação, material e conhecimento por trás daquilo que é dado aos clientes. 

Por isso, é necessário que a pessoa, enquanto profissional, conheça muito bem o seu tipo de serviço e alinhe um valor justo para você, seu negócio e seu cliente. 

Para isso, pode até mesmo pesquisar quanto seus concorrentes cobram por esse mesmo serviço custa na sua região para ter uma base de quanto cobrar de acordo com o seu diferencial e a qualidade do que você oferece.

Praça 

A praça nada mais é do que o espaço no qual você irá oferecer o seu serviço, qual o cenário que ele se encontra e se já existem serviços como o seu na sua região. 

Estudar a praça do seu serviço é extremamente importante para que você possa saber e construir o diferencial do seu serviço, garantindo que a sua marca seja destaque no mercado e chame a atenção de mais clientes. 

Pessoas 

Hoje, vemos o universo do negócio se tornando cada vez mais humanizado, isso porque as empresas perceberam que para obter resultados é preciso focar naquilo que garante a saúde e sucesso de uma marca, as pessoas. 

Não é à toa que diversas estratégias como o inbound marketing foram criadas justamente com o intuito de criar um vínculo maior entre as empresas e as pessoas, pois hoje sabemos que ambas se completam. 

Por essa razão, não deixe de focar em todas as pessoas que fazem o seu serviço existir, seja você mesmo, seus funcionários, amigos, familiares e, principalmente, os seus clientes. 

Ouça o que eles têm a dizer e crie um relacionamento íntimo e único com cada um. 

Processos 

Os processos são todos os passos criados e abraçados pela sua empresa para desenvolver um ótimo serviço aos seus clientes ou colaboradores, cada passo é importante para a  construção de algo de sucesso. 

Por isso, pense e repense em cada processo da construção do seu serviço, converse com a sua equipe, com especialistas e procure sempre estar por dentro das tendências e novidades do mercado. 

Dessa maneira, você irá conseguir trazer inovação para o mercado e fazer do seu serviço algo único e personalizado dentro do seu nicho. 

Esses pilares são alguns que compõem os Ps do marketing, que são pilares extremamente importantes para te ajudar a criar e divulgar o seu serviço da maneira certa. 

Com eles, e principalmente, com os três que mencionamos acima, fazer do seu serviço um verdadeiro sucesso acaba se tornando uma tarefa mais simples do que parece. 

Dicas para aplicar o marketing de serviços no seu negócio 

Com esses pilares bem definidos dentro do seu negócio, torna-se ainda mais simples colocar o conceito do marketing de serviços em prática. 

Por isso, para que tudo isso fique ainda mais simples, selecionamos algumas dicas para te ajudar, confira: 

Saiba o valor do seu serviço 

Quando falamos e sabemos o valor do seu serviço, não nos referimos apenas ao dinheiro que é gasto para que ele exista.

Entretanto, sim na qualidade do que ele oferece e como essa experiência pode mudar a vida do seu clientes. 

Por exemplo, se você é um psicólogo que realiza terapias à distância, pense em como o seu conhecimento pode mudar a vida de uma pessoa e fazê-la mudar suas perspectivas e opiniões, isso é ainda mais importante do que o preço ou dinheiro cobrado.

É esse tipo de valor que marca a vida de seus clientes e fará com que todos se lembrem da sua marca, o que aumenta a visibilidade e as chances de fidelização deles. 

Esteja sempre a disposição 

Um profissional que está sempre à disposição de seus clientes para ajudar no que for preciso, é um profissional que acaba construindo uma imagem de profissionalismo e confiança aos seus clientes. 

Por isso, esteja sempre disposto a esclarecer dúvidas, ajudar a solucionar problemas ou conversar com os seus clientes para que eles entendam tudo o que envolve o seu serviço. 

Essa disposição, além de criar uma boa imagem da sua marca perante os clientes, ainda aumenta a chance de fidelização deles e de um relacionamento saudável e recíproco entre empresa e consumidor. 

Mostre o seu diferencial 

Se você pesquisar na internet ou até mesmo na sua região, irá encontrar diversos serviços semelhantes ao seu.

Isso pode te desmotivar e te fazer pensar que não vale a pena investir neste serviço ou te motivar a criar algo diferente dentro do mercado. 

A segunda opção, na maioria das vezes, é o passo fundamental para garantir um negócio de sucesso e mudanças. 

Pense em como o seu serviço pode se destacar perante os seus concorrentes para atrair mais clientes. 

Seja criativo e inovador, saia da zona de conforto e pense em transformar o seu serviço em uma experiência única para os seus clientes, experiência essa que somente a sua marca irá conseguir fornecer. 

Em uma era repleta de informação e novidade, aquele que se diferencia e mostra inovação, ganha destaque no mercado e atrai ainda mais clientes e visibilidade. 

Com essas dicas e os pilares que mencionamos acima, é mais do que possível colocar o marketing de serviços em prática dentro do seu negócio, seja ele qual for e alcançar diversos benefícios como: 

  • Maio relacionamento com os clientes;
  • Mais visibilidade e autoridade; 
  • Audiência fiel;
  • Qualidade do que é oferecido;
  • Maior credibilidade; 
  • Valor e inovação no mercado. 

O universo do marketing é gigantesco, e estratégias como essas fazem toda a diferença não apenas para a mudança dos seus resultados. 

Mas, principalmente para a doação de valor e qualidade na vida de seus clientes. 

Em um mundo onde tantas empresas e profissionais focam apenas na conquista de bens materiais e números, uma marca que se preocupa em oferecer valor e qualidade ao seu próximo acaba conquistando não só mais lucro, mas fidelidade de seus clientes. 

Essas estratégias servem tanto para te ajudar a aumentar seus resultados quanto para construir um relacionamento genuíno e verdadeiro com aqueles que fazem o seu negócio permanecer vivo, seus clientes e colaboradores. 

Considerações finais 

Portanto, o marketing de serviços está longe de ser algo impossível de se aprender e colocar em prática, com paciência, esforço e estratégias corretas você conseguirá construir algo de valor e sucesso no mercado. 

Com todo o material que trouxemos aqui você consegue prestar um ótimo serviço, seja para seus clientes ou colaboradores, mostrando o poder que existe em um serviço bem aplicado, estruturado e realizado com estratégias e amor.


Sistema ERP Online

Deixe seu comentário
      Deixe uma Comentário

      GestãoClick
      Logo